Turma: O
Data de início: 06/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 17
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Análise da produção contemporânea dos estudos da infância, contemplando as contribuições de diferentes disciplinas para apreensão da criança. Estudo dos referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e de temáticas do campo. Análise da organização, práticas e cotidiano da educação infantil.
OBJETIVOS:
• Analisar a construção do campo de estudos da infância
• Compreender a criança em suas diferentes dimensões, a partir do estudo da produção das disciplinas que ancoram os estudos da infância
• Analisar os referenciais teórico-metodológicos e arcabouço conceitual da produção contemporânea dos estudos da infância
• Analisar os processos históricos de ordenamento da educação infantil
• Analisar as práticas institucionais de educação da infância em suas diferentes dimensões
• Compreender os processos de construção identitária na relação com os espaços de socialização da infância
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I: Estudos da Infância: Campos disciplinares e Processos identitários
1. História e historiografia da infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas
2. Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos
3. Sociologia da Infância – Cultura Infantil/Cultura de pares
4. Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância
5. Brincar: ludicidade e imaginação
6. Infância, territórios, cultura e desigualdades: a: infância indígena e do campo
7. Infância, territórios, cultura e desigualdades: infância e cidade
UNIDADE 2- Educação escolar/ Educação Infantil
8. A criança pequena e sua construção como “objeto pedagógico”
9. . Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil -
10. O cuidado como categoria social
11. Discussões sobre o cuidado na prática docente na Educação Infantil
12. Avaliação e qualidade na Educação Infantil
13. Educação infantil, gênero e relações raciais
METODOLOGIA:
Considerando a situação de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, a disciplina será continuada por meio de Ensino Remoto Emergencial. Será utilizada a Plataforma Microsoft Teams. Todos(as) as (os)estudantes
deverão habilitar a conta no Office 365, seguindo o link para contas acadêmicas https://www.microsoft.com/en-us/education/products/office .
Para realizar o cadastro, a (o) estudante deverá se identificar com seu endereço de e-mail "@ufmg.br" e será orientado no processo de liberação da conta no 365.
Serão desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, com exposições, seminários e estudos autônomos desenvolvidos individualmente e em grupos. As aulas ficarão gravadas podendo ser acessadas pelas(os) estudantes em horários conforme suas disponibilidades.
AVALIAÇÃO:
As avaliações serão por meio de:
- Síntese individual da primeira unidade articulada ao objeto de pesquisa – 40 pontos
- Síntese individual da Segunda unidade articulada ao objeto de pesquisa – 40 pontos
- Trabalho – Duplas ou trios – 20 pontos*
CRONOGRAMA:
Data Aula Tema Atividade
05.03 - 01 História e historiografia da infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas Síncrona - exposição e discuss]ao
12.03 - 02 Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos Síncrona - exposição e discussão
Obs.: As duas aulas acima já foram ministradas nas datas indicadas
06.08 - 03 Sociologia da Infância – Cultura Infantil/Cultura de pares Síncrona - exposição e discuss]ao
13.08 - 04 Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância (Participação da professora Iza Rodrigues da Luz) - Síncrona - exposição e discuss]ao
20.08 - 05 Brincar: ludicidade e imaginação - Assíncrona
27.08 - Assíncrona - atividade integrada no dia 25.08 (abaixo)
25/08 - 06 Seminário Integrado: Infância e Pandemia na Grande BH – Profs. Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz e Levindo Diniz Carvalho – Seminário a ser realizado em 25.08 Assíncrona (gravada)
03.09 - 07 Infância, territórios, cultura e desigualdades: as: infâncias indígena e do campo - Assíncrona
10.09 - 08 Infância, territórios, cultura e desigualdades: infância e cidade. (Aula com professor Levindo Carvalho) - Síncrona
17.09 - 09 Avaliação Assíncrona
24.09 - 10 A criança pequena e sua construção como “objeto pedagógico”- Assíncrona
01.10 -11 Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil - Assíncrona
08.10 - 12 O cuidado como categoria social - Síncrona
15.10 - 13 Discussões sobre o cuidado na prática docente na Educação Infantil - Síncrona
22.10- 14 Educação infantil, gênero e relações raciais - Síncrona
29.10 - 15 Avaliação Final - Assíncrona
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica:
BORBA, Ângela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29ª.Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
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ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. CADERNOS DE PESQUISA v.44 n.153 p.742-759 jul./set. 2014.
ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de Educação Infantil e Avaliação. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 44-75, jan./abr., 2013.
ROSSETTI-FERREIRA, MARIA Clotilde, AMORIM, KATIA DE Souza, OLIVEIRA, ZILMA DE Moraes Ramos DE. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em Educação Infantil. PSICOLOGIA USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3), 437-464.
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SILVA, Isabel de O. e. “ A educação infantil no Brasil” – Pensar a Educação em Revista. Disponível em: http://www.pensaraeducacaoemrevista.com.br/vol_2/vol_2_no_1_Isabel_Oliveira.pdf-
Silva, Isabel de Oliveira e. ; LUZ, Iza Rodrigues da. Meninos na Educação Infantil: olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu (34), janeiro-junho de 2010:17-39.
Bibliografia complementar:
ANTUNES, Mitsuko Aparecida M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, jul.-dez. 2008, p. 469-475.
ARIES, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981
BENJAMIN, Walter. A criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Brasiliense, 1983. Capítulo: História cultural do brinquedo.
BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade na educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Curitiba. ED. UFPR, 2013. Capítulo 1. Construir compartilhando a qualidade: a contribuição das partes interessadas – Anna Bondioli
CAMPOS, Maria M.; FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0536127.pdf
CARVALHO, Alisson & SALLES, Fatima & GUIMARÃES, Marilia & DEBORTOLI, José Alfredo. Brincar(es). Belo Horizonte: UFMG, 2005. - MARTINS, José S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997. (capítulo 3: Regimar e seus amigos)
CORSARO, W. Entrevista realizada por Fernanda Muller. Educação e Sociedade vol.28 no.98 Campinas Jan./Apr. 2007.
CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. - Capítulo 1: Teorias sociais da infância e - capítulo 2: A estrutura da infância e as reproduções interpretativas das crianças
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