Turma: O
Sala: 3101
Data de início: 05/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Análise da produção contemporânea dos estudos da infância, contemplando as contribuições de diferentes disciplinas para apreensão da criança. Estudo dos referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e de temáticas do campo. Análise da organização, práticas e cotidiano da educação infantil.
UNIDADE I: Estudos da Infância: Campos disciplinares e Processos identitários
- História e historiografia da infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas
- Sociologia da Infância – Cultura Infantil/Cultura de pares
- Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância (Participação da professora Iza Rodrigues da Luz)
- Tema: Brincar: ludicidade e imaginação
- Infância, territórios, cultura e desigualdades: infância e cidade
Tema: Infância, territórios, cultura e desigualdades: a: infância indígena e do campo
UNIDADE 2- Educação escolar/ Educação Infantil
- A criança pequena e sua construção como “objeto pedagógico”
- Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil -
- O cuidado como categoria social e o cuidado na Educação Infantil
- Educação infantil, gênero e relações raciais
-
Bibliografia Básica:
- GOUVEA, Maria Cristina S. A escrita da história da infância. In: GOUVEA, M.C.S.; SARMENTO, M.(orgs.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
-SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V.M.R.; SARMENTO, M.J. (orgs.). Infância (in) visível. Araraquara/SP: Junqueira &Marin Editores, 2007.
QVROUTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In Educação e Sociedade vol. 36 n. 2, 2010
- SARMENTO, M. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, Mai.-Ag0., 2005, p. 361-378.]
- PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. In Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010.
- CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- ARIES, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981
- HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005
- MAUSS, Marcel. Três observações sobre a sociologia da infância. Pro-Posições [online]. vol.21, n.3, pp. 237-244. [1937], 2010.
- MARCHI, Rita. A criança como ator social- críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, Ahead of Print, v. 12, n. 2, maio/ago. 2017
- CORSARO, W. Entrevista realizada por Fernanda Muller. Educação e Sociedade vol.28 no.98 Campinas Jan./Apr. 2007.
- FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979- Capítulo 2: As Trocinhas do Bom Retiro.
- GOTTLIEB, Alma. Para onde foram os bebês? Em busca de uma Antropologia de bebês (e de seus cuidadores). Psicologia. USP, São Paulo, julho- setembro, 2009, 20 (3), 313-336.
- VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Infância e psicologia. In: GOUVEA, M.C.S.; SARMENTO, M.(orgs.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
- ROSSETTI-FERREIRA, MARIA Clotilde, AMORIM, KATIA DE Souza, OLIVEIRA, ZILMA DE Moraes Ramos DE. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em Educação Infantil. PSICOLOGIA USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3), 437-464.
MÜLLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar F. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-996, jul.-set., 2014.
MÜLLER, Fernanda; MONASTERIO, Leonardo M.; DUTRA, Cristian P. “Por que tão longe?”. Mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal. Cad. Metrop., São Paulo, v. 20, n. 42, pp. 577-598, maio/ago 2018.
- ROSEMBERG, Fulvia. Criança pequena e desigualdades sociais no Brasil. http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/CRIAN%C3%87A%20PEQUENA%20E%20DESIGUALDADE%20SOCIAL%20NO%20BRASIL%20-%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf.
- FELIPE, Eliana da S. Infância de assentamento e suas temporalidades históricas. In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
- SILVA, Rogério C. Mau-olhado e quebranto: o que podemos aprender com os povos indígenas mesmo quando eles desconfiam de nossa educação infantil? In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
- CHAMBOREDON, Jean-Claude e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”: definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal
www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/771.pdf
- SILVA, Isabel de O. e. “ A educação infantil no Brasil” – Pensar a Educação em Revista. Disponível em: http://www.pensaraeducacaoemrevista.com.br/vol_2/vol_2_no_1_Isabel_Oliveira.pdf-
- ROCHA, Eloisa A. C. A pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2001 Nº 16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03
- HADDAD, Lenira. Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil. In: Ângela Dalben et al.. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 418-437. (XV Endipe)
Documentos da área da Educação (Leitura recomendada)
- BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
- BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
trabalho do care no Brasil, França e Japão. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp. 79-102.
- DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Capítulo 2: O cuidado no pensamento social contemporâneo (p. 47 a 70)
- MARANHÃO, Damaris G. O cuidado de si e do outro. Revista Educação. Número Temático: Educação Infantil, out. 2011, pp.14-29.
- DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Capítulo 4: Cuidado: apontamentos para (re) pensar a educação
- ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. CADERNOS DE PESQUISA v.44 n.153 p.742-759 jul./set. 2014.
- BUSS-SIMÃO, Márcia. Gênero como possibilidade ou limite da ação social: um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil. Revista Brasileira e Educação, v. 18 n. 55 out.-dez. 2013, pp. 939-1064.
- Silva, Isabel de Oliveira e. ; LUZ, Iza Rodrigues da. Meninos na Educação Infantil: olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu (34), janeiro-junho de 2010:17-39.
- CIPOLLONE, Laura. Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância. Pro-Posições, v. 14, n. 3 (42) - set./dez. 2003, p. 25-39. Disponível em: http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/textos/42-dossie-cipollonel.pdf
Bibliografia Complementar:
- ANTUNES, Mitsuko Aparecida M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, jul.-dez. 2008, p. 469-475.
- GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petropólis: Vozes, 1995.
- GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. Educ. Real., Porto Alegre, 2011, vol. 36, no. 2, p. 547-567.
- SANCHIS, Isabelle de Paiva e MAHFOUD, Miguel – Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.4, no. 1, p. 18-33, mai. 2010.
VYGOTSKY, Lev. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984
- SAULLO; Rosária Fernanda Magrin; ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza. Cuidando ou tomando cuidado? Agressividade, mediação e constituição do sujeito num estudo de caso sobre um bebê mordedor em uma creche. Pro-posições, vol. 24 n. 3, 2013, p. 81-98.
- BROUGÉRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneita, 1998.
- MEIRA, Ana Marta. Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea. Psicologia & Sociedade; 15 (2): 74-87; jul./dez.2003.
- BORBA, Ângela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29ª.Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf
- BENJAMIN, Walter. A criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Brasiliense, 1983. Capítulo: História cultural do brinquedo.
- CARVALHO, Alisson & SALLES, Fatima & GUIMARÃES, Marilia & DEBORTOLI, José Alfredo. Brincar(es). Belo Horizonte: UFMG, 2005.
- NUNES, Ângela. No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças Auwe- Xavante. In: SILVA, Aracy & MACEDO, Ana Vera & NUNES, Angela (org,) Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Fapesp, 2002.
- DEBORTOLI, J. A.; MARTINS, M.F.A; MARTINS, S. (orgs.). Infâncias na metrópole. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
- MARTINS, José S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997. (capítulo 3: Regimar e seus amigos)
- SILVA, Isabel O.; SILVA, Ana P. S.; MARTINS, Aracy Alves. Infâncias no e do campo: como as crianças vivem, brincam, estudam e compartilham experiências (Introdução). In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
- PIRES, Flavia. Geração bolsa família: escolarização, trabalho infantil e consumo na casa sertaneja. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol 29 n. 85, jun. 2014
- FARIA, Ana Lucia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a14.pdf
- SOARES, Ângelo. As emoções do care. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp.
-MONTENEGRO, Thereza. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2001.
- MOLINIER, Pascale; PAPPERMAN, Patrícia. Descompartimentar a noção de cuidado? Revista Brasileira de Ciência Política, nº18. Brasília, setembro - dezembro de 2015, pp. 43-57. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/17152/12167-
- MOLINIER, P. Le travail du care (Introdução). Paris: La Dispute, 2013.
- SILVA JUNIOR, Hédio. Anotações conceituais e jurídicas sobre Educação Infantil, diversidade e igualdade racial. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
- ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.