Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : (Disciplina voltada aos alunos da Linha de Psicologia, Psicanálise e Educação)

Turma: F

Sala: 3105

Data de início: 04/03/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 5

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Atividades orientadas de pesquisa em história da psicologia e das ciências da educação no Brasil.

Programa

1) Modelos de pesquisa em história da ciência, história cultural, história das ciências da educação e história da psicologia.

2) Fontes em história das ciências da educação e história da psicologia educacional.

3) Pesquisas recentes em história das ciências da educação e história da psicologia e da psicologia educacional.

4) Atividades práticas de pesquisa em acervo documental.

Bibliografia

ANTUNES, M.A.M. (2008) Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), 12(2): 469-475.

BRANCO, P. C. C.; CIRINO, S. D. (2017) História da Psicologia em Contexto: teoria, conceitos e implicações metodológicas. Revista Sul Americana de Psicologia, 5: 172-194.

BRAVO, Riviane Borghesi (1919) Apropriações da obra de Lazurski e as contribuições de Helena Antipoff para o estudo da personalidade na Psicologia e na Educação (Tese de Doutorado). Belo Horizonte: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

BROZEK, Josef; MASSIMI, Marina (1998) Historiografia da Psicologia Moderna – Versão Brasileira. São Paulo: Loyola.

BURKE, P. (2005) O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar.

DAFERMOS, M. (2017) A reflexão crítica sobre a recepção da teoria de Vigotski na comunidade acadêmica internacional. In: MASCIA, M.A.A.; ANJOS, D.D.; SMOLKA, A.L.B. (2017) Leituras de Vigotski. Campinas, SP: Mercado das Letras, p. 13-43.

CAMPOS, Regina H.F.; BORGES, Adriana A.P. (2014) “De Genève à Belo Horizonte, une histoire croisée: circulation, réception et réinterprétation d’un modèle européen des classes spéciales au Brésil des années 1930”. Paedagogica Historica (Imprimé), 50 : 195 – 212.

CAMPOS, Regina H.F. (2001) Helena Antipoff: a synthesis of Swiss and Soviet psychology in the context of Brazilian education. History of Psychology 4(2):133-158.

CAMPOS, Regina H.F. (2012) Helena Antipoff (1892-1974): uma biografia intelectual. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes/Biblioteca Nacional. (Coleção Memória do Saber CNPq).

CAMPOS, R. H. F. (2012a) Helena Antipoff: a quest for democracy and human rights with the help of psychological science In: Portraits of Pioneers in Developmental Psychology. New York : Psychology Press, v.7, p. 51-66.

CAMPOS, R. H. F. (2014) Helena Antipoff Research and Documentation Centre: Ideas and Activities In: Sorokina, M; Masolikova, N.: The global educational space and academic migrants - the legacy of Russian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in education and human rights. Moscou: Solzenitcyn Centre for the Study of the Russian Diaspora, p. 17-24.

CAMPOS, R. H. F.; LOURENÇO, E. (2016) Os Arquivos UFMG de História da Psicologia no Brasil In: ASSIS, R.M.; PERES, S.P. (2016) História da Psicologia - Tendências Contemporâneas. Belo Horizonte, MG: Editora Artesã, p. 91-120.

CAMPOS, R.H.F. (2017) Impacto da teoria das representações sociais na Psicologia Social brasileira – o que aprendemos com Serge Moscovici e Denise Jodelet. Manuscrito inédito,  apresentado na X Jornada Internacional sobre Representações Sociais/VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Belo Horizonte, Brasil, julho de 2017.

CAMPOS, R. H.F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista (IMPRESSO), 34: 83-101.

COLE, M. (1996) Cultural psychology: A once and future discipline. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

Décolonisation et sciences humaines. Revue d'Histoire des Sciences Humaines 24, Paris, Éditions Sciences Humaines, 2011.

FARR, Robert (1996) The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

FRIEDRICH, J.; HOFSTETTER, r.; SCHNEUWLY, B. (2013) Une science du développement humain est-elle possible? Controverses au début du XXe siècle. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.

LORDELO, L.R. (2011) A crise na Psicologia – análise da contribuição histórica e epistemológica de L. S. Vigotski. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4): 537-544.

JACÓ-VILELA, Ana M.; FERREIRA, Arthur A.; PORTUGAL, Francisco T. (2015) História da Psicologia - Rumos e Percursos. Rio de Janeiro: Nau Ed.

MASOLIKOVA, N.; SOROKINA, M. (2018) Helena Antipova. Moscou: Centro Alexander Solzenitcyn de Estudos da Diáspora Russa, Museum of Russia Abroad.  (em russo)

MASSIMI, M. (2012) A construção da Psicologia (saberes e ciências psicológicas) na cultura brasileira: uma perspectiva histórica. In: LOURENÇO, E.; ASSIS, R.M.; CAMPOS, R.H.F. (Orgs). História da Psicologia e contexto sociocultural: pesquisas contemporâneas, novas abordagens. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, p. 55-70.

MASSIMI, Marina, 2016. Saberes psicológicos no Brasil. História, psicologia e cultura. 1. ed. Curitiba: Juruá.

PRESTES, Z. (2012) Quando não é quase a mesma coisa – Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.

SANTOS, M.F.S. (2013) An overview of Social Psychology in Brazil: theoretical contributions from the production of journals. Estudos de Psicologia 18(1) : 17-23.

SAVIANI, D. (2010) História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.

SOROKINA, M. & MASOLIKOVA, N. (2014) The global educational space and academic migrants - the legacy of Russian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in education and human rights. Moscou : Solzenitcyn Centre for the Study of the Russian Diaspora.

WERNER, Michael; ZIMMERMANN, Bénédicte (2004) De la comparaison à l’histoire croisée. Paris: Seuil.