Turma: G
Data de início: 10/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Patrícia Ingui (UNL/Argentina)
Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sócio-cultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade. Estudos e pesquisas sobre história das relações entre psicologia, educação e saúde mental no Brasil. Conexões e “histoires croisées” na evolução da psicologia em suas relações com a educação no Brasil e em outros países ocidentais, constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica na área dos saberes psi em suas relações com a educação. OBJETIVOS . Conhecer alguns referenciais teórico-metodológicos básicos dos estudos da evolução do campo de conhecimento da psicologia educacional; . Conhecer pesquisas contemporâneas sobre a história da psicologia em suas relações com a educação; . Conhecer aspectos da história da psicologia educacional no Brasil; . Explorar formas de investigação da história da psicologia educacional em suas relações com o contexto sociocultural.
METODOLOGIA
Serão utilizadas as tecnologias digitais disponibilizadas pela UFMG (Moodle, Teams) e também as Plataformas Google Meet e Zoom.
ATIVIDADES SÍNCRONAS:
Aulas síncronas às segundas feiras no horário de 19 às 21:00 hs com toda a turma, conforme descrito abaixo (Unidades 2 e 3). Nessas aulas serão realizadas exposições sobre o tema da unidade correspondente e discussões dos textos lidos. As aulas poderão ser gravadas.
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS a serem realizadas pelos alunos:
1) Realização de leituras indicadas e fichamento de textos (escolher 2 para cada unidade, 60 pontos).
2) Resenha crítica de 1 artigo – de livre escolha – das Revistas Memorandum: memória e história em psicologia, Seção Clio-Psyché da Estudos e Pesquisas em Psicologia, Revista Brasileira de História da Educação ou revista Psicologia Escolar e Educacional (30 pontos)
3) Participação no curso – 10 pontos
4) Os trabalhos do curso devem ser enviados por email às professoras em um único volume, contendo os fichamento, resenha e auto avaliação sobre sua participação no curso, até o dia 7/11/2020.
PROGRAMA
UNIDADE 1: Educação e saberes psicológicos: uma história entrelaçada.
Datas: 09 e 16.03.2020 (2 aulas já dadas no formato presencial) 8 horas presenciais
Profa. Raquel Martins de Assis
Referências:
ASSIS, Raquel M.; MARTINS, Juliana de Souza. Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX. Educação e pesquisa. V. 38, n. 1, p. 97-113, 2012.
MASSIMI, Marina. Circulação de saberes psicológicos no Brasil colonial: apropriação dos saberes produzidos pelos jesuítas e suas transformações no contexto local. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 169- 189.
MASSIMI, Marina. Viagens mentais de autores italianos pela América Latina nos séculos XVII e XVIII: conotações autobiográficas, culturais e psicológicas. MEMORANDUM (BELO HORIZONTE), v. 32, p. 113-137, 2017.
RAJ, Kapil. Circulação não é fluidez: entrevista com Kapil Raj. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História da Ciência. N. 9. Junho de 2016.
Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)
UNIDADE 2: Circulação e divulgação de teorias em Psicologia e Educação por meio de livros e de jornais: os séculos XIX e XX.
Datas: 10, 17, 24 e 31.08.2020 (4 aulas em formato remoto) - 16 horas ERE
Profa. Raquel Martins de Assis
Dia 31.08.2020 – Professora convidada: Patrícia Ingui
Referências Bibliográficas:
AULAS 1 e 2
VIDAL, Fernando. A mais útil de todas as ciências. Configurações da psicologia desde o Renascimento tardio até o fim do Iluminismo. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 75 – 84.
ASSIS, Raquel M. A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 207 - 236.
LANÇA, L. Livros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos - Mário Casassanta (1927). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Faculdade de Educação/UFMG, 2017.
AULA 3 e 4
LOUREIRO, I. Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 371-386.
DUNKER, C.I.L. Aspectos históricos da psicanálise pós-freudiana. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 387-412.
RUSSO, J. A. O movimento psicanalítico brasileiro. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 413 - 424.
FREUD, S. Prefácios. Em: FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Obras completas. Volume 6. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
UNIDADE 3: Psicologia, Ciências da Educação e Escola Nova: histórias cruzadas
Profa. Regina Helena de Freitas Campos
Datas: (4 aulas remotas – dias 14.09, 28.09, 05.10, 19.10 ) - 16 horas ERE
AULA 1 – 14.9 - A Psicologia Educacional no século XX – perspectivas históricas, principais tendências teóricas
Referências bibliográficas:
CAMPOS, Regina H.F. (2010) CAPÍTULO 3 - O contexto: o movimento de renovação escolar e o desenvolvimento das ciências da educação na Europa, América do Norte, União Soviética e Brasil. Em: CAMPOS, R. H. F. Helena Antipoff, psicóloga e educadora: Uma biografia intelectual. (Livro publicado pela Fundação Miguel de Cervantes, Rio de Janeiro, 2010)
FIGUEIREDO, Luís C.M. & SANTI, Pedro L.R. (2008) Psicologia: Uma (nova) introdução. SP: EDUC.
CLAPARÈDE, E. 1934. Psicologia da criança e pedagogia experimental. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.
AULA 2 – 28.9 - A Psicologia Educacional no Brasil – evolução e tendências
Referências bibliográficas:
ANTUNES, M.M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475.
CAMPOS, Regina H.F. (2003) “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em: VEIGA, Cynthia & FONSECA, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.
AULA 3 – 05.10 - Helena Antipoff e a história da Psicologia Educacional no Brasil
Referências bibliográficas:
CAMPOS, Regina H.F. (2010) Helena Antipoff. (Coleção Educadores). Recife, Brasília, DF: Ed. Massangana. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205206
CAMPOS, Regina H.F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista 34: 83-101.
CAMPOS, Regina H.F.; LOURENÇO, Erika (2019) Helena Antipoff: Science as a Passport for a Woman’s Career between Europe and Latin America. Transversal: International Journal for the Historiography of Science 6 : 15-34.
AULA 4 – 19.10 - Tendências contemporâneas na Psicologia Educacional no Brasil
GIUSTA, Agnela da Silva (2013) Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, 29(1): 20-36.
LOUREIRO, Clarice M.B.; ASSIS, Raquel M. (2018) Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação Unisinos 22(4): 259-267.
uarte, Adriana Otoni Silva Antunes, & Campos, Regina Helena de Freitas. (2020). Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff. Psicologia Escolar e Educacional, 24, e200499. Epub 02 de maro de 2020. https://doi.org/10.1590/2175-35392020200499
Parrat-Dayan, Silvia. (2007). A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento. Educação em Revista, (45), 13-23. https://doi.org/10.1590/S0102-46982007000100002
REFERÊNCIAS:
ASSIS, Raquel M.; MARTINS, Juliana de Souza. Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX. Educação e pesquisa. V. 38, n. 1, p. 97-113, 2012.
MASSIMI, Marina. Circulação de saberes psicológicos no Brasil colonial: apropriação dos saberes produzidos pelos jesuítas e suas transformações no contexto local. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 169- 189.
MASSIMI, Marina. Viagens mentais de autores italianos pela América Latina nos séculos XVII e XVIII: conotações autobiográficas, culturais e psicológicas. MEMORANDUM (BELO HORIZONTE), v. 32, p. 113-137, 2017.
RAJ, Kapil. Circulação não é fluidez: entrevista com Kapil Raj. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História da Ciência. N. 9. Junho de 2016.
Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)
VIDAL, Fernando. A mais útil de todas as ciências. Configurações da psicologia desde o Renascimento tardio até o fim do Iluminismo. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 75 – 84.
ASSIS, Raquel M. A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 207 - 236.
LANÇA, L. Livros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos - Mário Casassanta (1927). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Faculdade de Educação/UFMG, 2017.
LOUREIRO, I. Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 371-386.
DUNKER, C.I.L. Aspectos históricos da psicanálise pós-freudiana. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 387-412.
RUSSO, J. A. O movimento psicanalítico brasileiro. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 413 - 424.
FREUD, S. Prefácios. Em: FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Obras completas. Volume 6. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ANTUNES, M.M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475.
CAMPOS, Regina H.F. (2003) “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em: VEIGA, Cynthia & FONSECA, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.
CAMPOS, Regina H.F. (2010) Helena Antipoff. (Coleção Educadores). Recife, Brasília, DF: Ed. Massangana. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205206
CAMPOS, Regina H.F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista 34: 83-101.
CAMPOS, Regina H.F.; LOURENÇO, Erika (2019) Helena Antipoff: Science as a Passport for a Woman’s Career between Europe and Latin America. Transversal: International Journal for the Historiography of Science 6 : 15-34.
CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio; CAMPOS, Regina Helena de Freitas (2019) Formação de Professores para a Educação Especial - Propostas de Helena Antipoff e seus Colaboradores na Fazenda do Rosário nos Anos de 1960. Revista Brasileira de Educação Especial 25(2): 337-354.
CLAPARÈDE, E. 1934. Psicologia da criança e pedagogia experimental. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.
GIUSTA, Agnela da Silva (2013) Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, 29(1): 20-36.
LOUREIRO, Clarice M.B.; ASSIS, Raquel M. (2018) Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação Unisinos 22(4): 259-267.