Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Pós-Colonialismos, Epistemologias do Sul e Educação (obs.: Disciplina Específica para os alunos do DINTER-UNEB)

Turma: E

Sala: ---x---x---

Data de início: 27/11/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Análise da tendência pós-colonial em suas bases políticas e epistemológicas; exploração das aproximações e tensões entre pós-colonialismos e tendências de/des coloniais; configuraçõesteóricas das Epistemologias do Sul; interculturalidade: exploração das tensões teórico-metodológicas aplicadas à pesquisa em educação.

Programa

•    Bases históricas e inflexões políticas do Pós-colonialismo: crítica às estruturas de opressão – racismo,  patriarcado e capitalismo.
•    Epistemologias anti-coloniais, pós-coloniais, de/descoloniais: aproximações;
•    Epistemologias do Sul: conceitos e procedimentos.
•    Epistemologias do Sul, interculturalidade e Educação: desafios metodológicos.

Bibliografia

ADAMS, Telmo. WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogias decoloniales: prácticas insurgentes de resistir,(re) existir y (re) vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: EdicionesAbya-Yala, 2013. Doi: 10.5212/PraxEduc. v. 10i2. 0015. Práxis Educativa, v. 10, n. 2, p. 585-590, 2015.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Ed. UFMG, 1998.
CARVALHO, José Jorge de. O olhar etnográfico e a voz subalterna.Horizontes antropológicos, v. 7, n. 15, p. 107-147, 2001.
FANON, Frantz; DA SILVEIRA, Renato. Pele negra, máscaras brancas. EDUFBA, 2008.
MARTINS, Bruno Sena. Emancipação, Sul e Pós-Colonialismo. Textos e Debates, v. 2, n. 27, 2015.
MENESES, Maria Paula. Agentes do conhecimento? A consultoria e a produção do conhecimento em Moçambique. Conhecimento Prudente para uma vida decente. Porto: Afrontamento, p. 683-715, 2003.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Editora Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, p. 324, 2006.
SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula.Epistemologias do sul. Cortez Editora, 2010.
YOUNG, Robert. Postcolonialism: anHistoricalIntroduction. Oxford: BlackwellPublishers, 2001