Turma: A
Data de início: 04/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Telma Borges
A criança como ser capaz de produzir e manter intercâmbios significativos com o meio, com outras crianças e com os adultos. A leitura de mundo por parte da criança. A criança como agente cultural. A mediação do adulto para a leitura de livros e obras de arte de outros sistemas semióticos. Noções sobre representação: opacidade e transparência. Textos informativos x textos literários. Multimodalidade e estratégias de leituras contemporâneas. A literatura e a ampliação do processo de entendimento e de reflexão sobre o mundo. O livro ilustrado e suas diferentes possibilidades de leitura: linguagens híbridas, arte e pedagogia. A diversidade como tema da literatura infantil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. ficção e linguagem: o que é literatura? (abordagem geral)
2. ficção e cultura: que lugar da multimodalidade? (a ilustração como narrativa)
3. ficção e corpo: que caminhos? (livros e apropriação de literatura por bebês)
4. ficção e não ficção: que parâmetros? (livros não ficcionais para crianças)
5. ficção e poder: que sujeitos? (relações étnico-raciais)
6. ficção entre linguagens: que tradução, que adaptação? (literatura e intersemiose)
A disciplina tem como eixo principal a noção de ficção, que perpassa todos os conteúdos a serem tratados. Dessa forma, será possível ampliar as discussões em sala e pensar os eixos de modo relacionado.
CRONOGRAMA :
1ª aula: 10/03/2020 Leitura de um texto literário: Telma “Umbilical”, de João Azanello Carrascoza Apresentação do programa, propostas de trabalho e discussão incial sobre ficção e linguagem. Leitura de um texto literário. Indicação de leitura para a proxima aula. Texto específico: BERNARDO, Gustavo. A qualidade da invenção. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? Com a palavra o escritor. São Paulo, DCL: 2005.
2ª aula: 17/03/2020 Leitura de um texto literário: Cleideni Ficção e linguagem: o que é literatura? BERNARDO, Gustavo. A qualidade da invenção. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? Com a palavra o escritor. São Paulo, DCL: 2005.
3ª aula: 04/08/2020 Leitura de um texto literário: Élida / Ana Carolina Ficção e linguagem: o que é literatura? Textos base: CANDIDO, Antônio. A Literatura e a Formação do homem. Remates de Males. Antonio Candido. Campinas: Editora UNICAMP, 1999. EAGLETON, Terry. O que é literatura? In: Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 1-24. Textos complementares: ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2004. CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. In: Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. JOUVE, Vincent. Da arte e da literatura. In: Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012. p. 13-34. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
4ª aula: 11/08/2020 Leitura de um texto literário: Rosana e Rodrigo Ficção e poder: que sujeitos? Relações étnico-raciais Textos base: MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: opção descolonial e o significado de identidade em política. Trad. Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, nº 34, p. 287-324, 2008. KOSS, Melanie; MARTINEZ, Miriam G.; Johnson, Nancy J. Where are the latinxs?: Diversity in Caldecott Winner and Honor Books. Bilingual Review / Revista Bilingüe, vol. 33, nº 5, p. 50-62, may 2017. Textos complementares: ARAÚJO, Débora Cristina. As relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil. Educar em revista, Curitiba, vol. 34, nº 69, p. 61-76, maio/jun. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57231. Acesso em 12/08/2019. BELMIRO, Celia Abicalil; MARTINS, Aracy Alves. Quem é protagonista? Relações étnico-raciais em livros para crianças. In: Machado, Zélia Versiani (Org.). A Criança e a literatura literária: livros, espaços, mediações. Curitiba: Positivo; Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional, 2012. DEBUS, Eliane Santana Dias. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Cortez, 2017. FRANÇA, Luiz Fernando de. Personagens negras na literatura infantil brasileira: da manutenção à descontrução do estereótipo. 2006. 166 fls. Dissertação (Mestrado). Cuiabá: Instituto de Linguagens, Universidade Federal do Mato Grosso. FREITAG, Suzeli Adriane; WINKLER, Andréa Denise. O negro e a literatura infantil. Interfaces: Educação e Sociedade, vol. 1, p. 101-115, 2014. Disponível em: http://local.cnecsan.edu.br/revista/index.php/pedagogia/article/view/20. Acesso em: 12/08/2019. GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 31, nº 1, p. 77-91, jan./abr., 2005. PEREIRA, Luena Nascimento Nunes. Literatura negro infanto-juvenil: discursos afro-brasileiros em construção. Interseções, vol. 18, nº 2, p. 431-457, dez. 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/26576. Acesso em: 12/08/2019. RODRIGUES, Poliana Rezende Soares; AQUINO, Mirian de Albuquerque. A (in)visibilidade da pessoa negra na literatura infantil: (im)possibilidades de afirmação da identidade afrodescendente na escola. Cadernos Imbomdeiro, João Pessoa, vol. 1, nº 1, p. 1-8, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ci/article/view/13492. Acesso em: 08/12/2019.
5ª aula: 18/08/2020 Leitura de um texto literário: Walquíria e Íris Ficção e linguagem: o que é literatura? 2 Textos base: ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2004. BARBOSA, João Alexandre. Literatura nunca é apenas literatura. Série Idéias, nº 17. São Paulo: FDE, 1994. p. 21- 26. Textos complementares: CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. In: Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. JOUVE, Vincent. Da arte e da literatura. In: Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012, p. 13-34. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
6ª aula – 25/08/2020 Leitura de um texto literário: Telma Ficção e não ficção: que parâmetros? Textos base: BELMIRO, Celia Abicalil; MARTINS, Marcus Vinicius R. Em busca de fugas poéticas: informação e ficção em livros para infância. Em aberto, Brasilia, v. 32, nº 105, p. 59-76, 2019. MERVELDT, N. von. Informational picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, B. (Ed.) The Routledge companion to picturebooks. London: Routledge, 2018. p. 231-245. Textos complementares: DEFOURNY, Michel. De quelques albums qui ont aide les enfants à decrouvrir le monde et à reflechir. 2 ed. Paris: Archimède, 2013. HERVOUET, Claudine. El libro divulgativo infantil y juvenil: evolución y panorama actual. Hors de Cadre (s), Paris, nº 14, 2014. KESLER, Ted. Celebrating Poetic Nonfiction Picture Books in Classroom. The Reading Teacher, v. 70, n º5, p. 619-628, 2017. KIEFER, Barbara; WILSON, Melissa. In Nonfiction literature for children: old assumptions and new directions. In: WOLF, Shelby; ENCISO, Patricia; JENKINS, Christine. New York: Routledge, 2011, p. 290-299. PAPPAS, Cristine. The Information book genre: its role in integrated science literacy research and practice. Reading Research Quartely, v. º41, n 2. p. 226-246, 2006. ROBINE, Nicole. Les Ouvrages documentaires pour la jeunesse. Bulletin des bibliothèques de France (BBF), Paris, 1982, n. 9-10, p. 545-551, 1982. Disponivel em: <http://bbf.enssib.fr/ consulter/bbf-1982-09-0545-002>. Acesso em: 07 jul. 2018.
7ª aula – 01/09/2020 Leitura de um texto literário: Gustavo e Mariana Ficção e linguagem: qual multimodalidade? Textos base: BELMIRO, Celia Abicalil. Provocação e imaginação: diálogos entre narração e descrição na literatura infantil. Idioma, Rio de Janeiro, nº 27, p. 06-18, 2º. Sem. 2014 BELMIRO, Celia Abicalil & ANDRADE, Tatyane. Livro Ilustrado e as Narrativas Metaficcionais para Crianças. Revista PERSPECTIVA. Vol.36, n.1 - p.151-171, jan./mar. 2018. BEZEMER, Jeff & JEWITT Carey. Multimodality: A guide for linguists. Manuscript to appear in L. Lotosseliti (ed.) Research Methods in Linguistics (2nd edition). London: Continuum. KRESS, Gunther & BESEMER, Jeff. Escribir en un mundo multimodal. In: KALMAN & STREET (coordinadores) Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales: Diálogos con América Latina. CREFAL: Siglo Veintiuno Editores. LIMA, Graça. A Imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo horizonte: Autêntica, 2011. Textos complementares: ALEIXO, Eliete. Palavras e imagens que tecem histórias: escritores/ilustradores e a criação literária para a infância. Tese de doutorado, Faculdade de Educação, UFMG, 2016. ALMEIDA, Tatyane de Andrade. Leituras do Livro Infantil Ilustrado : a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação UFMG, 2016. CALVINO, Ítalo. Visibilidade. In: Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. Das Letras,1990. p. 95-114. LEOCÁDIO, Thaís Cabral. A comunicação da ciência e a literatura no Diário de Pilar em Machu Picchu. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, UFMG, 2019. LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011. NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Mimesis e modalidade. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. p. 235-277. OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2011. PIVETTI, Michaella. A fantasia, o design e a literatura para a infância. São Paulo: Limiar, 2019.
8ª aula: 08/09/2020 Leitura de um texto literário: Rejane e Celiane Ficção entre linguagens: que tradução, que adaptação? Textos base: TEIXEIRA, Juçara Moreira. Adaptações da literatura para o cinema. In: TEIXEIRA, Juçara Moreira. O livro é melhor que o filme? Literatura e cinema sob a ótica de estudantes do Ensino Fundamental II. 2018. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte 2018. p. 66-118. DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. A tradução intersemiótica e o conceito de equivalência. IV CONGRESSO DA ABRALIC LITERATURA E DIFERENÇA. São Paulo: 1994. Textos complementares: BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem (1915- 1921). São Paulo: Editora 34, 2011. p. 101-119. CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. In: ARBEX, Márcia. (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários, da FALE/UFMG, 2006. p. 107-166. MCFARLANE, Brian C. It Wasn’t Like That in the Book. In: WELSH, James M.; LEV, Peter. The Literature/Film Reader: Issues of Adaptation. Lanham, Maryland, USA: Scarecrow Press, 2007. p. 3-14. PEDROSA, Heloísa Helena. As adaptações e o ensino de literatura. In: PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. (Org.). Leitura Literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p. 115-120. STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Revista Ilha do Desterro, Florianópolis/SC, n. 51, p. 19-53, jul./dez. 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19.> Acesso em: 9 jun. 2015.
9ª aula: 15/09/2020 Leitura de um texto literário: Daniel e Florence Ficção e corpo: que caminhos? Textos base: REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010. Capítulos 1, 2 e 3. COHEN-SOLAL, Julien; GOLSE, Bernard. No início da vida psíquica: o desenvolvimento na primeira infância. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. LÓPEZ, María Emilia. A emancipação dos bebês leitores – O pequeno leitor emancipado –Caderno 1 da Emília – Disponível em: revistaemilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-Emilia_N_1.compressed.pdf. Acesso em: 12/02/2018. Textos complementares: ALKIMIN, Martha. As ficções nossas de cada dia. Disponível em: https://www.confrariadovento.com/revista/numero9/ensaio03.htm. Acesso em: 21/02/2020. BRUNER, Jerome. Fabricando histórias: direito, literatura, vidsa. São Paulo: Letra e Voz, 2014.
10ª aula: 22/09/2020 Leitura de um texto literário: Celia Apresentação individual de livros de literatura analisados
11ª aula: 29/09/2020 Tertúlia Literária. Livro: Casa de Bonecas, Henrik Ibsen. Retomada dos tópicos da disciplina e Avaliação oral dos módulos
METODOLOGIA:
Durante o curso, abordaremos obras literárias que estarão vinculadas aos conteúdos temáticos das aulas. Os textos deverão ser lidos com antecedência para que as análises possam ser articuladas coletivamente, a partir de um processo de construção polifônico e, sempre que possível e pertinente, transdisciplinar. Além dos textos teóricos específicos sobre as diferentes temáticas a serem abordadas na disciplina (e lido por todos), serão oferecidos textos complementares que deverão ser lidos individualmente para enriquecimento do debate em sala de aula. Os textos teóricos serão utilizados também como ferramentas para a leitura das obras literárias. A disciplina propõe um momento de tertúlia literária, quando será indicada uma obra da literatura para ser discutida em sala.
PLATAFORMAS A SEREM UTILIZADAS:
Moodle, microsoft teams, ficando o google meets como plataforma suplementar.
PROPOSTA DE TAREFAS SÍNCRONAS:
Serão realizados 9 encontros síncronos, com duas horas de duração (9x2=18), conforme cronograma em anexo. Cada encontro será divido em 70 minutos de aula expositiva e 50 minutos de debate. Essas horas serão somadas às duas aulas de 4h/a dadas no início do semestre, totalizando 26 horas.
PROPOSTA DE TAREFAS ASSÍNCRONAS:
1- Preparação de uma obra literária curta para leitura em momento síncrono – um/a estudante ou dupla por semana (1 hora). Descrição da atividade: Você, conforme escalado previamente, deverá selecionar um texto literário para ser lido no início de cada aula.
2- Leitura de dois a três textos teóricos específicos para debate em sala de aula (em dupla) (5 horas). Descrição da atividade: Nos tópicos específicos, a turma deverá se dividir em grupos. Cada grupo se responsabilizará pela leitura dos textos específicos daquela temática e coordenará a discussão, como mediadores, fazendo uma síntese da apresentação do convidado e elaborando questões para fomentarem o debate.
3- Analisar e interpretar obras de literatura infantil à luz dos textos teóricos (5 horas). Descrição da atividade: Escolher um livro de literatura infantil ou juvenil e analisar a construção da narrativa a partir dos fundamentos teóricos discutidos na disciplina.
4- Elaboração de um glossário com vocabulário crítico dos textos estudados, a ser construído no ambiente do moodle. (3 horas). Descrição da atividade: Será construído um glossário com os principais conceitos trabalhados no curso. Para essa atividade, será necessária atenção aos conceitos que forem aparecendo no decorrer da disciplina. Cada aluno poderá escolher entre um e dois verbetes para elaborar. Há no moodle uma ferramenta denominada ‘Glossário’. O verbete abrirá para edição após a aula síncrona do dia 04/08 e fechará na aula do dia 15/09.
5- Tertúlia Literária: Casa de bonecas, Henrik Ibsen (5 horas). Descrição da atividade: - Tertúlia é o mesmo que assembleia literária. No caso da disciplina, o texto dramático selecionado é Casa de Bonecas. A Tertúlia literária é um encontro de pessoas interessadas em literatura, com o objetivo de comentar, analisar e interpretar textos de literatura variados. Há vários procedimentos para a realização de uma tertúlia. No nosso caso, pretendemos que cada aluno/leitor possa dialogar com as leituras dos demais colegas e professores, ampliando seus pontos de vista e construindo, assim, uma interpretação coletiva.
AVALIAÇÃO
Glossário 20 pontos
Mediação do debate com os temas específicos 20 pontos
Seleção e avaliação de um livro de literatura infantil, incorporando as contribuições teóricas da disciplina.Trabalho final 40 pontos
Tertúlia literária 20 pontos
As referências para cada dia de aula se encontram na discriminação dos dias de aula.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR:
ARBEX, Márcia. (sel. e org.) Poética do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras, UFMG, 2006.
BAPTISTA, Mônica Correia. Leitura literária na primeira infância: a experiência da bebeteca CanButjosa em Barcelona. In: VERSIANI, Maria Zélia (org). A criança e a leitura literária: livros, espaços e mediações. Curitiba: Editora Positivo, 2012.
BARROS, Armando Martins de. (1998). Educando o olhar: notas sobre o tratamento das imagens como fundamento na formação do pedagogo. In: (Org.) SAMAIN, Etienne. O Fotográfico. São Paulo, Hucitec & CNPq. Coleção Linguagem e Cultura, nº 29. p.199-206.
BARTHES, Roland. A Câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BELMIRO, Celia Abicalil. Entre modos de ver e modos de ler, o dizer. Educação em Revista (Universidade Federal de Minas Gerais. Impresso), v. 4, p. 105-131, 2012.
BELMIRO, Celia Abicalil. Narrativa Literária: suporte para a infância, texto para a juventude. In: Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. Vol. 30, n°3, set./dez. 2012. Dossiê Literatura, Infância e ensino. Florianópolis: Editora UFSC.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política - Obras Escolhidas – Vol. I. 7. ed. São Paulo: Brasiliense,1994. p. 164-196.
BERGER, JOHN. Modos de Ver. Portugal: Edições 70. s. d.
BONIN, Iara Tatiana & SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. O humor na literatura infantil: um estudo sobre leitura e apropriação de recursos humorísticos por crianças dos anos iniciais. Perspectiva, vol. 30, nº. 03, dez., p. 869-890, 2012. BRAIT, Beth. (Org). Bakhtin conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
CALVINO, Ítalo. Leveza. In: Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. das Letras, 1990. p. p.13-41.
CHARTIER, Roger. O Mundo como representação. In: Estudos Avançados. Vol. 5, n°11, São Paulo, jan./apr. 1991. CUNHA, Maria Zilda da. Naus frágeis e novos paradigmas em literatura e educação. Perspectiva, vol. 30, nº. 03, p. 771-788, dez. 2012.
DEBRET, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Trad. Guilherme Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1993.
DEBUS, Eliane Santana Dias. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Cortez, 2017. GOUVÊA, Maria Cristina Soares. Nas tramas do livro infantil. In: PAULINO, Graça (Org.). O jogo do livro infantil: textos selecionados para formação dos professores. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.
LINDEN, Sophie Van der. Ler o álbum, entre texto, imagem e suporte. Leitura em revista. Cátedra UNESCO de Leitura, PUC-Rio, nº 3, out., 2011.
MARTENS, Hanna & VÁZQUEZ, José Soto. Algunos problemas relacionados con las ilustraciones en las traducciones de una obra clásica de la literatura infantil y juvenil: el caso de Caperucita Roja en España. Perspectiva, vol.30, nº 03, p. 817-842, dic. 2012.
MIKHAIL, Bakthin. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. MORAES, Odilon et al. Traço e Prosa: entrevistas com ilustradores de livros infanto-juvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
NIKOLAJEVA, Maria. Atribuição de estados mentais através da palavra e imagem. Trad. André Moura. Leitura em revista. Cátedra UNESCO de Leitura, PUC-Rio, nº 3, out., 2011. NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NODELMAN, Perry. Na fronteira entre insinuação e realidade: crianças dentro e fora de álbuns ilustrados. Trad. Renata Nakano e Labiuai Coimbra. Leitura em revista. Cátedra UNESCO de Leitura, PUC-Rio, nº 3, out., 2011.
OLIVEIRA, Rui. Ilustração e pintura: os eternos conflitos da vizinhança e da distância. In: Dossiê Bartolomeu Campos de Queirós. Palavra. Sesc Educação e Revista, São Paulo, ano 4, n° 3, 2012. POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
RIBEIRO, Guilherme Trielli. O fim do fim da arte: A arte itinerante de Paulo Nazareth. Revista Landa. Vol. 5, n. 1, p. 427-437, 2016.
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LIVRO PARA TERTÚLIA LITERÁRIA: IBSEN, Henrik. Casa de bonecas. Trad. Cristina Guimarães Cupertino. São Paulo: Veredas, 2007. SITES:
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