Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Teorias de Currículo

Turma: J

Data de início: 04/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Emergência do campo curricular. Panorama geral dos estudos curriculares, sua composição e vertentes teóricas. O pensamento curricular no Brasil: distinções, aproximações e divergências entre as diferentes perspectivas.

Programa

Objetivos:

Discutir a emergência do campo curricular
Apresentar diferentes teorias curriculares, bem como as diferentes concepções de currículo que lhes são correspondentes.
Mapear o campo curricular no Brasil
Analisar a produção teórica curricular brasileira


Aula 1 - Apresentação (da disciplina):
17/03/20

Apresentação, discussão do plano de curso e das avaliações
Compreender a proposta do curso
Se comprometer com os trabalhos a serem desenvolvidos


1) Apresentações (nome; atuação profissional; orientador/a; problema de pesquisa; desejos para essa disciplina; objeto que te representa)
2) Explicações sobre a proposta do curso
3) O que são teorias de currículo

Aula 2
04/08/20

Acolhimento
Nesse momento de retomada das aulas, precisamos entender como está todo mundo. Quais os desafios enfrentados? Quais as soluções construídas?
É um momento muito especial para nos fortalecermos conjuntamente para o desenvolvimento do semestre, nos preparando para aprender muito, com qualidade, segurança e equidade.
Explicar a proposta do curso na modalidade ERE. Web conferências no Teams: Aula 2, 3, 4, 6, 7
Aula 5: Debate no fórum.
Elas acontecerão preferencialmente no horário da disciplina: terça de manhã. Quem não conseguir participar ao vivo, poderá enviar perguntas no fórum até dois dias depois e eu responderei na sexta.
A turma se dividirá em 3 grupos para a realizações de dois trabalhos avaliativos.
A aula 8 será destinada a uma sistematização geral do campo curricular e seus principais conceitos em um trabalho em grupo, o qual consiste na elaboração um Mapa conceitual no valor de 30 pontos.
A aula 9 será ministrada pela convidada Dra Gláucia Carneiro.
A aula 10 será destinada àpreparação nos grupos para a apresentação de trabalho que acontecerá nas aulas 11, 12, 13. A preparação nesta aula 10 deverá resultar na entrega do planejamento das apresentações. Esse trabalho em grupo vale 30 pontos.

Uma outra atividade formativa será a escrita de um texto articulando as questões de pesquisa com algum conceito aprendido no curso. Tal texto será postado no Moodle. Será avaliado pela professora no valor de 40 pontos.

Todos os textos de referência para o curso estão disponíveis no Moodle
Visando atender aos princípios pedagógicos sugeridos pela FaE, faremos atividades coletivas com a turma do André e também as turmas da graduação. Isso significa que algumas datas das atividades online serão combinadas. Mas todas as aulas estarão gravadas e disponibilizadas no fórum do Moodle, para posterior consulta.    Conhecer os dilemas que estão sendo enfrentados no momento e, quem sabe, descobrir alternativas criadas que possam nos inspirar a todas/os.

Expressar, se quiser, ao conjunto da turma:
1)    Angústias e dificuldades
2)    Estratégias utilizadas para enfrentá-las
Máximo 5 min.

Conhecer a proposta do ERE    Web conferência no Teams, com link disponível no Moodle. Gravação. Fórum no Moodle para comentários.
8 às 12h
Aula 3
11/08/20

Etimologia, Quadro teóricoe Teoria Tradicional

Compreender a origem e composição do campo curricular e as principais características da Teoria Tradicional    Web conferência no Teams, com link disponível no Moodle. Gravação.
9h às 11h.
Participação no fórum de dúvidas e comentários até na quinta.
Leituras Obrigatórias:
a)    GOODSON, Ivor. Etimologias, epistemologias e o emergir do currículo. In: GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 29-43.
b)    SILVA, Tomaz Tadeu da. Nascem os “estudos sobre currículo”: as teorias tradicionais. In: Documentos de Identidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 21-28
Aula 4
18/08/20

Teoria Crítica:
Sociologia do currículo
Nova Sociologia da Educação

Compreender as características e os conceitos da Teoria Crítica    Web conferência no Teams, com link disponível no Moodle. Gravação.
9h às 11h.
Participação no fórum de dúvidas e comentários até na quinta.
Leituras Obrigatórias:
a)    APPLE, Michael. A ideologia e a reprodução cultural e econômica. In: APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 61-80
b)    YOUNG, Michael. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: GRACIO, Sérgio; STOER, Stephen (Orgs.). Sociologia da Educação II – Antologia: a construção social das práticas educativas. Lisboa: Livros Horizonte, 1982. p. 151-187.
Aula 5
25/08/20

Teoria crítica no Brasil

Pedagogia do oprimido
Pedagogia crítico social dos conteúdos

Sistematizar os principais conceitos da Pedagogia do Oprimido e Pedagogia crítico social e diferenças entre elas.    Debater as teorias dos autores postando no fórum questões provocadoras e análise de charges.
Fórum no Moodle de 9h às 11h.
Participação no fórum de dúvidas e comentários até na quinta.
Leituras obrigatórias:
a)    SCOCUGLIA, A. C. As reflexões curriculares de Paulo Freire. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, v. 06, p. 81-92, 2005.
b)    RIBEIRO, M. P. ; ZANARDI, T. A. . As concepções marxistas da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo. Educação em Revista (Online), v. 34, p. 1-20, 2018.
Aula 6
01/09/20

Teorias Pós-Críticas

Estudos Culturais
Pós –Estruturalismo
Compreender as características e os conceitos da Teoria Pós-Crítica    Web conferência no Teams, com link disponível no Moodle. Gravação.
9h às 11h.
Participação no fórum de dúvidas e comentários até na quinta.
Leituras Obrigatórias:
a)    LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, nº 39, 2013, 7-23.
b)    PARAÍSO, Marlucy Alves. Contribuições dos Estudos Culturais para o Currículo. Presença Pedagógica, v.10, n.55, Belo Horizonte: Dimensão, jan./fev., 2004, p.53-61.
c)    ASPIS, Renata. Notas esparsas sobre filosofias da diferença e currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 429-439, set./dez. 2016.
Aula 7
08/09/20

Teorias Pós-Críticas
Ética em Foucault e pesquisa em educação

Compreender os conceitos da Ética foucaultiana e as possibilidades da pesquisa em educação    Web conferência no Teams, com link disponível no Moodle. Gravação.
9h às 11h.
Participação no fórum de dúvidas e comentários até na quinta.
Leituras Obrigatórias:
Ainda estão sendo definidas
Aula 8
15/09/20

Elaboração do Mapa conceitual do campo curricular – Trabalho em grupo    Compreender o quadro teórico do campo curricular e seus principais conceitos
Definir os conceitos de cada vertente teórica    Elaboração em grupo de um Mapa conceitual
Valor do trabalho: 30 pontos
Aula 9
22/09/20

Estudos curriculares brasileiros: Perspectiva Deleuziana    Compreender os estudos curriculares brasileiros, as áreas e conceitos.    Web conferência no Teams, com link disponível no Moodle. Gravação.
Leituras Obrigatórias:
a)    CARNEIRO, Gláucia Conceição; PARAÍSO, MarlucyAlves . Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Práxis Educativa (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 1-22, 2018.
Leitura complementar:
b)    TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola. Um plano de imanência para o currículo. In: TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 127-205.
Aula 10
29/09/20

Preparação/elaboração do Planejamento do trabalho em grupo    Planejar a realização do trabalho em grupo sobre os estudos curriculares brasileiros    A ser definido pelos grupos.
Entrega do planejamento
Valor do trabalho: 30 pontos
Aula 11
06/10/20

Estudos curriculares brasileiros: História das disciplinas/Conhecimento em rede/Cotidiano    Compreender os estudos curriculares brasileiros, as áreas e conceitos.    A ser definido pelos grupos
Leituras Obrigatórias:
a)    FERREIRA, Márcia Serra; FONSECA, Maria Verônica; VILELA, Carolina Lima; TORRES, Marcele. A pesquisa em história das disciplinas e história do currículo: investigando a recente produção brasileira. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Invenção, Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil. Vitória, 2011. p. 1-11.
b)    OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículo e processos de aprendizagemensino: políticas práticas educacionais cotidianas. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 375-391, set./dez. 2013.
Aula 12
13/10/20

Estudos curriculares brasileiros: Políticas e Culturalistas    Compreender os estudos curriculares brasileiros, as áreas e conceitos.    A ser definido pelos grupos
Leituras Obrigatórias:
a)    AGUIAR, Márcia Ângela. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, Márcia Ângela e DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018, p. 8-22.
b)    SILVA, Monica Ribeiro Da. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educ. rev. Belo Horizonte , v. 34, e214130, 2018.
c)    CANEN, Ana. O multiculturalismo e o papel da pesquisa na formação docente: uma experiência de currículo em ação.Currículo sem Fronteiras, v.8, n.1, p.17-30, Jan/Jun 2008.
Aula 13
20/10/20

Estudos curriculares brasileiros: Gênero, sexualidade, raça    Compreender os estudos curriculares brasileiros, as áreas e conceitos.    A ser definido pelos grupos
Leituras Obrigatórias:
a)    DAL’IGNA, Maria Cláudia; KLEIN Carin; MEYER, Dagmar E. Generificação das práticas curriculares: uma abordagem feminista pós-estruturalista. Currículo sem Fronteiras. v. 16, n. 3, p. 468-487, set./dez. 2016.
b)    OLIVEIRA, Iris Verena Santos. Empoderamento crespo: ciberativismo, currículo e diferença nas escolas. Trabalho - 39ª Reunião Nacional da ANPEd (2019) GT12 – Currículo.
c)    SILVA, Luiza C. S.; SALES, Shirlei R. “Aquele tesão repentino por si mesma”: currículo da nudez autoexposta na produção de sexualidades e gênero na sociedade contemporânea interconectada. In: PARAÍSO, Marlucy A., CALDEIRA, Maria C. S. (Orgs.). Pesquisas sobre Currículos, Gêneros e Sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 279-298.
Aula 14
27/10/20

Escrita de um texto acadêmico    Sistematizar os conceitos aprendidos e relacionar com o problema de pesquisa    Postagem no Moodle até27/10/20
Valor40 pontos

Aula 15
03/11/20

Sistematização final    Sistematizar a avaliação do processo vivido    Chat no Moodle
09h às 10h


Bibliografia

AGUIAR, Márcia Ângela. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, Márcia Ângela e DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018, p. 8-22.

APPLE, Michael. A ideologia e a reprodução cultural e econômica. In: APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 61-80.

ASPIS, Renata. Notas esparsas sobre filosofias da diferença e currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 429-439, set./dez. 2016.

CANEN, Ana. O multiculturalismo e o papel da pesquisa na formação docente: uma experiência de currículo em ação.Currículo sem Fronteiras, v.8, n.1, p.17-30, Jan/Jun 2008.

CARNEIRO, Gláucia Conceição; PARAÍSO, MarlucyAlves . Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Práxis Educativa (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 1-22, 2018.

DAL’IGNA, Maria Cláudia; KLEIN Carin; MEYER, Dagmar E. Generificação das práticas curriculares: uma abordagem feminista pós-estruturalista. Currículo sem Fronteiras. v. 16, n. 3, p. 468-487, set./dez. 2016.

FERREIRA, Márcia Serra; FONSECA, Maria Verônica; VILELA, Carolina Lima; TORRES, Marcele. A pesquisa em história das disciplinas e história do currículo: investigando a recente produção brasileira. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Invenção, Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil. Vitória, 2011. p. 1-11.

GOODSON, Ivor. Etimologias, epistemologias e o emergir do currículo. In: GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 29-43.  

LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, nº 39, 2013, 7-23.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículo e processos de aprendizagemensino: políticas práticas educacionais cotidianas. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 375-391, set./dez. 2013.

OLIVEIRA, Iris Verena Santos. Empoderamento crespo: ciberativismo, currículo e diferença nas escolas. Trabalho - 39ª Reunião Nacional da ANPEd (2019) GT12 – Currículo.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Contribuições dos Estudos Culturais para o Currículo. Presença Pedagógica, v.10, n.55, Belo Horizonte: Dimensão, jan./fev., 2004, p.53-61.

RIBEIRO, M. P. ; ZANARDI, T. A. . As concepções marxistas da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo. Educação em Revista (Online), v. 34, p. 1-20, 2018.

SCOCUGLIA, A. C. As reflexões curriculares de Paulo Freire. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, v. 06, p. 81-92, 2005.

SILVA, Luiza C. S.; SALES, Shirlei R. “Aquele tesão repentino por si mesma”: currículo da nudez autoexposta na produção de sexualidades e gênero na sociedade contemporânea interconectada. In: PARAÍSO, Marlucy A., CALDEIRA, Maria C. S. (Orgs.). Pesquisas sobre Currículos, Gêneros e Sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 279-298.

SILVA, Monica Ribeiro Da. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educ. rev. Belo Horizonte , v. 34, e214130, 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Nascem os “estudos sobre currículo”: as teorias tradicionais. In: Documentos de Identidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 21-28.

TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola. Um plano de imanência para o currículo. In: TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 127-205.

YOUNG, Michael. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: GRACIO, Sérgio; STOER, Stephen (Orgs.). Sociologia da Educação II – Antologia: a construção social das práticas educativas. Lisboa: Livros Horizonte, 1982. p. 151-187.