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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Tendências do pensamento educacional: História da Educação

Turma: B

Data de início: 04/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A escrita da História como produção/construção e como movimento das relações entre prática interpretativa e prática social. Práticas socioculturais e construção discursiva da modernidade pedagógica. Gênero, geração, etnia e classe social nos debates pedagógicos.

Programa

                                                     Objetivos
-Discutir dimensões eurocêntricas do pensamento pedagógico.
-Discutir as dinâmicas civilizadoras nas sociedades ocidentais e alterações nos processos e concepções de educação.
-Analisar obras e autores clássicos do pensamento pedagógico.
-Analisar e discutir os processos escolarizadores.
                                               Conteúdo de estudo
Unidade I – Educação e eurocentrismo
1.A invenção semântica de “Europa” e “ocidente” – tradição historiográfica de uma lógica pedagógica ocidental- colonialidade do poder e saber
Unidade II – Instituições e saberes na idade média
1. Escolástica e universidades
Unidade III - Educação, escolarização e modernidade: séculos XVI-XVIII
1. Processos civilizadores no sistema mundo-moderno, desconstrução de identidades e produção de subalternidades - ação colonizadora da Igreja
2. Fundamentos da modernidade pedagógica: Comenius, John Locke
3. O índio brasileiro na inspiração de expoentes da pedagogia europeia: Rosseau
Unidade IV – Pedagogia e escolarização nos séculos XVIII – XX
1. Organização dos sistemas nacionais de ensino
2. Expoentes da pedagogia: Condorcet, Pestalozzi,
3. Educação e reforma social: liberalismo, positivismo e marxismo
4. Movimento da Escola Nova
5. Educação e regimes autoritários no século XX
6. Educação e neoliberalismo
7. Educação popular
                                                                    Avaliação
1. Seminários de aprofundamento temáticos: 3x 30
2. Coordenação de leitura: 10

                                                                     Metodologia

* Será dada continuidade ao cronograma iniciado em 03/03/2020

*Aulas SÍNCRONAS (AS) - distribuição do tempo - 45':  aula expositiva - 15': Intervalo - 30' a 45': exposição do texto pelo (a) coordenador (a) de leitura,  45' a 60': debate;

*Seminários SÍNCRONOS  (SS)- I,II,III - distribuição do tempos - 45' exposição cada grupo;  tempo restante para debate

*Aula ASSÍNCRONA (AA) - dia 22/09 - organização do seminário III

*PLATAFORMA DE ACESSO:  https://zoom.us   OU    microsoft teams da UFMG

*OBS. Caso algum aluno tenha dificuldade de acesso no dia da aula, será permitido reposição de aula na modalidade assíncrona, por meio de realização de atividade a ser combinada

*Todas as leituras obrigatórias serão disponibilizadas digitalizadas no drive de textos da turma


CRONOGRAMA / 1º SEMESTRE 2020
1-4      03/3      Apresentação professora e alunos / Apresentação programa/ Conversa: BRANDÃO, Carlos R. A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 7-10.
5-8      17/3      AS- Unidade I -A invenção semântica de “Europa” e “ocidente”/ Debate: referência 2 (Quijano) 
9-12    04/08    AS – Unidade II - Escolástica e universidades / Debate: referência 1 (Abelardo)
13-16  11/08    AS – Unidade III - Processos civilizadores no sistema mundo-moderno - Processo civilizador/ Debate: referência 4 (Elias)
17-20   18/08    AS- Unidade III –Ação colonizadora da Igreja /colégios / Debate: referência 8 (Hansen) e Cartas Jesuíticas
21-24   25/08    SS - Unidade III– Seminário 1 “Fundamentos da modernidade pedagógica” referências 3 (Comenius) e 12 (Locke)
25-28   01/09    AS – Unidade III - O índio brasileiro na inspiração de expoentes da pedagogia europeia: Rosseau - Debate: referencias 6 (Franco) e 16 (Rosseau)
29-32   08/09    AS - Unidade IV – Organização dos sistemas nacionais de ensino - Debate: referência 23 (Veiga)
33-36   15/09    SS -Unidade IV – Seminário 2 “Expoentes da pedagogia” - referências 5 (Condorcet) e 18 (Pestalozzi)
37-40   22/09    AA - Organização do seminário 3
41-44   29/09    SS -Unidade IV – Seminário 3 - “Educação e reforma social” - referências 22 (Spencer), 4 (Comte) e 16 (Nogueira)
45-48   06/10    AS - Unidade IV – Escola Nova / Debate: referência 12 (Lourenço Filho)
49-52   13/10    AS - Unidade IV – Educação e regimes totalitários/ Debate: referência 11 (Michaud)
53-56   20/10    AS - Unidade IV – Educação e neoliberalismo / Debate: referência 9 (Friedman)
57-60   27/10    AS - Unidade IV- Educação popular / Debate: referência 8 (Paulo Freire)

Bibliografia

Unidade I
1. DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
2. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
Unidade II
1. ABELARDO, Pedro. A história das minhas calamidades. São Paulo: Nova Cultural, 1988. ou www.filosofia.com.br
2.____________Lógica para principiantes. www.filosofia.com.br
3. AGOSTINHO, Santo. De Magistro www.filosofia.com.br
4. AQUINO, Tomás de. Súmula Teológica www.filosofia.com.br
5. BURKE, Peter. Uma historia social do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. (Capitulo II)
6. DUBY, Georges. A emergencia do individuo. In ARIÈS, Philippe e DUBY, Georges. Historia da Vida Privada. Da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Campania das Letras, 1990.
7.HUIZINGA, Johan. O Outono da Idade Média. São Paulo: Cosac Naify, 2010. (pags. 11-47)
8.LAUAND, Luiz Jean (org.). Cultura e Educação na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
9.LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1988.
10.MONGELLI, Lênia Márcia (org.). Trivium e Quadrivium: as artes liberais na idade média. São Paulo / Cotia: Íbis, 1999. (pags. 5-31)
11.VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 1999. (Capítulos 1 e 2)
12._________. As universidades na idade média. São Paulo: UNESP, 1990. Primeira parte.
Unidade III
1. BURKE, Peter. Uma historia social do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. (Capitulo III)
2. BOTO, Carlota. A escola do homem novo: entre o iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: UNESP, 1996.
3.COMENIO, Jan Amos. Didática Magna. 1621-1657. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/didaticamagna.pdf
4.ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, vol1. (Apêndice, pags. 214-252)
5.ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, vol 2.
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação
6.FRANCO, Afonso Arinos de Melo Franco. O índio brasileiro e a revolução francesa. Rio de Janeiro. TopBoks, 2000.
7.GÉLIS, Jacques. A individualização da criança. In ÀRIES, Phillipe e CHARTIER, Roger (orgs.) História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, vol. 3.
8.HANSEN, João Adolfo. A civilização pela palavra. In: LOPES, Eliane et al (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
9._____. Ratio Studiorum e política católica ibérica no século XVII. In VIDAL, Diana e HILSDORF, Maria Lucia (orgs.) Tópicas em História da Educação. São Paulo: Edusp, 2001.
10. HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia Geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
11. KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. São Pauolo: Unimep, 1996. (pags 1-38)
12. LOCKE, John. Alguns pensamentos acerca da Educação. Cadernos de Educação. Pelotas. Números 13 (1999), 14 (2000), 15 (2000), 16 (2001),17 (2001), 18(2002), 19(2002).
13. PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994 (capítulos 1, 2, 5,7).
14.REVEL, Jacques. Os usos da civilidade. In ÀRIES, Phillipe e CHARTIER, Roger (orgs.) História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, vol. 3.
15.REVISTA DE EDUCACIÓN. Numero Extraordinario. Madrid: Centro de Investigación y Documentación Educativa (CIDE) del Ministerio de Educación y Ciencia, 1988
16.ROUSSEAU, Jean Jacques. Emilio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
17.VEIGA, Cynthia Greive. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, set/out/nov/dez, 2002, n. 21.
Obs. DOCUMENTO: Cartas Jesuíticas. Informações, fragmentos históricos e sermões do Padre Joseph de Anchieta, S.I.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933, volume III. (Cartas VII e XI)
Unidade IV
1.BAUMER, Franklin L. O pensamento europeu moderno, volume 2, séculos XIX e XX. Lisboa: Edições 70. (páginas 62-95)
2.BARREIRA, Luiz Carlos. Educação libertária: a experiência da Escola Oficina n. 1 de Lisboa (1908-1909-1918). In CARVALHO, Marta; PINTASSILGO, Joaquim (org.). Modelos culturais, saberes pedagógicos e instituições educacionais. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2011.
3.BOTO, Carlota. A escola do homem novo. São Paulo: Unesp, 1996, (capítulo 1).
4.COMTE, Auguste. Discurso Preliminar Sobre o Conjunto do Positivismo. www.filosofia.com.br
5.CONDORCET, Jean Antoine Nicolas de Caritat. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: UNESP, 2008, páginas 15-67.
6.DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.
7.FERRER y GUÀRDIA, Francesco. A Escola Moderna. Uruguai: Ateneu, 1960.
8. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
9.FRIEDMAN, Milton e FRIEDMAN, Rose. Livre para escolher: uma reflexão sobre a relação entre liberdade e economia. Rio de Janeiro: Record, 2015.
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação
10. KOCH, H.T. A juventude hitlerista: mocidade traída. Rio de Janeiro: Renes, 1973.
11..MICHAUD, Eric. Soldados de uma ideia in LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.
12.LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao Estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1974. (parte I, capítulos II e III)
13.MALVANO, Laura. O mito da juventude transmitido pela imagem: o fascismo italiano. In LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.
14.MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. 1875. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gotha.pdf
15.MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf
16.NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990. (Capitulo 11)
17. PEREIRA, Luiz. Desenvolvimento, trabalho, educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1997
18.PESTALOZZI, Johann Heinrich. Coleção Educadores, Brasília, MEC, 2010.
19.PAINE, Thomas. Os direitos do homem: dissertação sobre os primeiros princípios do governo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2009.
20.PERROT, Michele. Figuras e papéis. In ÀRIES, Philippe e DUBY, Georges. História da vida privada: da revolução francesa à primeira guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, vol 4.
21.POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000. (Capítulos 6,10,12,13)
22.SPENCER, Herbert. Educação Intelectual, Moral e Física. www.filosofia.com.br
23.VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão socioracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias in VEIGA, Cynthia Greive e OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.
http://www.finotracoeditora.com.br/livros/000540/9788580544275/e-book-historiografia-da-educacao-abordagens-teoricas-e-metodologicas.html
Bibliografia geral
ABBAGNAMO, N. e VISALBERGHI. Historia de la Pedagogia. México: Fondo de cultura Economica, 1990.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
DEBESSE, Maurice e MIALARET, Gaston. Tratado das Ciências Pedagógicas. São Paulo: Cia Editora Nacional, EDUSP, 1974.
MANACORDA, Mario Alighero. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1989.
VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.