Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: B

Data de início: 06/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.

Programa

PLATAFORMAS E FORMA DE ACESSO:

A disciplina utilizará somente as Plataformas Moodle e Teams.

O Moodle será a plataforma básica para todas as atividades assíncronas da disciplina. O acesso é o usual, já conhecido dos estudantes.

O Teams será utilizado para aulas síncronas e gravações.

Para acesso as aulas síncronas: serão seguidos os seguintes passos: (1) abertura da turma; (2) envio de tutorial para estudantes se cadastrarem no Microsoft para acesso ao Teams institucional; (2) envio do link da turma para que os alunos nela ingressem; (4) agendamento dos encontros no cronograma da Microsoft (via Outlook); (4) envio do convite automático via Outlook/cronograma para as aulas síncronas previstas, que utiliza o e-mail institucional dos estudantes.

CRONOGRAMA:

O cronograma foi discutido com a turma, que manifestou concordância com a proposta pelo Fórum aberto no Moodle. A proposta  inicial prevê aulas síncronas no horário habitual da disciplina e atendimentos online, também no horário habitual, nos dias que não estiverem previstas aulas síncronas.

As aulas síncronas serão sempre quinta-feira, no horário de 14 as 18h (final flexível, provavelmente no máximo 2h) nos dias: 06 e 13 de agosto; 03, 10 e 24 de setembro; 1, 15 e 22 de outubro; 5 de novembro.

Nos outros dias haverá abertura da sala no Teams ou fórum no Moodle (formato a ser decidido com estudantes) para atendimento: 20 e 27 de agosto; 17 de setembro; 8 e 29 de outubro.

Este cronograma poderá ser ajustado de comum acordo com os estudantes. 

METODOLOGIA DE ENSINO:

O Moodle será a plataforma mais importante da disciplina. Será utilizado para: envio de bibliografia, envio prévio planos e/ou apresentações de aulas síncronas, envio de materiais adicionais, envio de aulas gravadas na plataforma Teams, atividades e feedback, fóruns.

O Teams será utilizado para as aulas síncronas, que serão gravadas. Estudantes que não puderem acompanhar as aulas síncronas, poderão assisti-las no Stream do Teams, por duas semanas, ou no Moodle, onde o encode da gravação ficará disponível até o fim do semestre.

Espera-se que, antes das as aulas síncronas, os estudantes tenham feito a leitura da bibliografia recomendada, tenham visto o plano ou apresentação enviado previamente. A aula terá uma breve introdução ao tema e será conduzida em torno de questões colocadas pelos estudantes no formato de um debate. Quando alguma atividade tiver sido enviada pelo Moodle nas semanas anteriores, elas também poderão ser debatidas nesses encontros.

Os momentos assíncronos estão previstos para a leitura da bibliografia e principalmente um conjunto de atividades relacionadas à construção do projeto de pesquisa ou da estrutura da pesquisa, em um formato interativo e autorreflexivo, tal como tem sido conduzido por esta docente habitualmente.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Os estudantes deverão realizar um conjunto de atividades que exigem a escrita de poucos parágrafos relacionados à sua pesquisa em construção (75 pontos divididos em 3 blocos temáticos). Estas serão enviadas pelo Moodle para feedback da professora como hatitual. Um portfólio deverá reunir essas atividades, com autoavaliação e avaliação da disciplina (25 pontos).  

Esta proposta poderá ser ajustada de comum acordo com os estudantes. 


Bibliografia

A biblbiografia será disponibilizada pelo Moodle. Serão utilizados capítulos de livros digitalizados e artigos de acesso livre.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. Educational Researcher, v. 35, n. 6, p. 33–40. [Acesso livre]

BECKER, H. A epistemologia da pesquisa qualitativa. Revista de estudos empíricos em direito. V. 1, n. 2, 2014, p. 184-198 [acesso livre]

MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual. In: ____________. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009, p. 21-58. [texto disponível no Moodle]

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008. [Cap. 1 a 4 – estão disponíveis no Moodle].

SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014. [Dois capítulos indicados estão no Moodle].

ZAVALA, Miguel. What do we mean by decolonizing research strategies? Lessons from decolonizing, Indigenous research projects in New Zealand and Latin America. Decolonization: Indigeneity, Education & Society Vol. 2, No. 1, 2013, pp. 55-71 [Disponível no portal Periódicos Capes].

[outros artigos de livre acesso serão indicados como leituras complementares].