Turma: C
Data de início: 05/08/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 3
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Alexandre Fagundes Faria
Análise de eventos e periódicos da área de pesquisa em educação e ciências, seus autores, conceitos e estratégias metodológicas de referência. Análise dos projetos de doutorado dos estudantes e de sua potencial contribuição para o campo das pesquisas em Ensino de Ciências.
A distribuição de tarefa feita na aula no início de março será revista no primeiro encontro remoto, em agosto. Nos três encontros seguintes, o programa é os estudantes apresentarem seminários sobre esses temas:
• Eventos e Periódicos Nacionais e Internacionais da área de pesquisa educação e ciências
• Autores e Conceitos de Referência da área de pesquisa educação e ciências
• Estratégicas Metodológicas de Referência para Coleta e para Análise de Dados
Os estudantes formarão dois grupos. Cada grupo deverá preparar um seminário por encontro. Estas atividades remotas assíncronas colaborativas em grupo contam na carga horária.
O curso se encerra em encontro onde cada estudante apresenta um seminário e entrega um trabalho final sobre o seu projeto de pesquisa. A tarefa é mostrar como a pesquisa proposta se insere no campo das pesquisas em Ensino de Ciências e explicitar as contribuições que o trabalho de pesquisa a ser desenvolvido traz para a área.
Os encontros remotos serão pelo Conferência Web (MConf/RNP no ambiente do UFMGVirtual) ou pelo MS Teams. O fórum de discussão do Moodle deve facilitar as atividades assíncronas.
referências com acesso gratuito online
ABRAPEC, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, http://abrapecnet.org.br.
AERA, 2006. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications - American Educational Research Association, Educational Researcher, Vol. 35, No. 6, pp. 33–40.
AERA, 2009. Standards for Reporting on Humanities-Oriented Research in AERA Publications - American Educational Research Association, Educational Researcher, Vol. 38, No. 6, pp. 481–486. DOI: 10.3102/0013189X09341833.
BRASIL, CAPES, Portal de Periódicos. MinhaUFMG>Serviços> Acesso ao Portal CAPES ou https://www.periodicos.capes.gov.br