Turma: L
Data de início: 05/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Organização e funcionamento da Linha. Leituras e reflexões sobre a escrita acadêmica. Projeto de Pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação. Comitê de Ética em Pesquisa. Seminário de apresentação e discussão dos Projetos de doutorado.
Esta disciplina foi organizada para ser executada com princípios do Ensino Remoto Emergencial. A partir da negociação com os alunos da disciplina, serão realizados encontros quinzenais síncronos através do Microsoft Teams e interação assíncrona através do Google Classroom (avaliado como mais acessível).
Módulo I - Organização e Funcionamento da Linha
Módulo II – A questão da escrita acadêmica : projeto de pesquisa
Módulo III - Métodos de Pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação
Módulo IV - Seminário de apresentação e discussão e dos projetos
Bianchetti, L.; Machado, A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Eco, U. (1977). Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva.
Gaskell, G.; Bauer, M. W (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (11ed.). Petrópolis: Vozes, 2013.
Guia do aluno. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. 2016 (em reformulação).
Luna, S. V. (1996). Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ.
Moura, M.L.s & Ferreira, M.c (2005).Projetos de Pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: Eduerj.
Oliveira, A.; Araújo, E. R.; Bianchetti, L. (orgs) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria/orientação. Braga/Portugal:CECS, 2014.
Shaughnessy, J.J; Zechmeister, E.B.; Zechmeister, J. S.. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: Grupo A, 2012.