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FAE914 - Didática do Ensino Superior : Didática do Ensino Superior

Turma: A

Data de início: 07/07/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Processo de Ensino: teorias, fundamentos e componentes operacionais. Cultura Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Docência no Ensino Fundamental e Médio. Natureza do conhecimento no ensino formal. Processos de exclusões e perspectivas de inclusão das diversidades na sala de aula. Elementos do planejamento: Metodologias e Técnicas de Ensino (tradicionais e contemporâneas) e Modelos de Avaliação.

Programa

II) Objetivo

1) Caracterizar as idéias e as expectativas dos participantes sobre Didática;

2) Conhecer o panorama das discussões sobre a didática e as principais questões que envolvem a disciplina;

3) Problematizar o processo de ensino e a relação pedagógica escolar;

4) Situar práticas de planejamento (métodos, técnicas e modelos de avaliação) no contexto da organização do ensino e da sala de aula;

5) Diferenciar abordagens e perspectivas epistemológicas;

6) Conhecer e discutir o lugar das políticas de inclusão e respeito às diversidades nas organizações.

III)Conteúdo Programático

Contextualização da disciplina e da prática pedagógica no Ensino Fundamental e Médio.

Tendências Pedagógicas - principais educadores e questões centrais.

Tipos de Planejamento escolar: Projeto Político Pedagógico, Plano de aula, equipe de profissionais na escola

Técnicas de ensino no contexto da sala de aula: Usos e problematização.

Reflexões sobre aspectos da cultura organizacional e construção da identidade profissional docente.

Natureza do conhecimento

Aspectos da relação Docente-aluno (a)

Diversidade, Direitos Humanos e Formação Cidadã na prática docente e nas organizações escolares.

IV)Estratégias Metodológicas

Em cada módulo do curso serão realizados online via ferramenta Skype no formato de exposição de temática (40 minutos pela docente) seguitos de seminários ou debates sobre os temas/artigos predeterminados e enviados via moodle e whats de grupo da turma

V)Avaliações

1. Leitura artigos científicos (outros textos: filmes/palestras) da área e participação de discussoes em aula - 30pts;

2. Entrega de resumos de artigos científicos segundo orientação de leitura destes – 30 pts (total de 15 resumos);

3. Elaboração 1ª versão de Plano de Aula (proposta em modo online ou presencial) - 20 pts;

4. 5. Apresentação on-line para a turma de Plano de Aula (Aula prática/sorteio) - 20 pts (ponto fixo).


Bibliografia

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Observação: Textos extras poderão ser incluídos no programa se necessário.