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FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : (disciplina voltada aos alunos da Linha de Políticas Públicas de Educação)

Turma: H

Data de início: 12/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação/tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT.

Programa

A disciplina será desenvolvida em Regime de Ensino Remoto Emergencial, conforme orientações vigentes na UFMG, e especificamente pela PRPG. Serão desenvolvidos, em forma de Seminários Virtuais, com momentos sincrônicos e não-sincrônicos, os seguintes tópicos:

- Referências teórico-metodológicas da pesquisa em política educacional no Brasil e em perspectiva comparada

- Referências para organização e divulgação do trabalho acadêmico - tese e dissertação; artigos e eventos acadêmicos


Bibliografia

CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1023-1040, out.-dez., 2015.

MAINARDES, Jefferson; Ferreira, Márcia dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico metodológicos. In: BALL, Stephen J. e MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo, Cortez Editora, 2011.   

MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos (UNIVALI), v. 9, p. 4-16, 2009.  

MAINARDES, J. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.4, n.1, jan.-abr. 2018, p.186-201. 

MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação (Porto Alegre), v. 40, n. 2, p. 160-173, maio-ago. 2017.  

MAINARDES, Jefferson; Tello, César. Pluralismos e investigación en política educativa una perspectiva epistemológica. Revista Mexicana de Investigación Educativa. VOL. 20, NÚM. 66, PP. 763-788, 2015. 

STREMEL, S. MAINARDES, J. A emergência do campo acadêmico da política educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, Recife, n.1, jan/jun. 2016.