Turma: E
Data de início: 05/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Orientações individuais e compartilhadas para desenvolvimento das pesquisas; realização de estudos de base para as pesquisas do grupo; participação nos seminários coletivos. Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Matemática. Orientações de projetos de pesquisa.
Desenvolvimento
O Seminário se desenvolverá com relatos e discussões dos projetos de pesquisas; realização de estudos indicados como base teórica de referência geral das pesquisas e ampliação de conhecimentos sobre a Plataforma Lattes e o Sistema de Ética na Pesquisa.
Como Ensino Remoto Emergencial, as aulas serão realizadas de forma síncrona na plataforma TEAMS nas datas e horário conforme o cronograma abaixo. As plataformas TEAMS e MOODLE serão utilizadas para interagir de forma assíncrona com os estudantes e disponibilizar materiais. Os estudantes que tiverem dificuldades de acesso ou de outro tipo, relacionado à pandemia causada pelo Coronavírus, terão outras possibilidades de acesso que serão combinadas caso a caso.
Cronograma
Data Horário Atividade
05/08 16h-18h Entendendo a Plataforma Lattes
Participação da Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca (UFMG)
19/08 16h-18h Conversando com os autores do artigo “Caravelas à vista”
Participação dos Prof. Dr. Filipe Fernandes (UFMG) e Prof. Dr. Victor Giraldo (UFRJ)
02/09 16h-18h Apresentação e discussão do projeto de pesquisa de Ellen Cássia
16/09 16h-18h Apresentação e discussão do projeto de pesquisa de Luana Oliveira
07/10 16h-18h Conversando com o autor do artigo sobre Lesson Study (a definir)
Participação do Prof. Dr. Miguel Ribeiro (UNICAMP)
21/10 16h-18h Apresentação e discussão do projeto de pesquisa de Roselene Amâncio
04/11 16h-18h Apresentação e discussão do projeto de pesquisa de Juliano Pereira
Encerramento.
Avaliação
Participação nos encontros síncronos do Seminário: 20 pontos
Desenvolvimento do projeto de pesquisa: 40 pontos
Avaliação do desenvolvimento do projeto feita pelo orientador: 40 pontos
BAPTISTA, M.; PONTE, J.P.P.; VELEZ, I.; BELCHIOR, M.; COSTA, E. (2007) O Lesson Study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional. Bolseira do Ministério da Educação e da FCT (SFRH/BD/41023/2007). Repositório Universidade de Lisboa, https://core.ac.uk/reader/12426778
GIRALDO, V.; FERNANDES, F. S. Caravelas à vista: giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 12, n. 30, p. 467-501, 2019.https://doi.org/10.46312/pem.v12i30.9620
TOBIAS, Petrina Rúbria Nogueira Avelar. Sala de aula invertida na Educação Matemática: uma experiência com alunos do 9º ano no ensino de proporcionalidade, Capítulo 3, Dissertação, Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência, FaE UFMG, Or: Dr. Diogo Alves de Faria Reis, Coorientadora: Dra. Teresinha Fumi Kawasaki, Belo Horizonte, 2018.