Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Psicologia, Psicanálise e Educação

Turma: L

Data de início: 05/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Organização e funcionamento da Linha. Leituras e reflexões sobre a escrita acadêmica. Projeto de Pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação. Comitê de Ética em Pesquisa. Seminário de apresentação e discussão dos Projetos de mestrado.

Programa

Esta disciplina foi organizada para ser executada com princípios do Ensino Remoto Emergencial. Serão realizados encontros quinzenais através do Microsoft Teams e Google Classroom (avaliado como mais acessível).

Módulo I - Organização e Funcionamento da Linha

Módulo II – A questão da escrita acadêmica : projeto de pesquisa  

Módulo III - Métodos de Pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação  

Módulo IV - Seminário de apresentação e discussão e dos projetos

Bibliografia

Bianchetti, L.; Machado, A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

Eco, U. (1977). Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva.  

Gaskell, G.; Bauer, M. W (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (11ed.). Petrópolis: Vozes, 2013.  

Guia do aluno. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. 2016 (em reformulação).  

Luna, S. V. (1996). Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ.  

Moura, M.L.s & Ferreira, M.c (2005).Projetos de Pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: Eduerj.  

Oliveira, A.; Araújo, E. R.; Bianchetti, L. (orgs) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria/orientação. Braga/Portugal:CECS, 2014.  

Shaughnessy, J.J; Zechmeister, E.B.; Zechmeister, J. S.. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: Grupo A, 2012.