Turma: P
Data de início: 06/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
O curso combinará textos de Vigotski com textos de autores contemporâneos que tratam das relações entre linguagem e pensamento. Desta maneira pretende-se abordar temas de Vigotski que continuam a repercutir na literatura contemporânea, com leituras dentro e fora do paradigma histórico-cultural. Serão abordados, entre outros, os temas: unidades de análise; formação de conceitos e estudos sobre categorização; sentido e significado; fala social e fala interna, domínios genéticos e cognição situada e distribuída
• Unidades de análise. Fala social e fala interna • A unidade entre gesto e fala • Os domínios genéticos em Vigotski • A relação entre natureza e Cultura • A formação de conceitos em Vygotsky • O pensamento por complexos é outra forma de categorizarão? • Situando conceitos: a visão da cognição situada • Situando conceitos: a visão de Bruno Latour • Perfis conceituais: um programa de pesquisa • A relação entre natureza e cultura no debate contemporâneo • A linguagem das ciências: A metáfora gramatical • A Linguagem das ciências: a densidade e a gravidade semântica • A linguagem das ciências: palavras e gramática poderosas
Adaptações durante o RRE
Os seminários e as aulas aconteceram de modo sincrônico, no mesmo dia e horário das aulas planejadas anteriormente como presenciais. Ou seja, acontecerão às quintas-feiras, de 14h às 17h30, com intervalo de 10 minutos. Durante o RRE utilizaremos o Google Class para a postagem e recebimento de atividades e o Google Meet para os encontros sincrônicos. A prova final será realizada de modo assincrônico e enviadas para os e-mails dos professores responsáveis. Para tanto, esta prova será formulada de modo a permitir consultas e discussões entre os participantes discentes.
Lévi-Strauss, Claude. (1967/1976) As estruturas elementares do parentesco. São Paulo: EDUSP
Lakoff, G. (1987) Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press.
M.A.K. Halliday and J.R. Martin (1993) Writing Science: Literacy and Discursive Power. London: The Falmer Press.
Mortimer, E. F. and El-Hani, C. N. (2014) Conceptual profiles. A theory of teaching and learning scientific concepts. New York: Springer.
Tomasello, Michael (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes
Vigotski, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF - Martins Fontes., 2010
Periódicos: Cultural Studies of Science Education; Linguistics and Education.