Turma: K
Data de início: 06/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Roberto Luís de Melo Monte-Mor e Sibelle Diniz(Cedeplar/Face); Heloísa Costa e Geraldo Costa (IGC); Francisco Lima (Engenharia Prod.)
Estudos sobre práticas e discursos descolonizadores (de matriz latino-americana, indiana e africana) como base para discutir implicações das críticas ao colonialismo e ao desenvolvimento no contexto dos estudos urbanos e político-culturais e para o avanço na compreensão das ‘outras economiasʼ e seus desdobramentos em relação aos movimentos sociais e ações coletivas. Análise de casos de investigação em diálogo com o grupo de pesquisa do IEAT: "Das economias alternativas às alternativas à economia".
IMPORTANTE: Trata-se de relançamento, com novo cronograma e programação, da disciplina prevista antes como FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III: Práticas e discursos descolonizadores II
Não serão abertas novas vagas.
Todos/as os/as 20 estudantes matriculados/as foram consultados/as e retornaram declarando disponibilidade de participação nas atividades remotas, à exceção de 5 deles/as. Com estes/as será negociado individualmente, entre 16 e 31/07, as formas possíveis de participação, inclusive na modalidade ouvinte se for avaliado de comum acordo que seja essa a forma mais apropriada para esse período.
Manteve-se portanto a proposta de encontros semanais, com duração de 3 h cada, com as variações abaixo descritas. Será usada a plataforma Microsoft/Teams, ou outras que se revelarem mais exequíveis, com prévia comunicação aos/às participantes. Temos garantido a comunicação com mensagens via moodle e via lista alternativa de emails registrada nos dias 12/03 e 16/07.
Todas as aulas serão gravadas, de forma a garantir o acesso aos/às estudantes que não puderem acompanhar ao vivo. Assim como serão discutidos percursos alternativos para aqueles e aquelas que porventura, ao longo do curso, encontrarem dificuldade em manter o acesso às atividades síncronas da disciplina.
A retomada das atividades será feita com oferta de 2 sessões de caráter preparatório (16 e 30/07), retomando as leituras do semestre anterior. A partir da aula 04 (06/08) se inicia o programa de 2020/1. Serão dedicadas 3 sessões (03/09; 24/09 e 15/10) para leituras orientadas a serem realizadas em horários de livre escolha.
Aula 01 – 12/03 – Apresentação do curso - sala 3078 da FACE
Apresentação do Projeto de pesquisa Grupo IEAT que deu origem à disciplina.
As demais aula serão ministradas em plataformas indicadas aos estudantes a cada encontro:
Aula 02 - 16/07 - Leituras preliminares I (Roberto Monte-Mor)
Aula 03 - 30/07 - Leituras preliminares II (Felipe Magalhães)
Aula 04 – 06/08 – Rediscutindo Marx I
Aula 05 – 13/08 – Rediscutindo Marx II
Aula 06 – 20/08 – Outras economias e outras ontologias I
Pesquisadores convidados: Eduardo Ribeiro e Flávia Galizzoni (ICA/UFMG)
Aula 07 – 27/08 - Outras economias e outras ontologias II
Pesquisador convidado: Wellington Cançado (Arquitetura/UFMG)
Aula 08 – 03/09 Leituras orientadas
Aula 09 – 10/09 – Práticas e discursos descolonizadores - estudos africanos
Pesquisadora convidada: Nilma Lino Gomes (FaE/UFMG)
Aula 10 – 17/09 – Práticas e discursos descolonizadores - estudos de gênero
Aula 11 - 24/09 - Leituras orientadas
Aula 12 – 01/10 – Práticas e discursos descolonizadores - estudos latinoamericanos (economia popular)
Aula 13 – 08/10 – Práticas e discursos descolonizadores - descolonizando o planejamento
Aula 14 – 15/10 Leituras orientadas
Aula 15 - 22/10 - Seminário final: entrega de trabalhos
AVALIAÇÃO
Parte-se da avaliação prevista anteriormente como referência inicial. Serão propostos ajustes e alterações na medida em que, com o andamento das atividades, for verificada a necessidade de adequações.
1) Apresentações de textos e/ou resenha de textos em duplas ou grupos [8 sessões X 4 alunos] - 40 pontos
2) Resenha individual com informações sobre o autor - 20 pontos
3) Trabalho final individual do curso - 40 pontos
ACESSO AOS TEXTOS/ MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS: Todos os textos indicados estão sendo disponibilizados em drive com acesso para todos os participantes.
Aula 04
O’Connor, James. The Second Contradiction of Capitalism: causes and consequences. In: O’Connor, J. Conference Papers. CES/CNS Pamphlet #1
Foster, John Bellamy. A ecologia de Marx: materialismo e natureza. Rio de Janeiro, Civilização
Brasileira, 2005. (principalmente Introdução, Caps. 1 e 5, Epílogo).
Caso o livro do Foster esteja indisponível, substituir por:
Foster, J. B. (2012). A ecologia da economia política marxista. Lutas sociais, (28), 87-104.
Foster, J. B. (1999). Marx's theory of metabolic rift: Classical foundations for environmental sociology. American journal of sociology, 105(2), 366-405.
Aula 05
SAHLINS, M. A sociedade afluente original. In: SAHLINS, M. Cultura na prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007. p. 105-152.
SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 231 pp (Introdução; Cap. 4 ; Conclusão). 2003 (1976).
MUSTO, Marcelo. O velho Marx. “Prefácio” e Cap. 2: “A controvérsia sobre o desenvolvimento do capitalismo na Rússia”. 2018.
CARVALHO, Horácio M. (org.). Chayanov e o campesinato. Expressão Popular. Parte I. Cap. 2. Teoria dos sistemas econômicos não-capitalistas, 2014.
Aula 06
Blaser, Mario. Is Another Cosmopolitics Possible?” Cultural Anthropology, Vol. 31, Issue 4, pp. 545–570.
___________ Uma outra cosmopolítica é possível? . R@U, 10 (2), jul./dez. 2018: 14-42.
De la Cadena, Marisol. “Indigenous Cosmopolitics in the Andes: Conceptual Reflections beyond ‘Politics.ʼ” Cultural Anthropology 25.2 : 334–70, 2010.
De La Cadena, M.; Peña, J. Introdução: Cosmopolítica nos Andes e na Amazônia - Como políticas indígenas afetam a política?. Interethnic@ - Revista de Estudos em Relações Interétnicas, v. 18, n. 1, 9 nov. 2014.
GALIZONI, Flávia Maria. Águas da vida: população rural, cultura e água em Minas Gerais. 2005. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas. p. 41-80 (cap. Comunidades rurais no vale do Jequitinhonha)
RIBEIRO, Eduardo M.; GALIZONI, Flávia, M. Quatro histórias de terras perdidas: modernização agrária e privatização de campos comuns em Minas Gerais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), v. 9, n. 2, 2007, p. 115 - 129.
Aula 07
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes - resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015 (original francês 2009/2013).
Stengers, Isabelle. 2018 [2007]. “A Proposição Cosmopolítica”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 69: 442-464).
[https://www.revistas.usp.br/rieb/issue/view/10637]
Stengers, Isabelle. 2005. “Introductory Notes on an Ecology of Practices”. Cultural Studies Review 11 (1): 183-196.
[http://epress.lib.uts.edu.au/journals/index.php/csrj/article/view/3459]
CANÇADO, Wellington. Sob o asfalto, a floresta. Tese de doutorado. NPGAU/EA/UFMG. 2019.
ALMEIDA, Mauro W. Barbosa de. Caipora e outros conflitos ontológicos. Revista de Antropologia da UFSCar, v. 5, n. 1, p.7-28, 2013.
As leituras das demais aulas serão informadas até 31/07/2020.