Turma: P
Sala: 505
Data de início: 05/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
O curso combinará textos de Vigotski com textos de autores contemporâneos que tratam das relações entre linguagem e pensamento. Desta maneira pretende-se abordar temas de Vigotski que continuam a repercutir na literatura contemporânea, com leituras dentro e fora do paradigma histórico-cultural. Serão abordados, entre outros, os temas: unidades de análise; formação de conceitos e estudos sobre categorização; sentido e significado; fala social e fala interna, domínios genéticos e cognição situada e distribuída.
• Unidades de análise. Fala social e fala interna
• A unidade entre gesto e fala
• Os domínios genéticos em Vigotski
• A relação entre natureza e Cultura
• A formação de conceitos em Vygotsky
• O pensamento por complexos é outra forma de categorizarão?
• Situando conceitos: a visão da cognição situada
• Situando conceitos: a visão de Bruno Latour
• Perfis conceituais: um programa de pesquisa
• A relação entre natureza e cultura no debate contemporâneo
• A linguagem das ciências: A metáfora gramatical
• A Linguagem das ciências: a densidade e a gravidade semântica
• A linguagem das ciências: palavras e gramática poderosas
Lévi-Strauss, Claude. (1967/1976) As estruturas elementares do parentesco. São Paulo: EDUSP
Lakoff, G. (1987) Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press.
M.A.K. Halliday and J.R. Martin (1993) Writing Science: Literacy and Discursive Power. London: The Falmer Press.
Mortimer, E. F. and El-Hani, C. N. (2014) Conceptual profiles. A theory of teaching and learning scientific concepts. New York: Springer.
Tomasello, Michael (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes
Vigotski, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF - Martins Fontes., 2010
Periódicos: Cultural Studies of Science Education; Linguistics and Education.