Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE877 - Tendências do Pensamento Educacional : Educação em Ciências

Turma: A

Sala: 415

Data de início: 12/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A constituição do campo de pesquisa em Educação em Ciências. Revisão e pesquisas do estado do conhecimento em tópicos específicos de Educação em Ciências.

Programa

 O campo da pesquisa em Educação em Ciências: a constituição do campo e algumas características centrais.

 Pesquisas de estado da arte: o que são e sua pertinência; exemplos de pesquisas na Educação em Ciências; comunicação deste tipo de pesquisa em função do tipo de trabalho (artigo, capítulo de handbook, trabalho de formação acadêmica).

 Procedimentos para elaboração de uma revisão bibliográfica: levantamento da produção (ferramentas de busca e palavras-chave); principais periódicos da área; avaliação e elaboração de resumos; instrumentos para análise da qualidade da pesquisa.


Bibliografia

Abell, S.K. & Lederman, N.G. (2007). Handbook of Research on Science Education. London: Routledge.

Duschl, R.A. (1990). Restructuring Science Education - The Importance of Theories and Their Development. New York: Teachers College.

Fensham, P.J. (2004). Defining an Identity - The Evolution of Science Education as a Field of Research. Dordrecht: Kluwer.

Fraser, B.J., Tobin, K.G., & McRobbie, C.J. (2012). Second International Handbook of Science Education. Dordrecht: Springer.