Turma: A
Sala: 4102
Data de início: 17/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino. Formação de Professores para o Ensino Superior.
I. OBJETIVOS
1. Problematizar as diferentes concepções do processo ensino-aprendizagem que têm norteado o trabalho dos educadores no Brasil;
2. Discutir os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam as diferentes propostas de ensino-aprendizagem;
3. Analisar os elementos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a elaboração de uma proposta alternativa de ensino.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Didática e formação de professores
2. Sala de aula: espaço de mediação sócio-cultural, produção e apropriação do conhecimento
3. Didática e o processo de ensino aprendizagem: concepções e pressupostos
4. Finalidades da educação e objetivos de ensino
5. Organização do processo de ensino aprendizagem
6. Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos
7. Relação professor- aluno e conhecimento
8. Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem
9. Tecnologias da Comunicação e da Informação
III. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.
Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso. Pontualidade e presença, inclusive.
A distribuição dos 100 pontos deverá levar em consideração a necessidade de um mínimo de três notas, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e auto-avaliação
1. critérios:
a) presença e participação em todas as etapas do processo
b) compromisso com o trabalho e com o grupo
c) interesse e aproveitamento pessoal na busca da relação teoria e prática
d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica, discussão teórica das questões.
Básicas
ALMEIDA, Maria Isabel de.; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, 27(2), p. 7-31 2014, CIEd - Universidade do Minho.
DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LIBANEO, J.C. Didática. [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
MELO, Geovana Ferreira.; CAMPOS, Vanessa T. Bueno. Pedagogia Universitária: Por uma política Institucional de Desenvolvimento Docente. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, p.44-62. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/198053145897>. Acesso em 22 mai. 2018.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003.
Complementares
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CORRÊA, Guilherme Torres.; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n2/a03v39n2.pdf >. Acesso em 29 set. 2018.
FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Práxis Educacional, v. 9, n. 15, p. 147-166, 2013.
SILVA, Julio Fernando da. Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 204-219, jul-dez. 2018. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31275/17595> . Acesso em 22 set. 2018.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. Campinas: S.P. Ed. Papirus, 2011.