Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Etnografia e crianças: Leituras com Christina Toren

Turma: C

Sala: 6 e 7/03 (Sala 402) 8 e 9/03 (Teleconferência)

Data de início: 06/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Mini Curso

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Christina Toren- (Saint Andrews University), Fernanda Muller (UNB), Fávia Pires ( UFPB), Clarice Cohn ( UFSCAR),Isabel Moura Carvalho(UFRGS)

Horários

Ementa

O seminário tem como objetivo dialogar com a trajetória de pesquisa da Profa. Christina Toren (Departamento de Antropologia da Universidade St. Andrews/Escócia), analisando suas contribuições para a antropologia, a educação e estudos da infância. Serão contemplados textos e reflexões da autora, assim como de pesquisadoras brasileiras que dialogam com sua perspectiva teórico-metodológica.

Programa

1. Leitura textos de Chirstina Toren, com mediação de pesquisadores brasileiros 

2. Discussão com Christina Toren sobre desenvolvimento de etnografias com crianças   

Bibliografia

TOREN, Christina (1993). Making history

TOREN, Chirstina (1999). Mind, materiality and history.

TOREN, Christina (2004).Becoming a Christian in Fiji: an ethnographic study of ontogeny 


TOREN, Christina. Learning as a microhistorical process. In: JARVIS, Peter & WATTS, Mary

(Eds.). The Routledge international handbook of learning. London: Routledge, 2012, p. 402-

410.


CARVALHO, Isabel, STEIL, Carlos Alberto. Epistemologias ecológicas: delimitando um

conceito. In: Mana,20(1), p.163-183, 2014 (versões em português e inglês)

. BORGES, Marcelo Gules; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. A

Juçara vai à escola: aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições. In: Horizontes

Antropológicos. Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 309-329, jul./dez. 2015.


TOREN, Christina. Imagining the world that warrants our imagination: The revelation of

Ontogeny. In: Cambridge Anthropology, vol. 30 (1), Spring 2012. p. 64-79

. ____________ . The stuff of imagination: what we can learn from Fijian children’s ideas

about their lives as adults. In: Social Analysis, vol. 55(1), Spring 2011, p. 23-47


TOREN, Christina. Becoming a Christian in Fiji: an ethnographic study of ontogeny. In: The

Journal of Royal Anthropology Institute. Vol. 10, n. 1, (march.2004) p. 222-240

. _____________. Corrigendum: Becoming a Christian in Fiji: an ethnographic study. of

ontogeny. The Journal of Royal Anthropology Institute. Vol. 10, n. 1, (march.2004). p. 221


PIRES, Flávia. Tornando-se Adulto: uma abordagem antropológica sobre crianças e religião.

Religião & Sociedade (Impresso), v. 30, p. 143-164, 2010.

. __________ . Child as family sponsor: An unforeseen effect of Programa Bolsa Familia in

northeastern Brazil. Childhood (Copenhagen), v. 21, p. 134-147, 2014.


COHN, Clarice.  A criança, a morte e os mortos: o caso mebengokré-xikrin. Horizontes

Antropológicos.[online]. 2010, vol.16, n.34, pp.93-115.

ISSN 01047183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832010000200005. (versão em

português e inglês)

. ___________ . Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da

infância no Brasil. In: Revista Civitas. Porto Alegre, vol 13, n. 2, pg.221-234, mai/ago. 2013

TOREN, Christina. Compassion for one another: constituting kinship as intentionality in Fiji.

In: The Journal of Royal Anthropology Institute. Vol 5, n. 2 jun 1999 , p. 265-280


. ____________ .  Making Sense of Hierarchy. Cognition as Social Process in Fiji, London

School of Economics, Monographs in Social Anthropology, 61, London, Athlone.

1990


TOREN, Christina. Mind, Materiality and History. Explorations in Fijian Ethnography.

London: Routledge, 1999.