Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Sociologia da Educação: perspectivas contemporâneas

Turma: D

Data de início: 04/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Perspectivas sociológicas no estudo da educação: constituição do campo disciplinar e evolução dos objetos de pesquisa.

Programa

OBJETIVOS:
a) analisar e interpretar a dimensão sociológica dos fenômenos educativos;
b) proporcionar o contato com as fontes e com os procedimentos metodológicos da pesquisa em Sociologia da Educação.

METODOLOGIA DE ENSINO: as aulas deverão ser compostas de dois momentos distintos, a saber:

1)    De 14:00h às 15:30h: atividades síncronas com exposição on-line feita pela professora sobreos dois textos previstos para o dia ( e previamente lidos pelos alunos), seguida de debate entre os participantes;
2)    Trabalho autônomo em horário estipulado pelo próprio aluno: atividade assíncrona que consistirá na realização, pelos alunos, de estudo dirigido com roteiro de questões fornecido pela professora.


METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados de modo contínuo mediante o resultado do estudo dirigido semanal, o qual deverá ser retomado em suas linhas gerais, pela professora, na primeira parte da aula seguinte.


CRONOGRAMA DETALHADO (esclarecendo que das 15 sessões previstas para o curso, três já haviam sido realizadas antes da paralização,a saber nos dias 03, 10 e 17 de março/2020. Portanto, na modalidade remota, serão ministradas 12 aulas que ocorrerão nas datas indicadas abaixo, sempre às terças-feiras com início às 14:00h, como acordado com os alunos):

AGOSTO: dias  4,11,18 e 25
SETEMBRO: dias 1,8,15,22 e 29
OUTUBRO: dias 6, 13 e 20

PLATAFORMA UTILIZADA: Microsoft Teams (oficialmente conveniada com a UFMG).Planeja-se gravar as aulas para que fiquem disponíveis (no stream da própria plataforma) para os/as alunos/as que precisarem se ausentar em determinada aula. Com relação ao acesso à plataforma, ficou estabelecido que o aluno de mestrado Antonio Marcos de Sousa B. Miranda dará um suporte tecnológico à professora, na forma de “estágio docente”, conforme recomendação do OF. Circular n. 3 emanado da PRPG/UFMG.

Bibliografia

As referências bibliográficas já foram fornecidas aos alunos, inclusive já havia sido providenciado - via moodle - o acesso à bibliografia básica utilizada no curso.