Turma: C
Sala: 6 e 7/03 (Sala 402) 8 e 9/03 (Teleconferência)
Data de início: 06/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Mini Curso
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Christina Toren- (Saint Andrews University), Fernanda Muller (UNB), Fávia Pires ( UFPB), Clarice Cohn ( UFSCAR),Isabel Moura Carvalho(UFRGS)
O seminário tem como objetivo dialogar com a trajetória de pesquisa da Profa. Christina Toren (Departamento de Antropologia da Universidade St. Andrews/Escócia), analisando suas contribuições para a antropologia, a educação e estudos da infância. Serão contemplados textos e reflexões da autora, assim como de pesquisadoras brasileiras que dialogam com sua perspectiva teórico-metodológica.
1. Leitura textos de Chirstina Toren, com mediação de pesquisadores brasileiros
2. Discussão com Christina Toren sobre desenvolvimento de etnografias com crianças
TOREN, Christina (1993). Making history
TOREN, Chirstina (1999). Mind, materiality and history.
TOREN, Christina (2004).Becoming a Christian in Fiji: an ethnographic study of ontogeny
TOREN, Christina. Learning as a microhistorical process. In: JARVIS, Peter & WATTS, Mary
(Eds.). The Routledge international handbook of learning. London: Routledge, 2012, p. 402-
410.
CARVALHO, Isabel, STEIL, Carlos Alberto. Epistemologias ecológicas: delimitando um
conceito. In: Mana,20(1), p.163-183, 2014 (versões em português e inglês)
. BORGES, Marcelo Gules; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. A
Juçara vai à escola: aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições. In: Horizontes
Antropológicos. Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 309-329, jul./dez. 2015.
TOREN, Christina. Imagining the world that warrants our imagination: The revelation of
Ontogeny. In: Cambridge Anthropology, vol. 30 (1), Spring 2012. p. 64-79
. ____________ . The stuff of imagination: what we can learn from Fijian children’s ideas
about their lives as adults. In: Social Analysis, vol. 55(1), Spring 2011, p. 23-47
TOREN, Christina. Becoming a Christian in Fiji: an ethnographic study of ontogeny. In: The
Journal of Royal Anthropology Institute. Vol. 10, n. 1, (march.2004) p. 222-240
. _____________. Corrigendum: Becoming a Christian in Fiji: an ethnographic study. of
ontogeny. The Journal of Royal Anthropology Institute. Vol. 10, n. 1, (march.2004). p. 221
PIRES, Flávia. Tornando-se Adulto: uma abordagem antropológica sobre crianças e religião.
Religião & Sociedade (Impresso), v. 30, p. 143-164, 2010.
. __________ . Child as family sponsor: An unforeseen effect of Programa Bolsa Familia in
northeastern Brazil. Childhood (Copenhagen), v. 21, p. 134-147, 2014.
COHN, Clarice. A criança, a morte e os mortos: o caso mebengokré-xikrin. Horizontes
Antropológicos.[online]. 2010, vol.16, n.34, pp.93-115.
ISSN 01047183. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832010000200005. (versão em
português e inglês)
. ___________ . Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da
infância no Brasil. In: Revista Civitas. Porto Alegre, vol 13, n. 2, pg.221-234, mai/ago. 2013
TOREN, Christina. Compassion for one another: constituting kinship as intentionality in Fiji.
In: The Journal of Royal Anthropology Institute. Vol 5, n. 2 jun 1999 , p. 265-280
. ____________ . Making Sense of Hierarchy. Cognition as Social Process in Fiji, London
School of Economics, Monographs in Social Anthropology, 61, London, Athlone.
1990
TOREN, Christina. Mind, Materiality and History. Explorations in Fijian Ethnography.
London: Routledge, 1999.