Turma: H
Data de início: 07/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Roberta Guimarães Corrêa (DQ-UFMG)
A constituição do campo de pesquisa em Educação em Ciências. Revisão e pesquisas do estado do conhecimento em tópicos específicos de Educação em Ciências.
- O campo da pesquisa em Educação em Ciências: a constituição do campo e algumas características centrais.
- Pesquisas de estado da arte: o que são e sua pertinência; exemplos de pesquisas na Educação em Ciências; comunicação deste tipo de pesquisa em função do tipo de trabalho (artigo, capítulo de handbook, trabalho de formação acadêmica).
- Procedimentos para elaboração de uma revisão bibliográfica: levantamento da produção (ferramentas de busca e palavras-chave); principais periódicos da área; avaliação e elaboração de resumos; instrumentos para análise da qualidade da pesquisa.
PLANO PARA ENSINO REMOTO:
Data da aula: 07-08
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 9:00h): Discussão sobre nova metodologia na disciplina. Discussão sobre bases de dados, palavras-chave e descritores.
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 3 (identificação de palavras-chave e descritores do projeto) com envio até 12-08.
Data da aula: 14-08
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 9:00h): Discussão da Atividade 3. Discussão sobre critérios de identificação de publicações relevantes.
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 4 (organização de artigos selecionados na Atividade 2 a partir dos critérios discutidos) com envio até 21-08.
Data da aula: 21-08
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 10:00h): Discussão sobre plataformas de organização de referências.
Atividades assíncronas: Escolha de uma plataforma e inserção de referências.
Data da aula: 28-08
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 9:00h): Discussão da Atividade 4. Discussão sobre resumos estruturados.
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 5 (leitura de artigos mais relevantes identificados na Atividade 4 e produção de resumos estruturados).
Data da aula: 04-09
Atividades síncronas na plataforma Teams: -
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 5, com discussão por e-mail com professores.
Data da aula: 11-09
Atividades síncronas na plataforma Teams: -
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 5, com discussão por e-mail com professores.
Data da aula: 18-09
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 9:00h): Discussão da Atividade 5 e explicações sobre Atividade 6.
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 6 produção de pôster do projeto) com envio até 23-09.
Data da aula: 25-09
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 9:00h): Discussão da Atividade 6 e explicações sobre Atividade 7.
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 7 (análise crítica dos pôsteres) com envio em 25-09.
Data da aula: 02-10
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 9:00h): Discussão da Atividade 7.
Discussão sobre revisão de literatura.
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 8 (produção de texto de revisão de literatura).
Data da aula: 09-10
Atividades síncronas na plataforma Teams: -
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 8, com discussão por e-mail com professores.
Data da aula: 16-10
Atividades síncronas na plataforma Teams: -
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 8, com discussão por e-mail com professores.
Data da aula: 23-10
Atividades síncronas na plataforma Teams: -
Atividades assíncronas: Realização da Atividade 8. Data limite para envio do texto.
Data da aula: 30-10
Atividades síncronas na plataforma Teams (8:00 às 10:00h): Discussão individual da Atividade 8.
Atividades assíncronas: -
OBSERVAÇÃO: As vagas disponibilizadas são somente para os alunos que já iniciaram a disciplina em março.
Artigos do portal CAPES relativos aos projetos dos estudantes.