Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Linguagem e Pensamento

Turma: P

Sala: 505

Data de início: 05/03/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

O curso combinará textos de Vigotski com textos de autores contemporâneos que tratam das relações entre linguagem e pensamento. Desta maneira pretende-se abordar temas de Vigotski que continuam a repercutir na literatura contemporânea, com leituras dentro e fora do paradigma histórico-cultural. Serão abordados, entre outros, os temas: unidades de análise; formação de conceitos e estudos sobre categorização; sentido e significado; fala social e fala interna, domínios genéticos e cognição situada e distribuída.

Programa

•    Unidades de análise. Fala social e fala interna
•    A unidade entre gesto e fala
•    Os domínios genéticos em Vigotski
•    A relação entre natureza e Cultura
•    A formação de conceitos em Vygotsky
•    O pensamento por complexos é outra forma de categorizarão?
•    Situando conceitos: a visão da cognição situada
•    Situando conceitos: a visão de Bruno Latour
•    Perfis conceituais: um programa de pesquisa
•    A relação entre natureza e cultura no debate contemporâneo
•    A linguagem das ciências: A metáfora gramatical
•    A Linguagem das ciências: a densidade e a gravidade semântica
•    A linguagem das ciências: palavras e gramática poderosas

Bibliografia

Lévi-Strauss, Claude. (1967/1976) As estruturas elementares do parentesco. São Paulo: EDUSP
Lakoff, G. (1987) Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press.
M.A.K. Halliday and J.R. Martin (1993) Writing Science: Literacy and Discursive Power. London: The Falmer Press.
Mortimer, E. F. and El-Hani, C. N. (2014) Conceptual profiles. A theory of teaching and learning scientific concepts. New York: Springer.
Tomasello, Michael (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes
Vigotski, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF - Martins Fontes., 2010
Periódicos: Cultural Studies of Science Education; Linguistics and Education.