Turma: G
Data de início: 12/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão de referenciais teóricos e metodológicos nas pesquisas em História da Educação.
Objetivos:
- Discutir as pesquisas em andamento, de doutorandos da Linha de História da Educação;
- Debater temas e questões teórico-metodológicas relacionadas às pesquisas em História e em História da Educação.
Metodologia:
- Está sendo contabilizada a primeira aula de recepção e apresentação, ocorrida em 04 de março, antes da suspensão das atividades presenciais.
- Uso de plataforma de videoconferência de acesso aberto, a ser definida em comum acordo com a/o conferencista do dia, durante as 2h de atividade sícrona.
- Nos primeiros 50 minutos será apresentado o trabalho e em seguida, dois/duas estudantes matriculados no Seminário de Pesquisa conduzirão o debate, que posteriormente será aberto aos demais participantes.
- A presença às reuniões e a participação no debate serão contabilizados para fins de atribuição de nota e aprovação na disciplina. Caso algum/a estudante tenha dificuldade no acesso aos recursos a serem utilizados, será contabilizada sua participação assíncrona, com a comprovação da leitura dos textos previamente encaminhados e a elaboração de questões problematizando os mesmos, a ser encaminhado à professora pelo moodle antes de cada encontro.
PROGRAMAÇÃO:
04/03 - Recepção aos alunos novatos e apresentação das atividades da Linha História da Educação
12/08 - Seminário de Pesquisa – Doutoranda: Eliana de Oliveira (Orientadora: Cynthia Greive)
Debatedoras: Ana Cláudia e Bruna
26/08 – GEPHE Convida: A Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte – Wojciech Kulesza (Tek) – Universidade Federal da Paraíba
09/09 – Seminário de pesquisa – Doutoranda: Jumara Pedruzzi (Orientadora: Mônica Yumi)
Debatedorxs: Larissa, Ana Paula e Edson
23/09 – GEPHE Convida: Estratégias metodológicas para análise de impressos – Isabel Frade (UFMG)
14/10 – Seminário de pesquisa. Doutoranda: Zélia Malheiro (Orientadora: Mônica Yumi)
Debatedoras: Aline, Viviane e Iara
27/10 – Encerramento da disciplina com auto-avaliação por escrito a ser enviado pelo moodle.
CARVALHO, Carlos Henrique de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (rgs.). História da Educação em Minas Gerais: Colônia + Império + República. Uberlândia: EDDUFU, 2019. Disponível em: <http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/historia-da-educacao-em-minas-gerais-da-colonia-republica>. Acesso em 21/07/2020.
GALVÃO, Ana Maria de O.; MORAES, Dislane Zerbiantti; GONDRA, José G.; BICCAS, Maurilane de S. Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). In: RBHE, v.8 n.1[16] 2008. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38592>. Acesso em 21/07/2020.
MARTÍNEZ, Silvia A.; SOUZA, Donaldo B. A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção. In: RBHE, v.11 n.2 [26] 2011. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38501>. Acesso em 21/07/2020.
SOTO-ARANGO, Diana E.; ORA-GARCÍA, José P.; JARDILINO, José Rubens L. La historia de la educación em América Latina: contribución y aportes de la sociedade de Historia de la Educación Latinoamericana – SHELA (1994-2015). In: Revista História da Educação. V.21 n. 51, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/66357