Turma: A
Data de início: 05/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 35
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão e produção de pesquisas dentro de grupos de pesquisa ou de orientação.
Modelagem na Educação Matemática e Educação matemática crítica.
História da Educação Matemática
Educação matemática e cultura: interfaces com a educação indígena e do Campo
Perspectivas histórico-culturais da aprendizagem matemática;
Decolonialidade e educação matemática: interfaces em questões socioculturais, etnicorraciais, de gênero e sexualidade e/ou educacionais;
Apropriação de práticas de numeramento por crianças, jovens, adultos e idosos.
Conhecimento do professor de matemática e formação docente
Adaptações durante a Pandemia de Covid-19
Em decorrência das medidas de distanciamento e isolamento social, a disciplina que é ministrada em formato de encontros de pesquisa nos diferentes grupos coordenados pelos docentes da linha de Educação Matemática será ofertada online com ações assíncronas e síncronas. Nos momentos assíncronos, os estudantes devem preparar as leituras e buscas sobre a temática dos encontros com seus respectivos orientadores; nos momentos síncronos, os estudantes participarão de discussões sobre a literatura indicada; debates sobre sua pesquisa e apresentação de partes de sua pesquisa. Como cada grupo de pesquisa e orientação tem sua própria dinâmica, a plataforma Microsoft Teams é indicada para o desenvolvimento e acompanhamento da disciplina, mas poderá haver mudança de acordo com a dinâmica proposta por cada grupo, sendo o Moodle o espaço para registro de todos encontros e inclusão de bibliografia de estudo. Os estudantes receberão orientações de seus orientadores ou coordenadores do grupo para utilização das plataformas e o link de acesso para os encontros síncronos.
São previstos 3 encontros de atividades síncronas de duas horas de duração: 05/08/2020; 16/09/2020 e 21/10/2020. Total: 6 horas
O restante, 9 horas serão cumpridas com atividades assíncronas.
ALMEIDA, S. P. N. C. E. ; GOMES, M. L. M. . Olhares sobre o currículo para a formação de professores no primeiro curso superior de Matemática no Norte de Minas Gerais (1968-1978). ENSINO EM RE-VISTA, v. 27, p. 659-679, 2020.
ARAÚJO, Mariane Dias; TOMAZ, Vanessa Sena. “Matemáticas Indígenas”: Tensionamentos na Formação Intercultural para Professores. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas v. 28. n. 80, 2020.
FERNANDES, F. S.. Formação de Professores de Matemática em Licenciaturas em Educação do Campo: entre cartas, epistemologias e currículos. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 33, p. 27-44, 2019.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Numeracy in Youth and Adult Basic Education: syntactic, semantic, and pragmatic dimensions of a discursive practice. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, v. 52, p. 395-406, 2019.
LOIOLA, Jussara. Toward a framework for a dialectical relationship between pedagogical practice and research. In: Lines of Inquiry in Mathematical Modelling Research in Education . Springer.