FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Autoria indígena e a produção acadêmica (direcionada para estudantes indígenas de Mestrado e Doutorado)
Turma: M
Data de início: 05/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Docentes responsáveis
LUCIA HELENA ALVAREZ LEITE
ANA MARIA RABELO GOMES
SHIRLEY APARECIDA DE MIRANDA
Docentes externos
JUAREZ MELGAÇO VALADARES
Horários
Quarta - 08:00 às 12:00
Ementa
Contextualização histórica da presença de estudantes indígenas na academia; a autoria indígena; a força da pesquisa e da escrita indígena: contribuições para a academia
Programa
Conteúdo Programático
A- Contextualização histórica da presença indígena na academia
B- Leitura e análise crítica de produções Acadêmicas de autoria Indígena
C- Pesquisa e escrita de uma dissertação/tese indígena: desafios e perspectivas
D- Metodologias utilizadas em pesquisas por pesquisadores indígenas
Metodologia
A disciplina foi pensada, inicialmente, em duas etapas. A primeira se configuraria como um mini-curso de 40 h na FAE/UFMG e a 2ª etapa seria uma oficina de 20h: Pesquisa e produção acadêmica de autoria indígena na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi (Itapecirica - MG).
Devido à nova realidade de pandemia, com a necessidade de se recorrer ao ERE, a disciplina foi reestruturada, partindo do princípio de que nenhum estudante ficará para trás, garantindo o direito de todos à educação. Utilizaremos, preferencialmente, as plataformas Microsoft Teams e moodle, mas outras formas de interação poderão ser utilizadas.
Considerando a diversidade de realidade dos estudantes e partindo do pressuposto de que não é possível que seja mantida a mesma estrutura prevista para o ensino presencial, principalmente se considerarmos as especificidades das populações indígenas, buscaremos a flexibilização dos tempos, dos espaços, das formas de comunicação das aulas, dos conteúdos, das formas de oferta e das avaliações.
Nesse sentido, será oferecido um cardápio de atividades, com o número de horas correspondentes, para que cada estudante possa eleger as atividades desejadas e integralizar as 60h, de acordo com sua realidade e necessidade. Utilizaremos atividades síncronas e assíncronas, e as atividades séincronas ficarão gravadas para que quem não teve a possibilidade de participar, possa ter acesso posteriormente, sem prejuízo de sua formação.
A fim de integralizar os créditos da disciplina, a princípio, será oferecido o seguinte cardápio de atividades
:
ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DO FIEI - 15h para cada projeto
LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS DE AUTORIA INDIGENA - 15h para cada 02 textos
ORIENTAÇÃO/ELABORAÇÃO DE TEXTO LIGADO À PESQUISA/PROJETO - 15h
SEMINARIOS ONLINE COM PESQUISADORES INDÍGENAS - 15h para cada seminario
Obs.: Já que a disciplina foi organizada, originalmente, através de mini-curso e oficina, nesta nova configuração, as datas de realização das atividades serão construídas juntamente com todos estudantes, num primeiro encontro da disciplina (ou através de contato por email e wahts app, sempre que necessário), definido a partir da disponiblidade do grupo.
Metodologia de Avaliação
A avaliação será feita de forma processual, a partir das produções dos estudantes nas diversas atividades propostas, além de uma auto-avaliação em relação ao processo vivido. Considerando o princípio “nenhum a menos”, a avaliação será feita também a partir de um acompanhamento mais sistemático das/os estudantes que estão com dificuldades especíifcas.
Bibliografia
Bibliografia Básica
(todas serão disponiblizadas em PDF ou através do link)
ANDRADE, K. V. ; YUDUWANA, V. C. . A origem de tudo: uma teoria ye'kwana sobre a criação do mundo. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , v. 22, p. 160-181, 2017.
ANDRADE, K. V. . Acumulando saberes - o processo de escolarização no contexto ye'kuana. Teoria & Sociedade (UFMG) , v. Especi, p. 202-218, 2014.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu : Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
PATAXÓ, Kanátyo. O machado, a abelha e o rio. Ilustrações Werimehe Pataxó. Brasília: MEC, 2005.
PATAXÓ, Kanátyo. Txopai e Itôhã. Ilustrações Kanátyo Pataxó; história contada por Apinhaera Pataxó. Belo Horizonte: Formato, 2000.
PATAXÓ, Kanátyo. Proposta curricular da vivência e do mundo de vida Pataxó. Escola Estadual Indígena Pataxó Muã Mimatxi.
PRODUÇÕES ACADÊMICAS INDÍGENAS:
Anari Pataxó (Anari Braz Bomfim)
Mestrado em em Estudos Étnicos e Africanos.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Patxohã, "língua de guerreiro": um estudo sobre o processo de retomada da língua Pataxó, Ano de obtenção: 2014.
Orientadora: América Lúcia Silva César.
Co-orientadora: Maria do Rosário de Carvalho.
Bruno Ferreira Kaingang
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Educação kaingang: processos próprios de aprendizagem e educação escolar Ano de obtenção: 2014.
Orientadora: Maria Aparecida Bergamaschi.
Célia Xakriabá (Célia Nunes Correa)
Mestrado em Desenvolvimento Sustenável.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada, Ano de obtenção: 2018.
Orientadora: Cristiane de Assis Portela.
Daniel Munduruku (Daniel Monteiro Costa)
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O caráter educativo do Movimento Indígena Brasileiro (1970-2000), Ano de obtenção: 2010.
Orientadora: Roseli Fischmann.
Edgar Corrêa Kanaykõ Xakriabá (Edgar Nunes Corrêa)
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Etnovisão: o olhar indígena que atravessa a lente, Ano de obtenção: 2019.
Orientador: Rubens Caixeta de Queiróz.
Elda Vasques Guarani (Elda Vasques Aquino)
Mestrado em Educação.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Educação escolar indígena e os processos próprios de aprendizagem: espaço de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na Comunidade Indígena de Amambai, Ano de obtenção: 2012.
Orientadora: Adir Casaro Nascimento.
Gersem Baniwa (Gersem José dos Santos Luciano)
Doutorado em Antropologia.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Stephen Grant Baines.
Gilberto Pires Kadiwéu
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: As fronteiras da educação indígena: considerações de um professor Ejiwajegi sobre a escola intercultural, Ano de obtenção: 2019.
Orientador: Antonio Hilário Aguilera Urquiza
Mirna Patricia Marinho Da Silva
Mestrado em Arte e Cultura Visual.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Que memórias me atravessam? Meu percurso de estudante indígena, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Raimundo Martins da Silva Filho.
Rita Potiguara (Rita Gomes do Nascimento)
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba, Ano de obtenção: 2009.
Orientadora: Rosália de Fátima e Silva.
Severiá Idioriê (Severiá Maria Idioriê-Xavante)
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Línguas e educação intercultural na formação de professores A'uwê, Ano de obtenção: 2016.
Orientadora: Beleni Salete Grando.
Teodora de Souza Guarani
Mestrado em Educação.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Educação escolar indígena e as políticas públicas no município de Dourados/MS (2001-2010), Ano de obtenção: 2013.
Orientadora: Adir Casaro Nascimento.