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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : História, políticas e práticas em educação especial no Brasil. (Obs.: Essa disciplina será ministrada de forma condensada em 01 semana de 26/02 a 02/03/2018)

Turma: A

Sala: 415

Data de início: 26/02/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Marcia Denise Pletsch

Horários

Ementa

História da educação especial no Brasil: personagens e fatos históricos. A institucionalização das crianças com deficiência. As políticas e práticas da educação especial em Minas Gerais. Trabalhos com fontes históricas: arquivos, documentos, revistas.

Programa

O minicurso objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as diferentes dimensões que envolvem a História, as políticas e as propostas metodológicas na área da história da educação Especial.

• Metodologias de pesquisa qualitativa em História da Educação Especial.

• Fontes de Pesquisa documental.

• Biografias como fontes para o estudo da educação especial.

• História de Vida e História Oral.

• Personagens da educação especial

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

ANTIPOFF, D. Helena Antipoff, sua vida, sua obra. Belo Horizonte: editora Itatiaia Limitada, 1996.

BODGAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994, 335p.  

CAMPOS, R. H. F. História da psicologia e história da educação – conexões. In: FONSECA, T.N. L.; VEIGA, C. G. (Orgs). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.129-158. 

CAMPOS, R. H. F. Helena Antipoff (1892-1974) e a perspectiva sociocultural em psicologia e educação. Tese (Concurso para Professor Titular) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2010a.

CAMPOS, R. H. F. Helena Antipoff. Coleção Educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010b.

CAMPOS, R.H.F. Reflexões sobre a evolução e tendências contemporâneas na historiografia da psicologia educacional no Brasil. In: YAMAMOTO, O.H.; COSTA, A.L.F (Orgs). Escritos sobre a profissão do psicólogo no Brasil. Natal: Editora da UFRN, 2010c.

COSTA, D.A.F. Diferença não é deficiência: em questão a patologização do fracasso escolar. Dissertação de mestrado: Faculdade de Educação, UFMG, 1987.

FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. (orgs.). Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

GLAT, R. História de Vida. In: GLAT, R. “Somos Iguais a vocês” – depoimentos de mulheres com deficiência mental. Editora Sete Letras, Rio de Janeiro, 2009, p. 29-42. 

Bibliografia complementar

DROUX, J. (avec la collaboration de Martine Ruchat) Enfances en Difficultés – De l’enfance abandonnée à l’action éducative (Genève, 1892-2012). Fondation Oficielle de Jeunesse (FOJ). Châtelaine: Imprimerie SRO-Kunding, 2012. 

GARRIDO, J. A. As fontes orais na pesquisa histórica: uma contribuição ao debate. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, set/92-ago/93, pp. 33-54.

RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 

RUCHAT, M. Inventer les arriérés pour créer l’intelligence – L’arriéré scolaire et La classe spéciale – Histoire d’um concept et d’une innovation psychopédagogique – 1874-1914. Bern: Peter Lang SA, 2003b.