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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Infância e Educação Infantil

Turma: O

Data de início: 06/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 17

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Análise da produção contemporânea dos estudos da infância, contemplando as contribuições de diferentes disciplinas para apreensão da criança. Estudo dos referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e de temáticas do campo. Análise da organização, práticas e cotidiano da educação infantil.

Programa

OBJETIVOS:

• Analisar a construção do campo de estudos da infância

• Compreender a criança em suas diferentes dimensões, a partir do estudo da produção das disciplinas que ancoram os estudos da infância

• Analisar os referenciais teórico-metodológicos e arcabouço conceitual da produção contemporânea dos estudos da infância

• Analisar os processos históricos de ordenamento da educação infantil

• Analisar as práticas institucionais de educação da infância em suas diferentes dimensões

• Compreender os processos de construção identitária na relação com os espaços de socialização da infância

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I: Estudos da Infância: Campos disciplinares e Processos identitários

1. História e historiografia da infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas

2. Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos

3. Sociologia da Infância – Cultura Infantil/Cultura de pares

4. Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância

5. Brincar: ludicidade e imaginação

6. Infância, territórios, cultura e desigualdades: a: infância indígena e do campo

7. Infância, territórios, cultura e desigualdades: infância e cidade

UNIDADE 2- Educação escolar/ Educação Infantil

8. A criança pequena e sua construção como “objeto pedagógico”

9. . Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil -

10. O cuidado como categoria social

11. Discussões sobre o cuidado na prática docente na Educação Infantil

12. Avaliação e qualidade na Educação Infantil

13. Educação infantil, gênero e relações raciais

METODOLOGIA:  

Considerando a situação de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, a disciplina será continuada por meio de Ensino Remoto Emergencial. Será utilizada a Plataforma Microsoft Teams. Todos(as) as (os)estudantes

deverão habilitar a conta no Office 365, seguindo o link para contas acadêmicas https://www.microsoft.com/en-us/education/products/office .

Para realizar o cadastro, a (o) estudante deverá se identificar com seu endereço de e-mail "@ufmg.br" e será orientado no processo de liberação da conta no 365.

Serão desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, com exposições, seminários e estudos autônomos desenvolvidos individualmente e em grupos. As aulas ficarão gravadas podendo ser acessadas pelas(os) estudantes em horários conforme suas disponibilidades.

AVALIAÇÃO:

As avaliações serão por meio de:

- Síntese individual da primeira unidade articulada ao objeto de pesquisa – 40 pontos

- Síntese individual da Segunda unidade articulada ao objeto de pesquisa – 40 pontos

- Trabalho – Duplas ou trios – 20 pontos*

CRONOGRAMA:  

Data Aula Tema Atividade

05.03 - 01 História e historiografia da infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas Síncrona - exposição e discuss]ao

12.03 -  02 Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos Síncrona - exposição e discussão

Obs.: As duas aulas acima já foram ministradas nas datas indicadas

06.08 - 03 Sociologia da Infância – Cultura Infantil/Cultura de pares Síncrona - exposição e discuss]ao

13.08  - 04 Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância (Participação da professora Iza Rodrigues da Luz) - Síncrona - exposição e discuss]ao 

20.08 - 05 Brincar: ludicidade e imaginação -  Assíncrona

27.08 - Assíncrona -  atividade integrada no dia 25.08 (abaixo)

25/08 -  06 Seminário Integrado: Infância e Pandemia na Grande BH – Profs. Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz e Levindo Diniz Carvalho – Seminário a ser realizado em 25.08 Assíncrona (gravada)

03.09 -  07 Infância, territórios, cultura e desigualdades: as: infâncias indígena e do campo - Assíncrona

10.09 - 08 Infância, territórios, cultura e desigualdades: infância e cidade. (Aula com professor Levindo Carvalho) - Síncrona

17.09 - 09 Avaliação Assíncrona

24.09 - 10 A criança pequena e sua construção como “objeto pedagógico”-  Assíncrona

01.10 -11 Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil -  Assíncrona

08.10 - 12 O cuidado como categoria social - Síncrona

15.10 -  13 Discussões sobre o cuidado na prática docente na Educação Infantil - Síncrona

22.10- 14 Educação infantil, gênero e relações raciais -  Síncrona

29.10 - 15 Avaliação Final -  Assíncrona


Bibliografia

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

BORBA, Ângela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29ª.Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

CHAMBOREDON, Jean-Claude e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”: definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal

DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Capítulo 2: O cuidado no pensamento social contemporâneo (p. 47 a 70).

FARIA, Ana Lucia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a14.pdf

HADDAD, Lenira. Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil. In: Ângela Dalben et al.. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 418-437. (XV Endipe)

 MARANHÃO, Damaris G. O cuidado de si e do outro. Revista Educação. Número Temático: Educação Infantil, out. 2011, pp.14-29.

 MARANHÃO, Damaris; SARTI, Cynthia A. A creche e a família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, v. 38, jan.-abr., 2008, pp. 171-194.

MEIRA, Ana Marta. Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea. Psicologia & Sociedade; 15 (2): 74-87; jul./dez.2003.

 MOLINIER, Pascale; PAPPERMAN, Patrícia. Descompartimentar a noção de cuidado? Revista Brasileira de Ciência Política, nº18. Brasília, setembro - dezembro de 2015, pp. 43-57. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/17152/12167-

PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. In Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf

QVROUTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In Educação e Sociedade vol. 36 n. 2, 2010 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a14v36n2.pdf

ROCHA, Eloisa A. C. A pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2001 Nº 16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03

ROSEMBERG, Fulvia. Criança pequena e desigualdades sociais no Brasil. http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/CRIAN%C3%87A%20PEQUENA%20E%20DESIGUALDADE%20SOCIAL%20NO%20BRASIL%20-%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf.

ROSEMBERG, Fulvia. Criança pequena e desigualdades sociais no Brasil. http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/CRIAN%C3%87A%20PEQUENA%20E%20DESIGUALDADE%20SOCIAL%20NO%20BRASIL%20-%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. CADERNOS DE PESQUISA v.44 n.153 p.742-759 jul./set. 2014.

ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de Educação Infantil e Avaliação. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 44-75, jan./abr., 2013.

ROSSETTI-FERREIRA, MARIA Clotilde, AMORIM, KATIA DE Souza, OLIVEIRA, ZILMA DE Moraes Ramos DE. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em Educação Infantil. PSICOLOGIA USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3), 437-464.

SARMENTO, M. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, Mai.-Ag0., 2005, p. 361-378. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf

SILVA, Isabel de O. e. “ A educação infantil no Brasil” – Pensar a Educação em Revista. Disponível em: http://www.pensaraeducacaoemrevista.com.br/vol_2/vol_2_no_1_Isabel_Oliveira.pdf-

Silva, Isabel de Oliveira e. ; LUZ, Iza Rodrigues da. Meninos na Educação Infantil: olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu (34), janeiro-junho de 2010:17-39.

Bibliografia complementar:  

ANTUNES, Mitsuko Aparecida M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, jul.-dez. 2008, p. 469-475. 

ARIES, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981

BENJAMIN, Walter. A criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Brasiliense, 1983. Capítulo: História cultural do brinquedo.

BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade na educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Curitiba. ED. UFPR, 2013. Capítulo 1. Construir compartilhando a qualidade: a contribuição das partes interessadas – Anna Bondioli

CAMPOS, Maria M.; FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0536127.pdf

CARVALHO, Alisson & SALLES, Fatima & GUIMARÃES, Marilia & DEBORTOLI, José Alfredo. Brincar(es). Belo Horizonte: UFMG, 2005. - MARTINS, José S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997. (capítulo 3: Regimar e seus amigos)

CORSARO, W. Entrevista realizada por Fernanda Muller. Educação e Sociedade vol.28 no.98 Campinas Jan./Apr. 2007.

CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. - Capítulo 1: Teorias sociais da infância e - capítulo 2: A estrutura da infância e as reproduções interpretativas das crianças

DEBORTOLI, J. A.; MARTINS, M.F.A; MARTINS, S. (orgs.). Infâncias na metrópole. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

FELIPE, Eliana da S. Infância de assentamento e suas temporalidades históricas. In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979- Capítulo 2: As Trocinhas do Bom Retiro.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petropólis: Vozes, 1995.

GOUVEA, Maria Cristina S. A escrita da história da infância. In: GOUVEA, M.C.S.; SARMENTO, M.(orgs.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. Educ. Real., Porto Alegre, 2011, vol. 36, no. 2, p. 547-567.

GUIMARÃES, Nadya A.; HIRATA, Helena S.; SUGITA, Kurumi. Cuidado e cuidadoras: o trabalho do care no Brasil, França e Japão. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp. 79-102.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005

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MARTINS, José S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997. (capítulo 3: Regimar e seus amigos)

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MOLINIER, P. Le travail du care (Introdução). Paris: La Dispute, 2013.

MONTENEGRO, Thereza. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2001.

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SANCHIS, Isabelle de Paiva e MAHFOUD, Miguel – Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.4, no. 1, p. 18-33, mai. 2010.

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SILVA, Isabel O.; SILVA, Ana P. S.; MARTINS, Aracy Alves. Infâncias no e do campo: como as crianças vivem, brincam, estudam e compartilham experiências (Introdução). In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SILVA, Rogério C. Mau-olhado e quebranto: o que podemos aprender com os povos indígenas mesmo quando eles desconfiam de nossa educação infantil? In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SOARES, Ângelo. As emoções do care. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Infância e psicologia. In: GOUVEA, M.C.S.; SARMENTO, M.(orgs.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

VYGOTSKY, Lev. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.