Turma: C
Data de início: 07/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 5
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
- Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação/tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e II. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT.
- O processo de pesquisa na área de História da Educação
- O trabalho de produção de fontes
- A categorização dos dados
- A escrita de projetos e relatórios de pesquisa
Metodologia
Em virtude da pandemia da Covid-19, a partir de agosto, as aulas serão realizadas virtualmente, por meio de atividades síncronas e assíncronas, privilegiando-se as plataformas Microsoft Teams e o Moodle.
Avaliação
A avaliação será realizada com base na presença e na participação dos(as) estudantes nos encontros realizados.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. American Educational Research Association, june 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, Pierre (org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p.693-732.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FRANÇA, Júnia Lessa de et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira Galvão, LOPES, Eliane Marta Santos. Território plural: a pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
GATTI, Bernadete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
LAROCCA, Priscila, ROSSO, Ademir José, SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.2, n.3, p.118-133, mar 2005.
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994, p.535-549.
PASSERON, Jean-Claude, REVEL, Jacques (dir.). Penser par cas. Paris: Éditions de l´École des Hautes Études em Sciences Sociales, 2005, p.9-44.
REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientações para a elaboração de projetos de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. In: Guia do aluno da pós-graduação em Educação na UFMG. Belo Horizonte, FaE/UFMG, 2011.