Turma: C
Sala: 532
Data de início: 11/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
O modelo de Agenda-setting aplicado à análise do planejamento educacional. Os modelos de formulação aplicados à análise do processo decisório em políticas públicas de educação no âmbito do legislativo federal. O neoinstitucionalismo histórico aplicado à análise dos mecanismos deliberativos na gestão dos sistemas de ensino. Os modelos de implementação de políticas públicas aplicados à análise de programas de financiamento da educação básica e superior.
1. O modelo de Agenda-setting aplicado à análise do planejamento educacional
1.1 Os problemas relacionados ao planejamento educacional: indicadores, eventos, crises, símbolos e feedback governamental
1.2 Alternativas, comunidades políticas e atores no planejamento educacional: ideias, soften up e bandwagon
1.3 O fluxo do planejamento educacional: nacional mood, forças organizadas e eleições
1.4 Mudanças no planejamento educacional: janela de oportunidades, turnover, coupling, policy entrepreneurs
1.5 Agendas de rotina, de acaso, de transbordamento e discricionárias no âmbito planejamento educacional
2. Os modelos de formulação aplicados à análise do processo decisório em políticas públicas de educação no âmbito do legislativo federal
2.1 A definição de alternativas no processo legislativo das políticas públicas de educação
2.2 Atores, interesses e ideias na formulação das políticas públicas de educação no legislativo federal
2.3 Instrumentos e design aplicados à formulação de políticas públicas de educação no legislativo federal
3. O neoinstitucionalismo histórico aplicado à análise dos mecanismos deliberativos na gestão dos sistemas de ensino
3.1 Marco normativo de institucionalização dos conselhos de educação
3.2 Papel dos conselhos de educação, atores, ideias e imagem como órgão legislativo extraparlamentar
3.3 Temporalidade, Path dependence, características sequenciais das deliberações dos conselhos de educação
4. Os modelos de implementação de políticas públicas aplicados à análise de programas de financiamento da educação básica e superior
4.1 Os modelos top down, bottom-up e híbridos na implementação do financiamento da educação básica
4.2 Instrumentos e mecanismos na implementação do financiamento da educação básica e superior
4.3 Coordenação federativa, arranjos e capacidade estatal na implementação do financiamento da educação básica
FARIA, C. A. P. (Org.). Implementação de políticas públicas: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2012.
KINGDON, J. W. Agendas, alternativas and public policies. Ann Arbor, : University of Michigan, 2003.
MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. F. (Ed.). The Oxford handbook of public policy. Nova York: Oxford University Press, 2008.
OLIVEIRA, R. F.. Política Educacional no Brasil: qual o papel do Poder Legislativo? Curitiba: Protexto/FAPEMIG, 2009.