Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE933 - Seminário de Pesquisa III : Currículos, Culturas e Diferença

Turma: A

Data de início: 05/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas de abordagens pós-estruturalistas

Programa

OBS: Todos os encontros serão realizados na plataforma Teams. Porém, As avaliações serão postadas no Moodle. Todos os textos da disciplina estarão disponíveis no Moodle ou por e-mail pessoal dos alunos/as.

11/03 - apresentação do curso e conhecimento dos projetos de pesquisa dos alunos

04/08 - Aula conjunta - Acolhimento dos alunos/as e retomada das aulas - André Favacho e Shirlei Sales.

05/08 - Receber os alunos/as a fim de saber sobre o estágio atual de seus projetos de pesquisas. 

19/08 - Texto: "Resposta a uma questão" ...e diálogos com a pesquisa desenvolvida

02/09 - Texto: " a formação dos objetos".... e diálogos com a pesquisa em andamento.

08/09 - Aula conjunta - Ética em Foucault e pesquisa em educação - André Favacho e Shirlei Sales

16/09 - Formação do sujeito (Texto "A formação das modalidades enunciativas") e diálogos com a pesquisa em andamento.

07/10 - Formação do problema e diálogos com a pesquisa em andamento. (Textos "A poeira e a nuvem" e "Mesa redonda em 20 de maio de 1978").

21/10 - O sujeito e como analisar as relações de poder (Texto: "O sujeito e o poder") e diálogos com a pesquisa em andamento. Depositar seus diálogos no Moodle.

04/11 - Apresentação dos quadros de pesquisa: tema/sujeito(s)/objeto(s)/conceito(s)/problema/problematização/argumento ou aposta de trabalho. Trabalho deverá ser registrado no sistema Moodle.


Bibliografia

AQUINO, J. G. Educação pelo arquivo - ensinar, pesquisar, escrever com Foucault. São Paulo: Intermeios, 2019.

DUSSEL, Inés. Foucault e a escrita da história: reflexões sobre os usos da genealogia. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: 29(1):45-68, jan./jun. 2004.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola. 2001.

FOUCAULT, M. Resposta a uma questão. In Ditos e Escritos VI - Foucault: repensar a política. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, M. A poeira e a nuvem. In Ditos e Escritos IV - Foucault: estratégia, poder-saber. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, M. Mesa-Redonda em 20 de maio de 1978. In Ditos e Escritos IV - Foucault: estratégia, poder-saber. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 6ª Edição. Tradução Luis Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Ed. Forense. Universitária, 2000. (A formação dos objetos).

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 6ª Edição. Tradução Luis Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Ed. Forense. Universitária, 2000. (A formação das modalidades enunciativas).

1982. FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In DREYFUS H. & RABINOW P. Michel Foucault: Uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução Vera Portocarrero. Rio de janeiro: Forense, 1995.

FOUCAULT, M. Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, M. Nietzsche, a genealogia e a história. Microfísica do poder. Organização e Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.

FOUCAULT, M. Sobre as maneiras de escrever a história. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, M. Retornar à História. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy Alves. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

VEYNE, P. Foucault revoluciona a história. In: Como se escreve a história. Tradução de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995. p.150-181.