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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Educação Matemática: panorama histórico e perspectivas atuais

Turma: A

Data de início: 05/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP); Profa. Dra. Luzia Aparecida de Souza (UFMS); Profa. Dra. Maria Cristina Araújo de Oliveira (UFJF); Prof. Dr. Marcelo Bezerra de Morais (UERN); Profa. Dra. Rosilda dos Santos Morais (UNIFESP); Profa. Dra. Leoni Malinoski Fillos (UNICENTRO); Profa. Dra. Lucieli Maria Trivizoli (UEM); Prof. Dr. Roger Miarka (UNESP).

Horários

Ementa

A presença das matemáticas na cultura escolar brasileira: panorama histórico do ensino dos conhecimentos matemáticos na educação escolar. A constituição do campo de pesquisa em Educação Matemática. Tendências de práticas pedagógicas e de pesquisas em Educação Matemática.

Programa

Parte I. A presença das matemáticas na cultura escolar brasileira: os colégios jesuítas; as escolas militares; a transição de saber técnico para a cultura geral escolar; o ensino da matemática na República; Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil; o movimento da matemática moderna; a redemocratização, a universalização da educação básica e o paradigma da inclusão; o ensino de matemática em tempos de instabilidade democrática.

Parte II. A constituição do campo de pesquisa em Educação Matemática: a formação de docentes e o papel das didáticas especiais; a criação de grupos de estudo e de pesquisa em Educação Matemática; o surgimento dos programas de pós-graduação e de linhas de pesquisa em Educação Matemática e a constituição das sociedades acadêmicas e profissionais.  

Parte III. Discussão de tendências de práticas pedagógicas e de pesquisas em Educação Matemática.  


Proposta.

A disciplina tem como propósito a criação de um espaço de estudo e discussão sobre aspectos históricos e perspectivas atuais da educação matemática como prática pedagógica da cultura escolar e como campo de pesquisa no cenário científico-acadêmico brasileiro. No curso, serão trabalhados textos e documentos que ajudem a delinear possíveis confluências dos temas abordados com nossa atualidade, observando reminiscências do passado em nosso presente material e subjetivo. Pretende-se abordar tendências de práticas pedagógicas e de pesquisas em Educação Matemática no país relacionadas com os temas de interesse dos estudantes.


Modificações com a Pandemia. 

Em decorrência das medidas de distanciamento e isolamento social, a disciplina será ofertada online com ações assíncronas e síncronas. Nos momentos assíncronos, os estudantes devem realizar as atividades propostas em fóruns de discussão a partir estudo de textos e documentos; nos momentos síncronos, foram convidados pesquisadores do campo da Educação Matemática de diversas regiões do país para discussões sobre as temáticas da disciplina. A plataforma escolhida para o desenvolvimento e acompanhamento da disciplina foi o Google Sala de Aula, espaço em que estão disponibilizados todos os textos e documentos para estudo. Para os encontros síncronos, será utilizada a plataforma Google Meet. Os estudantes receberão orientações para utilização das plataformas e o link de acesso para os encontros síncronos. 


Bibliografia

BOLEMA: Boletim de Educação Matemática. Edição temática: História da Educação Matemática (v. 23, n. 35A e 35B, 2010).

Perspectivas da Educação Matemática. Edição temática: A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade (v. 9, n. 20, 2016). 

BALDINO, R. R. Educação Matemática: do discurso da ordem à ordem do discurso. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 42-59, mar. 1993.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 18-23, mar. 1993. 

FERNANDES, F. S. A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa. 2014. 261 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2014. 

FERNANDES, F. S.; VALENTE, W. R. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 33, p. IV-XIX, 2019. 

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, n. 4, p. 1-37, 1995.  

GARNICA, A. V. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Editora UNESP, 2008. p. 170-183. 

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a educação matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99-120, jan./jun. 1996. 

MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre a sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 70-93, set./dez. 2004.  

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MIORIM, M. A. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.

PEREIRA, D. J. R. História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 2005. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

VALENTE, W. Uma história da matemática escolar no Brasil (1730-1930). São Paulo: Annablume/FAPESP, 1999.  

VALENTE, W. A disciplina Matemática: etapas históricas de um saber escolar no Brasil. In: OLIVEIRA, M. A. T.; RANZI, S. M. História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003. p. 217-254.  

VENTURIN, J. A. A Educação Matemática no Brasil na perspectiva de seus pesquisadores. 2015. 541 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.  

VIANNA, C. R. Vidas e circunstâncias na Educação Matemática. 2000. 572 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.