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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Tecnologia, Trabalho e Educação em O Capital de Marx

Turma: I

Data de início: 04/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina abordará os principais pressupostos conceituais acerca da concepção marxiana de tecnologia em sua conexão com a categoria trabalho na obra O Capital, buscando determinar e delimitar um conjunto de subsídios teóricos para abordar a relação deste problema com os principais temas da educação, pensada como processo amplo de formação do indivíduo social vivo e ativo.

Programa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Introdução aos lineamentos fundamentais do pensamento marxiano: produção, sociabilidade e política – [já ministrado presencialmente].

2. O papel de O Capital no desenvolvimento da elaboração científico-filosófica de Marx – [já ministrado presencialmente].

3. O complexo histórico-social concreto da produção da vida humana e seus elementos categoriais.

4. Produção da vida, produção de valor/Mais-valor e individualidade: a categoria força de trabalho.

5. Força de trabalho viva, formação humana e forças produtivas: o papel social da educação.

6. Os sentidos sociais objetivos dos processos tecnológicos em Marx.

7. O complexo da produção, as tecnologias e a formação da força de trabalho.

8. Produção de riqueza, tecnologia e educação.

9. Tecnologia e educação em O Capital: da educação em tecnologias à educação tecnológica.

10. O capital, a tecnologia e a educação: reverberações em Crítica do Programa de Gotha.

METODOLOGIA:

Em função da situação trazida pela COVID-19 e a necessidade de se recorrer ao ERE, a disciplina foi reestruturada para contemplar o uso de meios digitais de interação à distância.

Prevê-se a integralização da carga horária em 13 sessões de trabalho, com e sem presença direta do docente, as quais serão realizadas em sistema de revezamento entre síncronas e assíncronas. Ambas as formas estarão computadas para que se totalize a carga horária inicialmente previstas.

As primeiras serão de natureza interacional, nas quais ocorrerão seminários e discussões de textos e outros materiais que compõem o acervo da disciplina.

As segundas terão o caráter de estudos autônomos de discentes sob a orientação do docente responsável pela disciplina.

A interação prevista em ambas formas ocorrerão por meio da plataforma Microsoft Teams, na qual a turma já está organizada.

A fim de concretizar as atividades da disciplina, a princípio, prevê-se a realização do seguinte cronograma de sessões:

CRONOGRAMA AJUSTADO – ERE  

Dia Aula Assuntos Atividades

10/3 1

1. Apresentação da disciplina, do conteúdo programático e das atividades;

2. O papel de O Capital no desenvolvimento da elaboração científico-filosófica de Marx." Aula expositiva

17/3

2 O papel de O Capital no desenvolvimento da elaboração científico-filosófica de Marx.

4/8

3 Reencontro - acerto de cronograma - dúvidas Sessão síncrona (Microsoft Teams)

11/8

4 O complexo histórico-social concreto da produção da vida humana e seus elementos categoriais. Estudo autônomo: leitura orientada .

18/8

5 O complexo histórico-social concreto da produção da vida humana e seus elementos categoriais. Sessão síncrona (Microsoft Teams): aula expositiva e Discussão de texto .

25/8

6 Força de trabalho viva, formação humana e forças produtivas: o papel social da educação. Estudo autônomo: preparação de seminário .

1º/9

7 Força de trabalho viva, formação humana e forças produtivas: o papel social da educação. Sessão síncrona (Microsoft Teams): Seminário.

8/9

8 Os sentidos sociais objetivos dos processos tecnológicos em Marx. Estudo autônomo - leitura orientada.

15/9

9 Os sentidos sociais objetivos dos processos tecnológicos em Marx. Aula expositiva e Discussão de texto .

22/9

10 O complexo da produção, as tecnologias e a formação da força de trabalho. Sessão síncrona (Microsoft Teams): exibição a e debate de filme .

29/9

11 Produção de riqueza, tecnologia e educação. Estudo autônomo: leitura orientada .

6/10

12 Produção de riqueza, tecnologia e educação. Aula expositiva e Discussão de texto .

13/10

13

"1. Tecnologia e educação em O Capital: da educação em tecnologias à educação tecnológica. " Estudo autônomo: leitura orientada e preparação de seminário ;

2. O capital, a tecnologia e a educação: reverberações em Crítica do Programa de Gotha.  

20/10

14

"1. Tecnologia e educação em O Capital: da educação em tecnologias à educação tecnológica. " Sessão síncrona (Microsoft Teams): Discussão de Texto ;

2. O capital, a tecnologia e a educação: reverberações em Crítica do Programa de Gotha. Sessão síncrona (Microsoft Teams): Seminário. 

27/10

15 Enceramento: das novas morfologias do trabalho e as perspectivas de futuro .

Bibliografia

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