Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Autoria indígena e a produção acadêmica (direcionada para estudantes indígenas de Mestrado e Doutorado)

Turma: M

Data de início: 05/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

JUAREZ MELGAÇO VALADARES

Horários

Ementa

Contextualização histórica da presença de estudantes indígenas na academia; a autoria indígena; a força da pesquisa e da escrita indígena: contribuições para a academia

Programa

Conteúdo Programático

A- Contextualização histórica da presença indígena na academia

B- Leitura e análise crítica de produções Acadêmicas de autoria Indígena

C- Pesquisa e escrita de uma dissertação/tese indígena: desafios e perspectivas

D- Metodologias utilizadas em pesquisas por pesquisadores indígenas

Metodologia

A disciplina foi pensada, inicialmente, em duas etapas. A primeira se configuraria como um mini-curso de 40 h na FAE/UFMG e a 2ª etapa seria uma oficina de 20h: Pesquisa e produção acadêmica de autoria indígena na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi (Itapecirica - MG).

Devido à nova realidade de pandemia, com a necessidade de se recorrer ao ERE, a disciplina foi reestruturada, partindo do princípio de que nenhum estudante ficará para trás, garantindo o direito de todos à educação. Utilizaremos, preferencialmente, as plataformas Microsoft Teams e moodle, mas outras formas de interação poderão ser utilizadas.

Considerando a diversidade de realidade dos estudantes e partindo do pressuposto de que não é possível que seja mantida a mesma estrutura prevista para o ensino presencial, principalmente se considerarmos as especificidades das populações indígenas, buscaremos a flexibilização dos tempos, dos espaços, das formas de comunicação das aulas, dos conteúdos, das formas de oferta e das avaliações.

Nesse sentido, será oferecido um cardápio de atividades, com o número de horas correspondentes, para que cada estudante possa eleger as atividades desejadas e integralizar as 60h, de acordo com sua realidade e necessidade. 
Utilizaremos atividades síncronas e assíncronas, e as atividades séincronas ficarão gravadas para que quem não teve a possibilidade de participar, possa ter acesso posteriormente, sem prejuízo de sua formação.

A fim de integralizar os créditos da disciplina, a princípio, será oferecido o seguinte cardápio de atividades :

Obs.: Já que a disciplina foi organizada, originalmente, através de mini-curso e oficina, nesta nova configuração, as datas de realização das atividades serão construídas juntamente com todos estudantes, num primeiro encontro da disciplina (ou através de contato por email e wahts app, sempre que necessário), definido a partir da disponiblidade do grupo.

Metodologia de Avaliação

A avaliação será feita de forma processual, a partir das produções dos estudantes nas diversas atividades propostas, além de uma auto-avaliação em relação ao processo vivido. Considerando o princípio “nenhum a menos”, a avaliação será feita também a partir de um acompanhamento mais sistemático das/os estudantes que estão com dificuldades especíifcas.

Bibliografia

Bibliografia Básica (todas serão disponiblizadas em PDF ou através do link)

PRODUÇÕES ACADÊMICAS INDÍGENAS: