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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Racismo e antirracismo no Brasil (Obs.: Disciplina específica para doutorandos do DINTER/UNEB, na cidade de Guanambi-BA)

Turma: B

Sala: ---x-----x----

Data de início: 04/12/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Conceitos relevantes nos estudos e pesquisa sobre relações raciais. A construção do racismo. O racismo no Brasil. A condição dos afro-brasileiros nos setores sociais. A questão da identidade individual e de grupos. O racismo na educação brasileira. Multiculturalismo e racismo. Políticas de Ação Afirmativa.

Programa

1. Principais conceitos sobre relações raciais no Brasil

Discussão teórica sobre os principais conceitos no campo de estudos sobre relações raciais no Brasil.

2. A questão racial no Brasil

Características das relações raciais no Brasil. Aspectos da desigualdade racial brasileira.

3. Racismo e antirracismo na Educação

Relações raciais no Brasil e educação para as relações étnico-raciais.

4. Políticas para promoção da equidade racial no Brasil

Avanços e perspectivas na promoção da equidade racial.


Bibliografia

Bibliografia Básica:

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

GOMES, Nilma Lino e MARTINS, Aracy. Afirmando direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999. 

D’ADESKY, Jacques, Racismos e Anti-Racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Palas, 2001. 


Bibliografia Complementar:

CARONE, Iray; Bento, Maria Aparecida Silva (Orgs.) Psicologia Social do Racismo. Petrópolis: Vozes, 2002. 

CAVALLEIRO, Eliane (ORG), Racismo e antirracismo na educação – repensando a nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. 

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 3. ed. São Paulo: Ática, 1978. 

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988. 

 GOMES, Nilma Lino. Limites e possibilidades da implementação da lei 10.639/03 no contexto das políticas públicas em educação. In: PAULA, Marilene de e HERINGER, Rosana (Orgs). Caminhos Convergentes. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009, p.39-74. 

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-Racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999. 

JACCOUD, Luciana. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: Mário Theodoro (org.) Luciana Jaccoud Rafael Guerreiro e Osório Sergei Soares. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008, p.135-170. 

MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. 

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga. São Paulo: EDUSP, 1998. 

SILVERIO, Valter Roberto Ações Afirmativas e Diversidade Étnico-Racial. In: Ações Afirmativas e o combate ao Racismo nas Américas, Brasília: MEC/SECAD/BID/UNESCO, 2005. 

SKIDMORE, Thomas E. Preto no Branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Tradução de Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. 

TELLES, Edward. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.