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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : História e teoria em Psicologia educacional

Turma: G

Data de início: 10/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Patrícia Ingui (UNL/Argentina)

Horários

Ementa

Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sócio-cultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade. Estudos e pesquisas sobre história das relações entre psicologia, educação e saúde mental no Brasil. Conexões e “histoires croisées” na evolução da psicologia em suas relações com a educação no Brasil e em outros países ocidentais, constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica na área dos saberes psi em suas relações com a educação. OBJETIVOS . Conhecer alguns referenciais teórico-metodológicos básicos dos estudos da evolução do campo de conhecimento da psicologia educacional; . Conhecer pesquisas contemporâneas sobre a história da psicologia em suas relações com a educação; . Conhecer aspectos da história da psicologia educacional no Brasil; . Explorar formas de investigação da história da psicologia educacional em suas relações com o contexto sociocultural.

Programa

METODOLOGIA

Serão utilizadas as tecnologias digitais disponibilizadas pela UFMG (Moodle, Teams) e também as Plataformas Google Meet e Zoom.

ATIVIDADES SÍNCRONAS:

Aulas síncronas às segundas feiras no horário de 19 às 21:00 hs com toda a turma, conforme descrito abaixo (Unidades 2 e 3). Nessas aulas serão realizadas exposições sobre o tema da unidade correspondente e discussões dos textos lidos. As aulas poderão ser gravadas.

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS a serem realizadas pelos alunos:

1) Realização de leituras indicadas e fichamento de textos (escolher 2 para cada unidade, 60 pontos).

2) Resenha crítica de 1 artigo – de livre escolha – das Revistas Memorandum: memória e história em psicologia, Seção Clio-Psyché da Estudos e Pesquisas em Psicologia, Revista Brasileira de História da Educação ou revista Psicologia Escolar e Educacional (30 pontos)

3) Participação no curso – 10 pontos

4) Os trabalhos do curso devem ser enviados por email às professoras em um único volume, contendo os fichamento, resenha e auto avaliação sobre sua participação no curso, até o dia 7/11/2020.

PROGRAMA

UNIDADE 1: Educação e saberes psicológicos: uma história entrelaçada.

Datas: 09 e 16.03.2020 (2 aulas já dadas no formato presencial) 8 horas presenciais

Profa. Raquel Martins de Assis

Referências:

ASSIS, Raquel M.; MARTINS, Juliana de Souza. Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX. Educação e pesquisa. V. 38, n. 1, p. 97-113, 2012.

MASSIMI, Marina. Circulação de saberes psicológicos no Brasil colonial: apropriação dos saberes produzidos pelos jesuítas e suas transformações no contexto local. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 169- 189.

MASSIMI, Marina. Viagens mentais de autores italianos pela América Latina nos séculos XVII e XVIII: conotações autobiográficas, culturais e psicológicas. MEMORANDUM (BELO HORIZONTE), v. 32, p. 113-137, 2017.

RAJ, Kapil. Circulação não é fluidez: entrevista com Kapil Raj. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História da Ciência. N. 9. Junho de 2016.

Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)

UNIDADE 2: Circulação e divulgação de teorias em Psicologia e Educação por meio de livros e de jornais: os séculos XIX e XX.

Datas: 10, 17, 24 e 31.08.2020 (4 aulas em formato remoto) - 16 horas ERE

Profa. Raquel Martins de Assis

Dia 31.08.2020 – Professora convidada: Patrícia Ingui

Referências Bibliográficas:

AULAS 1 e 2

VIDAL, Fernando. A mais útil de todas as ciências. Configurações da psicologia desde o Renascimento tardio até o fim do Iluminismo. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 75 – 84.

ASSIS, Raquel M. A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 207 - 236.

LANÇA, L. Livros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos - Mário Casassanta (1927). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Faculdade de Educação/UFMG, 2017.

AULA 3 e 4

LOUREIRO, I. Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 371-386.

DUNKER, C.I.L. Aspectos históricos da psicanálise pós-freudiana. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 387-412.

RUSSO, J. A. O movimento psicanalítico brasileiro. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 413 - 424.

FREUD, S. Prefácios. Em: FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Obras completas. Volume 6. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

UNIDADE 3: Psicologia, Ciências da Educação e Escola Nova: histórias cruzadas

Profa. Regina Helena de Freitas Campos

Datas: (4 aulas remotas – dias 14.09, 28.09, 05.10, 19.10 ) - 16 horas ERE

AULA 1 – 14.9 - A Psicologia Educacional no século XX – perspectivas históricas, principais tendências teóricas

Referências bibliográficas:

CAMPOS, Regina H.F. (2010) CAPÍTULO 3 - O contexto: o movimento de renovação escolar e o desenvolvimento das ciências da educação na Europa, América do Norte, União Soviética e Brasil. Em: CAMPOS, R. H. F. Helena Antipoff, psicóloga e educadora: Uma biografia intelectual. (Livro publicado pela Fundação Miguel de Cervantes, Rio de Janeiro, 2010)

FIGUEIREDO, Luís C.M. & SANTI, Pedro L.R. (2008) Psicologia: Uma (nova) introdução. SP: EDUC.

CLAPARÈDE, E. 1934. Psicologia da criança e pedagogia experimental. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

AULA 2 – 28.9 - A Psicologia Educacional no Brasil – evolução e tendências

Referências bibliográficas:

ANTUNES, M.M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475.

CAMPOS, Regina H.F. (2003) “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em: VEIGA, Cynthia & FONSECA, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.

AULA 3 – 05.10 - Helena Antipoff e a história da Psicologia Educacional no Brasil

Referências bibliográficas:

CAMPOS, Regina H.F. (2010) Helena Antipoff. (Coleção Educadores). Recife, Brasília, DF: Ed. Massangana. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205206

CAMPOS, Regina H.F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista 34: 83-101.

CAMPOS, Regina H.F.; LOURENÇO, Erika (2019) Helena Antipoff: Science as a Passport for a Woman’s Career between Europe and Latin America. Transversal: International Journal for the Historiography of Science 6 : 15-34.

AULA 4 – 19.10 - Tendências contemporâneas na Psicologia Educacional no Brasil

GIUSTA, Agnela da Silva (2013) Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, 29(1): 20-36.

LOUREIRO, Clarice M.B.; ASSIS, Raquel M. (2018) Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação Unisinos 22(4): 259-267.

uarte, Adriana Otoni Silva Antunes, & Campos, Regina Helena de Freitas. (2020). Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff. Psicologia Escolar e Educacional, 24, e200499. Epub 02 de maro de 2020. https://doi.org/10.1590/2175-35392020200499

Parrat-Dayan, Silvia. (2007). A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento. Educação em Revista, (45), 13-23. https://doi.org/10.1590/S0102-46982007000100002

Bibliografia

REFERÊNCIAS:

ASSIS, Raquel M.; MARTINS, Juliana de Souza. Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX. Educação e pesquisa. V. 38, n. 1, p. 97-113, 2012.

MASSIMI, Marina. Circulação de saberes psicológicos no Brasil colonial: apropriação dos saberes produzidos pelos jesuítas e suas transformações no contexto local. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 169- 189.

MASSIMI, Marina. Viagens mentais de autores italianos pela América Latina nos séculos XVII e XVIII: conotações autobiográficas, culturais e psicológicas. MEMORANDUM (BELO HORIZONTE), v. 32, p. 113-137, 2017.

RAJ, Kapil. Circulação não é fluidez: entrevista com Kapil Raj. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História da Ciência. N. 9. Junho de 2016.

Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)

VIDAL, Fernando. A mais útil de todas as ciências. Configurações da psicologia desde o Renascimento tardio até o fim do Iluminismo. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 75 – 84.

ASSIS, Raquel M. A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 207 - 236.

LANÇA, L. Livros de Psicologia recomendados para a formação de professores na reforma educacional Francisco Campos - Mário Casassanta (1927). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Faculdade de Educação/UFMG, 2017.

LOUREIRO, I. Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 371-386.

DUNKER, C.I.L. Aspectos históricos da psicanálise pós-freudiana. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 387-412.

RUSSO, J. A. O movimento psicanalítico brasileiro. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 413 - 424.

FREUD, S. Prefácios. Em: FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Obras completas. Volume 6. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

ANTUNES, M.M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475.

CAMPOS, Regina H.F. (2003) “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em: VEIGA, Cynthia & FONSECA, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.

CAMPOS, Regina H.F. (2010) Helena Antipoff. (Coleção Educadores). Recife, Brasília, DF: Ed. Massangana. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205206

CAMPOS, Regina H.F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista 34: 83-101.

CAMPOS, Regina H.F.; LOURENÇO, Erika (2019) Helena Antipoff: Science as a Passport for a Woman’s Career between Europe and Latin America. Transversal: International Journal for the Historiography of Science 6 : 15-34.

CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio; CAMPOS, Regina Helena de Freitas (2019) Formação de Professores para a Educação Especial - Propostas de Helena Antipoff e seus Colaboradores na Fazenda do Rosário nos Anos de 1960. Revista Brasileira de Educação Especial 25(2): 337-354.

CLAPARÈDE, E. 1934. Psicologia da criança e pedagogia experimental. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

GIUSTA, Agnela da Silva (2013) Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, 29(1): 20-36.

LOUREIRO, Clarice M.B.; ASSIS, Raquel M. (2018) Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação Unisinos 22(4): 259-267.