Turma: E
Data de início: 05/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação matemática. Orientações individuais e coletivas para desenvolvimento das pesquisas de mestrandos e doutorandos. Realização de estudos de base para as pesquisas do grupo.
O Seminário se desenvolverá com relatos e discussões dos projetos de pesquisas; realização de estudos indicados como base teórica de referência geral das pesquisas e ampliação de conhecimentos sobre a Plataforma Lattes e o Sistema de Ética na Pesquisa.
Com o Ensino Remoto Emergencial, as aulas serão realizadas de forma síncrona na plataforma TEAMS. As plataformas TEAMS e MOODLE serão utilizadas para interagir de forma assíncrona com os estudantes e disponibilizar materiais. Os estudantes que tiverem dificuldades de acesso ou de outro tipo, relacionado à pandemia causada pelo coronavírus, terão outras possibilidades de acesso que serão combinadas caso a caso.
AVELAR, P. R. N. Sala de aula invertida na educação matemática: uma experiência com alunos do 9º. ano no ensino de proporcionalidade. Belo Horizonte: UFMG, 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZNH5 Acesso em: 17 jul. 2020.
BAPTISTA, M.; PONTE, J.P.; VELEZ, I.; BELCHIOR, M.; COSTA, E. O Lesson Study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional. In: Repositório da Universidade de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7070
GIRALDO, V.; FERNANDES, F. S. Caravelas à vista: giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 12, n. 30, p. 467-501, 2019. https://doi.org/10.46312/pem.v12i30.9620