Turma: F
Sala: 3105
Data de início: 04/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 5
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Atividades orientadas de pesquisa em história da psicologia e das ciências da educação no Brasil.
1) Modelos de pesquisa em história da ciência, história cultural, história das ciências da educação e história da psicologia.
2) Fontes em história das ciências da educação e história da psicologia educacional.
3) Pesquisas recentes em história das ciências da educação e história da psicologia e da psicologia educacional.
4) Atividades práticas de pesquisa em acervo documental.
ANTUNES, M.A.M. (2008) Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), 12(2): 469-475.
BRANCO, P. C. C.; CIRINO, S. D. (2017) História da Psicologia em Contexto: teoria, conceitos e implicações metodológicas. Revista Sul Americana de Psicologia, 5: 172-194.
BRAVO, Riviane Borghesi (1919) Apropriações da obra de Lazurski e as contribuições de Helena Antipoff para o estudo da personalidade na Psicologia e na Educação (Tese de Doutorado). Belo Horizonte: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
BROZEK, Josef; MASSIMI, Marina (1998) Historiografia da Psicologia Moderna – Versão Brasileira. São Paulo: Loyola.
BURKE, P. (2005) O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar.
DAFERMOS, M. (2017) A reflexão crítica sobre a recepção da teoria de Vigotski na comunidade acadêmica internacional. In: MASCIA, M.A.A.; ANJOS, D.D.; SMOLKA, A.L.B. (2017) Leituras de Vigotski. Campinas, SP: Mercado das Letras, p. 13-43.
CAMPOS, Regina H.F.; BORGES, Adriana A.P. (2014) “De Genève à Belo Horizonte, une histoire croisée: circulation, réception et réinterprétation d’un modèle européen des classes spéciales au Brésil des années 1930”. Paedagogica Historica (Imprimé), 50 : 195 – 212.
CAMPOS, Regina H.F. (2001) Helena Antipoff: a synthesis of Swiss and Soviet psychology in the context of Brazilian education. History of Psychology 4(2):133-158.
CAMPOS, Regina H.F. (2012) Helena Antipoff (1892-1974): uma biografia intelectual. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes/Biblioteca Nacional. (Coleção Memória do Saber CNPq).
CAMPOS, R. H. F. (2012a) Helena Antipoff: a quest for democracy and human rights with the help of psychological science In: Portraits of Pioneers in Developmental Psychology. New York : Psychology Press, v.7, p. 51-66.
CAMPOS, R. H. F. (2014) Helena Antipoff Research and Documentation Centre: Ideas and Activities In: Sorokina, M; Masolikova, N.: The global educational space and academic migrants - the legacy of Russian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in education and human rights. Moscou: Solzenitcyn Centre for the Study of the Russian Diaspora, p. 17-24.
CAMPOS, R. H. F.; LOURENÇO, E. (2016) Os Arquivos UFMG de História da Psicologia no Brasil In: ASSIS, R.M.; PERES, S.P. (2016) História da Psicologia - Tendências Contemporâneas. Belo Horizonte, MG: Editora Artesã, p. 91-120.
CAMPOS, R.H.F. (2017) Impacto da teoria das representações sociais na Psicologia Social brasileira – o que aprendemos com Serge Moscovici e Denise Jodelet. Manuscrito inédito, apresentado na X Jornada Internacional sobre Representações Sociais/VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Belo Horizonte, Brasil, julho de 2017.
CAMPOS, R. H.F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista (IMPRESSO), 34: 83-101.
COLE, M. (1996) Cultural psychology: A once and future discipline. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
Décolonisation et sciences humaines. Revue d'Histoire des Sciences Humaines 24, Paris, Éditions Sciences Humaines, 2011.
FARR, Robert (1996) The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.
FRIEDRICH, J.; HOFSTETTER, r.; SCHNEUWLY, B. (2013) Une science du développement humain est-elle possible? Controverses au début du XXe siècle. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.
LORDELO, L.R. (2011) A crise na Psicologia – análise da contribuição histórica e epistemológica de L. S. Vigotski. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4): 537-544.
JACÓ-VILELA, Ana M.; FERREIRA, Arthur A.; PORTUGAL, Francisco T. (2015) História da Psicologia - Rumos e Percursos. Rio de Janeiro: Nau Ed.
MASOLIKOVA, N.; SOROKINA, M. (2018) Helena Antipova. Moscou: Centro Alexander Solzenitcyn de Estudos da Diáspora Russa, Museum of Russia Abroad. (em russo)
MASSIMI, M. (2012) A construção da Psicologia (saberes e ciências psicológicas) na cultura brasileira: uma perspectiva histórica. In: LOURENÇO, E.; ASSIS, R.M.; CAMPOS, R.H.F. (Orgs). História da Psicologia e contexto sociocultural: pesquisas contemporâneas, novas abordagens. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, p. 55-70.
MASSIMI, Marina, 2016. Saberes psicológicos no Brasil. História, psicologia e cultura. 1. ed. Curitiba: Juruá.
PRESTES, Z. (2012) Quando não é quase a mesma coisa – Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
SANTOS, M.F.S. (2013) An overview of Social Psychology in Brazil: theoretical contributions from the production of journals. Estudos de Psicologia 18(1) : 17-23.
SAVIANI, D. (2010) História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
SOROKINA, M. & MASOLIKOVA, N. (2014) The global educational space and academic migrants - the legacy of Russian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in education and human rights. Moscou : Solzenitcyn Centre for the Study of the Russian Diaspora.
WERNER, Michael; ZIMMERMANN, Bénédicte (2004) De la comparaison à l’histoire croisée. Paris: Seuil.