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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Fundamentos teórico-metodológicos de pesquisas em Educação e Linguagem

Turma: A

Data de início: 04/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Estudo de abordagens teóricas exploradas em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento em contextos escolares e não escolares.

Programa

Apresentação
Seguindo as diretrizes do Ofício Circular Nº 3/2020/PRPG-GAB-UFMG, de 07 de julho de 2020, que orienta o planejamento de Ensino Remoto Emergencial, foram feitos ajustes no cronograma da disciplina FAE925 Processos e Discursos Educacionais III: Fundamentos teórico-metodológicos de pesquisas em Educação e Linguagem. Trata-se de um planejamento flexível, orientado pela excepcionalidade do cenário de pandemia.

Informações Gerais
1. Plataformas a serem utilizadas: Moodle, Microsoft Teams e Google Meet, a depender das condições de operacionalização negociadas com os alunos. É de responsabilidade do estudante garantir acesso a essas plataformas.
2. Organização das aulas: Os encontros serão mantidos no mesmo dia e mesmo horário da oferta original (terça-feira, 08h30 às 11h30). Estão previstas sessões síncronas em todas as aulas.
3. Atividades Avaliativas: Nas atividades previstas para a disciplina, pretende-se avaliar: (a) a leitura prévia dos textos indicados como referência obrigatória. No processo de leitura, os alunos apresentam mapeamentos dos textos, produzindo paráfrases que sintetizam o percurso argumentativo das obras, relacionando-as com os seus objetos de pesquisa; (b) a participação nos seminários de discussão. Nos seminários, são nomeados alunos que conduzem a apresentação, fomentando o debate; c) a produção e socialização de textos referentes aos trabalhos desenvolvidos nas pesquisas em andamento, observando-se os modos de apropriação da bibliografia selecionada e discutida.

Detalhamento do Calendário e programação das aulas:

Aula 01: 10/03/2020
Conceitos de cultura
Caracterização da linguagem como campo de investigação multidisciplinar. Possíveis diálogos entre disciplinas
Mapeamento das relações entre linguagem, cultura e sociedade
Dinamismo da cultura (o que a cultura é versus o que a cultura faz)
 
Textos de Referência:
AGAR, Michael. Language Shock. Understanding the culture of conversation. New York: Perenial, 2002.
STREET, Brian. Culture is a verb. Anthropological aspects of language and cultural process. In: GRADDOL, D.; THOMPSON, L.; BYRAM, M. Language and culture. London: Clevendon, 1993.
STREET, Brian. Culture as a verb. In: HEATH, Shirley B.; STREET, Brian. On Ethnography. Approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, 2008. pp. 7-13


Aula 02: 17/03/2020
Definições de contexto

Textos de Referência:
BLOMMAERT, Jan. Discourse. A critical introduction: Cambridge University Press, 2005. (Chap. 3 Text and Context)
ERICKSON, Frederick; SHULTZ, Jeffrey. 'O quando' de um contexto. Questões e métodos na análise da competência social. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. Sociolinguistica Interacional. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2012, pp. 215-46
KOCK, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. (Cap. 2 Texto e Contexto)


Aula 03: 04/08/2020
Conceitos de letramento
Identificação de matrizes teóricas na conceituação de letramento
Avaliação das apropriações terminológicas e metodológicas do conceito de letramento

Textos de Referência:
SOARES, Magda. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento. Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. pp. 62- 125
MARINHO, Marildes. Letramento: a criação de um neologismo e a construção de um conceito. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. pp. 68-100
PAPEN, Uta. Literacy: reading, writing and what? In: PAPEN, U. Literacy and education. Policy, practice and public opinion. London: Routledge, 2016. pp. 1-15
KRESS, Gunther. What is literacy? : resources of the mode of writing. In: KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003. pp. 61-83


Aula 04: 11/08/2020
Tensionamentos sobre o conceito de letramento

Textos de Referência:
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies. Reading and writing in one community. London: Routledge, 1998. (Chap 1 Understanding literacy as social practice) pp. 3-22
GEE, James Paul. Social Linguistics and literacies. Ideology in discourses. 3. ed. London: Routledge, 2008. (Chap. Literacy crisis and the significance of literacy) pp. 31- 49
BLOMME, David; KALMAN, Judy; SAYMOUR, Matt. Fashioning literacy as social. In: BLOMME, David; CASTANHEIRA, Maria Lucia; LEUNG, Constant; ROWSELL, Jennifer. Re-theorizing Literacy Pratices. Complex social and cultural contexts. London: Rotledge, 2019. pp.15-29
KRESS, Gunther; ROWSELL, Jennifer. Literacy as a social practice. New realities and new models. In: BLOMME, David; CASTANHEIRA, Maria Lucia; LEUNG, Constant; ROWSELL, Jennifer. Re-theorizing Literacy Pratices. Complex social and cultural contexts. London: Rotledge, 2019. pp.30-49


Aula 05: 18/08/2020
Letramento e escolarização

Textos de Referência:
COOK-GUMPERZ, Jenny. Introdução. In: A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 11-26
COOK-GUMPERZ, Jenny. Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? In: ________. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 27-57
GUMPERZ, John J.; COOK-GUMPERZ, Jenny. A sociolinguística interacional no estudo da escolarização. In: COOK-GUMPERZ, Jenny (org.) A construção social da alfabetização. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. pp. 55-75
BARTON, David. School practices. In: Literacy. An introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell, 1994. pp. 176-87


Aula 06: 25/08/2020
Letramento e escolarização

Textos de Referência:
STREET, Brian. A escolarização do letramento. In: Letramentos sociais. Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014. pp. 121-44
KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. (org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. pp. 15-61
SOARES, Magda. Escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRINA, Heliane Maria; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (orgs.) Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.


Aula 07: 01/09/2020
A produção de sentido nas interações em sala de aula

Textos de Referência:
CAVALCANTI, Marilda. Um evento de letramento como cenário de construção de identidades sociais. In: In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 105-24
CAJAL, A interação de sala de aula. In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS- PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 125-59
CASTANHEIRA, Maria Lúcia; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVEA, Cristina. Eventos interacionais e eventos de letramento: um exame das condições sociais e semióticas da escrita em uma turma de educação infantil. Cad. Cedes, Campinas, v.33, n.89, p.91-107, jan-abr, 2013.


Aula 08: 08/09/2020
Práticas de letramento e eventos de letramentos: histórico e potencialidades analíticas

Textos de Referência:
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (org.) Discursos e práticas de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2012. pp. 69-92
CASTANHEIRA, Maria Lúcia; STREET, Brian. Eventos e práticas de letramento. In: Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2015.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies. Reading and writing in context. London: Routledge, 2000. p.7-15


Aula 09: 15/09/2020
Abordagens sociais para o estudo da linguagem e do letramento

Texto de Referência:
COULMAS, Florian. Escrita e sociedade. São Paulo: Parábola, 2014. (Cap.4 Letramento e desigualdade. pp. 83-105)
MILLS, Kathy A. Socio-cultural Literacies. In: Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016, pp. 17-40


Aula 10: 22/09/2020
A relação entre linguagem e sociedade
A construção de uma perspectiva sociolinguistica para os estudos da linguagem
Dell Hymes e a noção de 'competência comunicativa'

Textos de referência:
ALKIMIM, Tânia. Sociolinguística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguistica: domínios e fronteiras, vol 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001, pp. 21-47
FIGUEROA, Esther. Sociolinguistic metatheory. Oxford: Elsevier, 1994. (Cap.3 - Dell Hymes and the Ethonography of Communication, pp. 31-68)


Aula 11: 29/09/2020
Relação entre linguagem e sociedade
A diversidade linguística
Labov e a teoria da variação linguística



Textos de referência:
SOARES, Magda. Linguagem e escola. Uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017. (Cap.3 Diferença não é deficiência) pp.59-81
HORNBERGER, Nancy H. Criando contextos eficazes de aprendizagem para o letramento bilíngue. In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 23-50 FIGUEROA, Esther. Sociolinguistic metatheory. Oxford: Pergamon, 1994. (Cap. 4 William Labov and sociolinguistic realism) pp. 69-110


Aula 12: 06/10/2020
Linguagem e interação social
A sociolinguística interacional de Gumperz

Textos de referência:
BLOM, Jan-Petter; GUMPERZ, John J. O significado social na estrutura linguistica. Alternância de códigos na Noruega. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. (orgs.) Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. pp. 45-84 GUMPERZ, John J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. (orgs.) Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. pp. 149-82
FIGUEROA, Esther. Sociolinguistic Metatheory. Oxford: Pergamon, 1994. (Cap. 5 John Gumperz and Interactional Sociolinguistics – Intentionality, Interpretation and Social Meaning, pp. 111-42)


Aula 13: 13/10/2020
Concepções de linguagem segundo Bakhtin
Linguagem e interação

Textos de referência:
BAKTHIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013. pp. 23-43
BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:_____. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, Diana Luz Pessoa. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, Dialogismo e construção de sentido. 2.ed.rev. Campinas: Ed. da Unicamp, 2005. pp.25-36
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In:_____ (org.) Bakhtin: outros conceitoschave. São Paulo: Contexto, 2006.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Escrita, leitura, dialogicidade. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2.ed.rev. Campinas: Ed. da Unicamp, 2005. pp.265-73


Aula 14: 20/10/2020
Teorias do discurso e identidades sociais
Produção de sentido
Práticas discursivas
Linguagem e identidade

Textos de referência:
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. (Capítulo 3 Teoria social do discurso. pp. 89-131)
GEE, James Paul. Social linguistics and literacies. Ideology in discourses. 3.ed. London: Routledge, 2008. (Chap.5 Meaning. pp. 90-114)
GEE, James Paul. An introduction to discourse analysis. Theory and method. 3.ed. London: Routledge, 2011. (Chap. 3 Tools of inquiry and Discourses. pp. 27-42
GEE, James Paul. Identity as ananalytic lens for research in Education. Review of Research in Education. 25: 99-125, 2001.
SIGNORINI, Inês. (Des)construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. In: SIGNORINI, Inês. (org.) Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. pp. 139-171


Aula 15: 27/10/2020
Seminário final de avaliação

Bibliografia

AGAR, Michael. Language Shock. Understanding the culture of conversation. New York: Perenial, 2002.

ALKIMIM, Tânia. Sociolinguística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguistica: domínios e fronteiras, vol 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001, pp. 21-47
 
BAKTHIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013. pp. 23-43

BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:_____. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, Dialogismo e construção de sentido. 2.ed.rev. Campinas: Ed. da Unicamp, 2005. pp.25-36

BARTON, David. Literacy. An introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell, 1994. pp. 176-87

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies. Reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies. Reading and writing in context. London: Routledge, 2000. p.7-15 

BLOM, Jan-Petter; GUMPERZ, John J. O significado social na estrutura linguistica. Alternância de códigos na Noruega. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. (orgs.) Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. pp. 45-84

BLOMMAERT, Jan. Discourse. A critical introduction: Cambridge University Press, 2005.

BLOMME, David; KALMAN, Judy; SAYMOUR, Matt. Fashioning literacy as social. In: BLOMME, David; CASTANHEIRA, Maria Lucia; LEUNG, Constant; ROWSELL, Jennifer. Re-theorizing Literacy Pratices. Complex social and cultural contexts. London: Rotledge, 2019. pp.15-29

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In:_____ (org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Escrita, leitura, dialogicidade. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2.ed.rev. Campinas: Ed. da Unicamp, 2005. pp.265-73

CAJAL, A interação de sala de aula. In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS- PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 125-59

CASTANHEIRA, Maria Lúcia; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVEA, Cristina. Eventos interacionais e eventos de letramento: um exame das condições sociais e semióticas da escrita em uma turma de educação infantil. Cad. Cedes, Campinas, v.33, n.89, p.91-107, jan-abr, 2013.

CASTANHEIRA, Maria Lúcia; STREET, Brian. Eventos e práticas de letramento. In: Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2015.

CAVALCANTI, Marilda. Um evento de letramento como cenário de construção de identidades sociais. In: In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 105-24

COULMAS, Florian. Escrita e sociedade. São Paulo: Parábola, 2014.

COOK-GUMPERZ, Jenny. Introdução. In: A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 11-26

COOK-GUMPERZ, Jenny. Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? In: ________. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 27-57

ERICKSON, Frederick; SHULTZ, Jeffrey. 'O quando' de um contexto. Questões e métodos na análise da competência social. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. Sociolinguistica Interacional. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2012, pp. 215-46

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FIGUEROA, Esther. Sociolinguistic metatheory. Oxford: Elsevier, 1994.

GEE, James Paul. Social linguistics and literacies. Ideology in discourses. 3.ed. London: Routledge, 2008.

GEE, James Paul. An introduction to discourse analysis. Theory and method. 3.ed. London: Routledge, 2011.

GEE, James Paul. Identity as ananalytic lens for research in Education. Review of Research in Education. 25: 99-125, 2001.

GUMPERZ, John J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. (orgs.) Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. pp. 149-82

GUMPERZ, John J.; COOK-GUMPERZ, Jenny. A sociolinguística interacional no estudo da escolarização. In: COOK-GUMPERZ, Jenny (org.) A construção social da alfabetização. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. pp. 55-75

HORNBERGER, Nancy H. Criando contextos eficazes de aprendizagem para o letramento bilíngue. In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 23-50

KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. (org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. pp. 15-61

KOCK, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KRESS, Gunther Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003. pp. 61-83

KRESS, Gunther; ROWSELL, Jennifer. Literacy as a social practice. New realities and new models. In: BLOMME, David; CASTANHEIRA, Maria Lucia; LEUNG, Constant; ROWSELL, Jennifer. Re-theorizing Literacy Pratices. Complex social and cultural contexts. London: Rotledge, 2019. pp.30-49

MARINHO, Marildes. Letramento: a criação de um neologismo e a construção de um conceito. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. pp. 68-100

MILLS, Kathy. Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016.

PAPEN, Uta. Literacy and education. Policy, practice and public opinion. London: Routledge, 2016.

SOARES, Magda. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento. Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. pp. 62- 125

SIGNORINI, Inês. (Des)construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. In: SIGNORINI, Inês. (org.) Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. pp. 139-171

SOARES, Magda. Linguagem e escola. Uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRINA, Heliane Maria; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (orgs.) Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

STREET, Brian. Culture is a verb. Anthropological aspects of language and cultural process. In: GRADDOL, D.; THOMPSON, L.; BYRAM, M. Language and culture. London: Clevendon, 1993.

STREET, Brian. Culture as a verb. In: HEATH, Shirley B.; STREET, Brian. On Ethnography. Approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, 2008. pp. 7-13

STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (org.) Discursos e práticas de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2012. pp. 69-92

STREET, Brian. Letramentos sociais. Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.