Turma: D
Data de início: 04/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Perspectivas sociológicas no estudo da educação: constituição do campo disciplinar e evolução dos objetos de pesquisa.
OBJETIVOS:
a) analisar e interpretar a dimensão sociológica dos fenômenos educativos;
b) proporcionar o contato com as fontes e com os procedimentos metodológicos da pesquisa em Sociologia da Educação.
METODOLOGIA DE ENSINO: as aulas deverão ser compostas de dois momentos distintos, a saber:
1) De 14:00h às 15:30h: atividades síncronas com exposição on-line feita pela professora sobreos dois textos previstos para o dia ( e previamente lidos pelos alunos), seguida de debate entre os participantes;
2) Trabalho autônomo em horário estipulado pelo próprio aluno: atividade assíncrona que consistirá na realização, pelos alunos, de estudo dirigido com roteiro de questões fornecido pela professora.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados de modo contínuo mediante o resultado do estudo dirigido semanal, o qual deverá ser retomado em suas linhas gerais, pela professora, na primeira parte da aula seguinte.
CRONOGRAMA DETALHADO (esclarecendo que das 15 sessões previstas para o curso, três já haviam sido realizadas antes da paralização,a saber nos dias 03, 10 e 17 de março/2020. Portanto, na modalidade remota, serão ministradas 12 aulas que ocorrerão nas datas indicadas abaixo, sempre às terças-feiras com início às 14:00h, como acordado com os alunos):
AGOSTO: dias 4,11,18 e 25
SETEMBRO: dias 1,8,15,22 e 29
OUTUBRO: dias 6, 13 e 20
PLATAFORMA UTILIZADA: Microsoft Teams (oficialmente conveniada com a UFMG).Planeja-se gravar as aulas para que fiquem disponíveis (no stream da própria plataforma) para os/as alunos/as que precisarem se ausentar em determinada aula. Com relação ao acesso à plataforma, ficou estabelecido que o aluno de mestrado Antonio Marcos de Sousa B. Miranda dará um suporte tecnológico à professora, na forma de “estágio docente”, conforme recomendação do OF. Circular n. 3 emanado da PRPG/UFMG.
As referências bibliográficas já foram fornecidas aos alunos, inclusive já havia sido providenciado - via moodle - o acesso à bibliografia básica utilizada no curso.