Turma: I
Data de início: 04/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina abordará os principais pressupostos conceituais acerca da concepção marxiana de tecnologia em sua conexão com a categoria trabalho na obra O Capital, buscando determinar e delimitar um conjunto de subsídios teóricos para abordar a relação deste problema com os principais temas da educação, pensada como processo amplo de formação do indivíduo social vivo e ativo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Introdução aos lineamentos fundamentais do pensamento marxiano: produção, sociabilidade e política – [já ministrado presencialmente].
2. O papel de O Capital no desenvolvimento da elaboração científico-filosófica de Marx – [já ministrado presencialmente].
3. O complexo histórico-social concreto da produção da vida humana e seus elementos categoriais.
4. Produção da vida, produção de valor/Mais-valor e individualidade: a categoria força de trabalho.
5. Força de trabalho viva, formação humana e forças produtivas: o papel social da educação.
6. Os sentidos sociais objetivos dos processos tecnológicos em Marx.
7. O complexo da produção, as tecnologias e a formação da força de trabalho.
8. Produção de riqueza, tecnologia e educação.
9. Tecnologia e educação em O Capital: da educação em tecnologias à educação tecnológica.
10. O capital, a tecnologia e a educação: reverberações em Crítica do Programa de Gotha.
METODOLOGIA:
Em função da situação trazida pela COVID-19 e a necessidade de se recorrer ao ERE, a disciplina foi reestruturada para contemplar o uso de meios digitais de interação à distância.
Prevê-se a integralização da carga horária em 13 sessões de trabalho, com e sem presença direta do docente, as quais serão realizadas em sistema de revezamento entre síncronas e assíncronas. Ambas as formas estarão computadas para que se totalize a carga horária inicialmente previstas.
As primeiras serão de natureza interacional, nas quais ocorrerão seminários e discussões de textos e outros materiais que compõem o acervo da disciplina.
As segundas terão o caráter de estudos autônomos de discentes sob a orientação do docente responsável pela disciplina.
A interação prevista em ambas formas ocorrerão por meio da plataforma Microsoft Teams, na qual a turma já está organizada.
A fim de concretizar as atividades da disciplina, a princípio, prevê-se a realização do seguinte cronograma de sessões:
CRONOGRAMA AJUSTADO – ERE
Dia Aula Assuntos Atividades
10/3 1
1. Apresentação da disciplina, do conteúdo programático e das atividades;
2. O papel de O Capital no desenvolvimento da elaboração científico-filosófica de Marx." Aula expositiva
17/3
2 O papel de O Capital no desenvolvimento da elaboração científico-filosófica de Marx.
4/8
3 Reencontro - acerto de cronograma - dúvidas Sessão síncrona (Microsoft Teams)
11/8
4 O complexo histórico-social concreto da produção da vida humana e seus elementos categoriais. Estudo autônomo: leitura orientada .
18/8
5 O complexo histórico-social concreto da produção da vida humana e seus elementos categoriais. Sessão síncrona (Microsoft Teams): aula expositiva e Discussão de texto .
25/8
6 Força de trabalho viva, formação humana e forças produtivas: o papel social da educação. Estudo autônomo: preparação de seminário .
1º/9
7 Força de trabalho viva, formação humana e forças produtivas: o papel social da educação. Sessão síncrona (Microsoft Teams): Seminário.
8/9
8 Os sentidos sociais objetivos dos processos tecnológicos em Marx. Estudo autônomo - leitura orientada.
15/9
9 Os sentidos sociais objetivos dos processos tecnológicos em Marx. Aula expositiva e Discussão de texto .
22/9
10 O complexo da produção, as tecnologias e a formação da força de trabalho. Sessão síncrona (Microsoft Teams): exibição a e debate de filme .
29/9
11 Produção de riqueza, tecnologia e educação. Estudo autônomo: leitura orientada .
6/10
12 Produção de riqueza, tecnologia e educação. Aula expositiva e Discussão de texto .
13/10
13
"1. Tecnologia e educação em O Capital: da educação em tecnologias à educação tecnológica. " Estudo autônomo: leitura orientada e preparação de seminário ;
2. O capital, a tecnologia e a educação: reverberações em Crítica do Programa de Gotha.
20/10
14
"1. Tecnologia e educação em O Capital: da educação em tecnologias à educação tecnológica. " Sessão síncrona (Microsoft Teams): Discussão de Texto ;
2. O capital, a tecnologia e a educação: reverberações em Crítica do Programa de Gotha. Sessão síncrona (Microsoft Teams): Seminário.
27/10
15 Enceramento: das novas morfologias do trabalho e as perspectivas de futuro .
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