Turma: A
Sala: 415
Data de início: 12/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Sim
A constituição do campo de pesquisa em Educação em Ciências. Revisão e pesquisas do estado do conhecimento em tópicos específicos de Educação em Ciências.
O campo da pesquisa em Educação em Ciências: a constituição do campo e algumas características centrais.
Pesquisas de estado da arte: o que são e sua pertinência; exemplos de pesquisas na Educação em Ciências; comunicação deste tipo de pesquisa em função do tipo de trabalho (artigo, capítulo de handbook, trabalho de formação acadêmica).
Procedimentos para elaboração de uma revisão bibliográfica: levantamento da produção (ferramentas de busca e palavras-chave); principais periódicos da área; avaliação e elaboração de resumos; instrumentos para análise da qualidade da pesquisa.
Abell, S.K. & Lederman, N.G. (2007). Handbook of Research on Science Education. London: Routledge.
Duschl, R.A. (1990). Restructuring Science Education - The Importance of Theories and Their Development. New York: Teachers College.
Fensham, P.J. (2004). Defining an Identity - The Evolution of Science Education as a Field of Research. Dordrecht: Kluwer.
Fraser, B.J., Tobin, K.G., & McRobbie, C.J. (2012). Second International Handbook of Science Education. Dordrecht: Springer.