Turma: K
Data de início: 05/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 5
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão e aprimoramento dos projetos de dissertação e tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos discentes e, de modo geral, para a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais”. O objetivo desta disciplina será criar um espaço sistemático de discussão dos projetos de pesquisa dos alunos, de modo a contribuir para o aprimoramento desses projetos, para a formação científica do grupo e também para o fortalecimento da linha de pesquisa, pelo debate em torno de conceitos, temas e referenciais teórico-metodológicos a ela pertinentes. Todos os projetos serão discutidos coletivamente, a partir de leitura prévia a ser feita por todo o grupo e pela professora. Para cada projeto, um aluno da turma ficará responsável por elaborar um parecer por escrito. A discussão de cada projeto será iniciada por uma breve apresentação da(o) autora(o), a qual deverá sintetizar o problema de pesquisa e as principais inquietações na atual fase de elaboração do projeto. Depois disso, o aluno parecerista apresentará suas apreciações sobre o projeto, abrindo-se em seguida a discussão para toda a turma. Tanto na elaboração dos pareceres quanto na realização dos debates, a tônica deverá ser a da crítica assertiva, respeitosa e solidária, a partir do sentimento de co-responsabilidade por uma produção científica que é, antes de tudo, coletiva e não prescinde de fundamentos éticos.
A linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais” no Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG: composição, tendências teóricas e metodológicas.
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes.
Referenciais teóricos e metodológicos para aprimoramento dos projetos de pesquisa.
Proposta para a disciplina na modalidade ERE- (Ensino Remoto Emergencial):
Em decorrência da aprovação pelo CEPE da Resolução n.01/2020, com data de 25 de junho de 2020, a Câmara de Pós-Graduação deliberou sobre as diretrizes a serem seguidas pelos Programas de Pós-Graduação no que diz respeito ao replanejamento da disciplina, devendo ela constar: (1) ementa da disciplina; (2) referências bibliográficas com acesso gratuito online; (3) plataforma na qual a atividade será realizada e a forma de acesso a essa plataforma; (4) cronograma de trabalho detalhado, incluindo as datas e os horários da atividades síncronas; (5) metodologia de ensino; (6) metodologia de avaliação.
1. Ementa da disciplina:
Discussão e aprimoramento dos projetos de dissertação e tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos discentes e, de modo geral, para a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais”.
O objetivo desta disciplina será criar um espaço sistemático de discussão dos projetos de pesquisa dos alunos, de modo a contribuir para o aprimoramento desses projetos, para a formação científica do grupo e também para o fortalecimento da linha de pesquisa, pelo debate em torno de conceitos, temas e referenciais teórico-metodológicos a ela pertinentes.
Todos os projetos serão discutidos coletivamente, a partir de leitura prévia a ser feita por todo o grupo e pela professora. Para cada projeto, um aluno da turma ficará responsável por elaborar um parecer por escrito. A discussão de cada projeto será iniciada por uma breve apresentação da(o) autora(o), a qual deverá sintetizar o problema de pesquisa e as principais inquietações na atual fase de elaboração do projeto. Depois disso, o aluno parecerista apresentará suas apreciações sobre o projeto, abrindo-se em seguida a discussão para toda a turma.
Tanto na elaboração dos pareceres quanto na realização dos debates, a tônica deverá ser a da crítica assertiva, respeitosa e solidária, a partir do sentimento de co-responsabilidade por uma produção científica que é, antes de tudo, coletiva e não prescinde de fundamentos éticos.
2. Referências Bibliográficas:BECKER, H. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro, Zahar, 2007. Disponívelem: http://www.brunovivas.com/wp-content/uploads/sites/10/2018/07/BECKER-Howard-S.-Segredos-e-truques-da-pesquisa.pdf
GUIA DO ALUNO doPrograma de Pós-GraduaçãoemEducação: Conhecimento e Inclusão Social – UFMG. UFMG, Faculdade de Educação, 2016.
3. Plataforma na qual a atividade será realizada e a forma de acesso à plataforma:
As aulas ocorrerão preferencialmente na plataforma moodle e na plataforma Microsoft Teams. Sempre que houver atividade síncrona, a mesma ocorrerá no mesmo dia e horário da aula no contexto das atividades presenciais.
4. Cronograma de trabalho detalhado, incluindo as datas e os horários das atividades síncronas;
Data Atividade Autores/alunos
11/03/2020 Apresentação; organização da disciplina / discussão da proposta.
05/08/2020 Atividade síncrona Microsoft Teams: Howard Becker- cap. 1 e 2
19/08/2020 Estudo dirigido Howard Becker- cap. 3
02/09/2020 Atividade síncrona Microsoft Teams: Howard Becker- cap.4
16/09/2020 Estudo dirigido Howard Becker- cap. 5 e 6
07/10/2020 Apresentação Projeto 1 Leitura e análise coletiva/ Pareceristado Projeto 1- Atividade Síncrona
21/10/2020 Apresentação Projeto 2 Leitura e análise coletiva/ Parecerista do Projeto 2- Atividade Síncrona
04/11/2020 Apresentação Projeto 3 Leitura e análise coletiva/ Parecerista do Projeto 3- Atividade Síncrona
5. Metodologia de ensino:
Experimentaremos o método da sala de aula invertida, conhecida como a aula invertida de aprendizagem para o domínio (Bergmann e Sams, 2018) . Este método é um dos espectros das chamadas metodologias ativas, cujo objetivo é deslocar a atenção do professor para o aprendiz e para a aprendizagem. Basicamente, o conceito de sala de aula invertida desloca o que é feito tradicionalmente em sala de aula, para a casa. E o que é tradicionalmente feito em casa, agora é realizado em sala de aula. Na prática, os momentos síncronos são utilizados para discutir o vídeo ou outras atividades que foram vistas em casa, nos chamados momentos assíncronos. Sugere-se que os alunos, ao assistirem ao vídeo, transcrevam os pontos importantes, registrem suas dúvidas e elaborem uma pequena síntese do conteúdo visto.
A metodologia da sala de aula invertida exige uma nova configuração para o papel do professor, que passa a assumir funções mais orientadoras e tutoriais. Neste sentido, os alunos que costumam ter mais dificuldades tendem a receber mais ajuda dos professores. A presença do professor exige dele mais feedback aos alunos e menos tempo de preleção. O objetivo da sala de aula invertida é fazer com que os alunos compreendam a importância de uma atitude responsiva face à aprendizagem e o professora importância de garantir um ambiente estruturado para o aprendizado.
6. Metodologia de Avaliação:
Atividade / critério Valor
Parecer I (individual) 35
Parecer II (coletivo) 35
Participação qualificada na disciplina, tanto nos momentos síncronos quanto nos momentos assíncronos. 30
TOTAL 100
DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PARECER SOBRE OS PROJETOS:
Os pareceres elaborados pelos professores a respeito de projetos de pesquisa têm, comumente, três tópicos: Histórico, Mérito e Voto (pela aprovação ou não do projeto). Como nossa situação é diferente – o parecer visa a contribuir para o aprimoramento do projeto e não tem como objetivo apresentar um “voto” final sobre ele -, propõe-se a seguinte estrutura para os pareceres a serem elaborados pelos alunos:
A . Histórico:
Breve descrição sobre os itens do projeto e o conteúdo dos mesmos. Exemplo:
O projeto inicia-se com uma breve introdução na qual o(a) autor(a) descreve o objetivo do estudo e apresenta o motivo de seu interesse pelo tema. Em seguida, apresenta a justificativa e a fundamentação teórica da investigação, baseando-se... Apresentam-se, na seqüência, o objetivo geral da pesquisa e quatro objetivos específicos. Descreve-se a metodologia a ser desenvolvida, que consistirá de duas fases. Uma primeira na qual será realizada uma análise quantitativa... A segunda fase consiste em.... Finalmente, o projeto apresenta o cronograma no qual se prevê...
B. Apreciações (comentários, questões, dúvidas, sugestões):
Fazer uma análise ou apreciação do projeto, apresentando comentários, questões, dúvidas ou sugestões. Podem, dentre outras, ser consideradas questões como as que se seguem:
- o problema/objeto da pesquisa está claramente formulado e bem delimitado?
- o campo científico no qual a pesquisa se insere foi adequadamente esclarecido?
- a fundamentação teórica é adequada ao problema proposto e está apresentada de modo claro e coerente?
- o objeto de pesquisa foi construído de modo pertinente a partir do diálogo com a literatura?
- a pesquisa é relevante no campo científico em que se insere? Quais as suas possíveis contribuições? Essa relevância está bem caracterizada no projeto?
- os objetivos foram claramente formulados? São pertinentes?
- a metodologia / os procedimentos metodológicos propostos são adequados ao problema e aos objetivos? (“o objeto dita o método”)
- o cronograma é factível?
- a linguagem está clara e coerente? Quais as sugestões?
Obs: não é necessário abordar todas essas questões; algumas, inclusive, são redundantes. Foram elencadas com o objetivo de exemplificar tópicos que podem ser discutidos, devendo ser focalizados os que despertem mais atenção da(o) parecerista.
BECKER, H. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro, Zahar, 2007. Disponívelem: http://www.brunovivas.com/wp-content/uploads/sites/10/2018/07/BECKER-Howard-S.-Segredos-e-truques-da-pesquisa.pdf
GUIA DO ALUNO doPrograma de Pós-GraduaçãoemEducação: Conhecimento e Inclusão Social – UFMG. UFMG, Faculdade de Educação, 2016.