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FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Políticas Públicas de Educação

Turma: J

Data de início: 05/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Ana Maria Saraiva, Josiane Pereira Torres

Horários

Ementa

Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha de pesquisa. A dinâmica utilizada nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.

Programa

1. Apresentação projeto de pesquisa

a) Cada seminário constará da apresentação de um projeto previamente indicado (conforme cronograma) e apresentação de parecer elaborado por um aluno selecionado para esta tarefa - aula síncrona;

b) comentários e sugestões de todos os outros participantes do seminário. (síncrona)

c) Uma versão atualizada do projeto apresentado para ingresso no curso deverá ser encaminhada por e-mail pelo autor, para todos os participantes do Seminário, com, no mínimo DEZ DIAS de antecedência da apresentação, de acordo com o cronograma indicado;

d) A leitura dos projetos pelos participantes dos Seminários (atividade assíncrona);

e) Exposição do projeto pelo aluno/a e pelo parecerista. Os demais participantes do Seminário, incluindo as coordenadoras, terão o restante do tempo para sugestões e comentários. (atividade síncrona)

f) O parecerista e demais participantes deverão enviar versão da análise efetuada (atividade assíncrona).

g) Uma versão atualizada do projeto deverá ser entregue como trabalho final da disciplina. (atividade assíncrona)

2. AVALIAÇÃO 

a) Apresentação dos projetos: até 20 pontos.

b) Apresentação oficina metodologia: até 20 pontos

c) Entrega e apresentação dos pareceres: até 25 pontos.

c) Versão atualizada do projeto: até 35 pontos.


Bibliografia

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CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1023-1040, out.-dez., 2015. GAPI/UNICAMP. Metodologia de análise de políticas públicas. 2002. http://www.oei.es/salactsi/rdagnino1.htm#1a

GIOVANNI, Geraldo di. As estruturas elementares de políticas públicas. Caderno de Pesquisa n. 82. NEPP/Unicamp. 2009.

MAINARDES, Jefferson; Ferreira, Márcia dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico metodológicos.In: BALL, Stephen J. e MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo, Cortez Editora, 2011.

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MARRADI, Alberto; ARCHENTI, Nélida; PIOVANI, Juan Ignácio. El diseño de la investigación. In: Metodología de las Ciencias Sociales. Buenos Aires, Cengage Learning Argentina, 2010.

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