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Logotipo do programa

FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : (Disciplina voltada aos alunos da Linha de Infância e Educação Infantil)

Turma: E

Data de início: 12/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação ou tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e III. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT. Instrumentos de pesquisa, estratégias de amostragem, produção de material empírico e/ ou documentação de processos de intervenção, de análise e interpretação do material empírico articulado com a disciplina de Metodologia de Pesquisa. Primeira versão completa do projeto de mestrado ou doutorado a ser incluída na intranet do programa com indicação de parecerista do projeto, até 15 de dezembro.

Programa

Discussão dos aspectos citados na ementa de modo articulado aos objetos de pesquisa dos estudantes. O detalhamento do conteúdo de cada encontro será definido com o grupo conforme o cronograma de apresentação dos projetos.

Plataforma e forma de acesso:
Os encontros serão realizados pela Plataforma RNP sendo o acesso feito por meio de link enviado pela professora por meio do Moodle.
Cronograma das atividades síncronas:
12.08.2020 – 14:30 às 16:00
26.08.2020 – 14:30 às 16:00
09.09.2020 – 14:30 às 16:00
23.09.2020 – 14:30 às 16:00
14.10.2020 – 14:30 às 16:00
28.10.2020 – 14:30 às 16:00

Metodologia de ensino
Em virtude da pandemia da Covid-19, a partir de agosto, as aulas serão realizadas virtualmente, por meio de atividades síncronas e assíncronas, privilegiando-se as plataformas RNP e o Moodle. Como atividade síncrona serão realizados encontros pela plataforma RNP sendo que em cada encontro será realizada a reflexão sobre um tema ou metodologia de pesquisa com crianças e/ou infância(s). O tempo dos encontros será dividido entre a exposição de um dos estudantes da turma sobre seu projeto de pesquisa e a reflexão coletiva do mesmo de modo articulado ao(s) texto(s) indicado(s) como leitura prévia. As atividades assíncronas envolverão a leitura de textos, organização da apresentação do projeto de pesquisa e estudo de materiais complementares como vídeos, debates, seminários.

Metodologia de avaliação
A avaliação da disciplina envolverá a participação nas atividades síncronas e assíncronas, a apresentação do projeto de pesquisa para o grupo e uma autoavaliação de forma articulada à metodologia de ensino remoto emergencial da disciplina.
Os pontos serão distribuídos do seguinte modo:
Participação: 40 pontos (os estudantes que não puderem acompanhar alguma das atividades síncronas poderão fazer um fichamento do(s) texto(s) indicado(s) como leitura prévia).
Reformulação e apresentação do projeto de pesquisa: 40 pontos.
Autoavaliação: 20 pontos.

Bibliografia

Assim como o conteúdo os textos da bibliografia serão complementados a partir dos temas dos projetos de pesquisa dos estudantes.
Rosemberg, Fúlvia, & Mariano, Carmem Lúcia Sussel. (2010). A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, 2010, vol.40, n.141, pp. 693-728. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300003
COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias: Um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas - Revista de Ciências Sociais, 2013, vol.13, n.2, pp. 221-244. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15478
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, 2016, vol.21, n.66, pp.759-779. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216639