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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Ética na pesquisa: desafios nas ciências humanas e na educação

Turma: B

Data de início: 06/08/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ementa desenvolvida através de Ensino Remoto Emergencial Conceituar ética na pesquisa. Investigar dilemas éticos nas pesquisas em ciências humanas. Identificar desafios éticos nas pesquisas em educação. Localizar o debate sobre ética nas associações de pesquisa. Analisar as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa à luz dos debates feitos nas associações e dos valores éticos que orientam a conduta dos pesquisadores.

Programa

Temáticas que serão desenvolvidas na disciplina:

1.    Doutrinas éticas fundamentais
Abordagem: conceitos e dilemas éticos

2.    Desconstrução e ética
Abordagem: impasses éticos na contemporaneidade

3.    Ética nas pesquisas em ciências humanas
Abordagem: valores éticos que devem orientar a conduta dos pesquisadores

4.    Desafios das pesquisas em educação: um exemplo
Abordagem: a postura dos pesquisadores diante dos desafios éticos nas pesquisas

5.    O debate na ANPED e em outras associações de pesquisa sobre ética nas pesquisas
Abordagem: o conflito com as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa

6.    COEP – UFMG: resoluções, documentos e procedimentos
       Abordagem: tensões, conflitos e desafios

7.    Dilemas éticos da contemporaneidade
       Abordagem: a pesquisa e o pesquisador diante de impasse e dilemas éticos

Metodologias e atividades

- Ensino Remoto Emergencial - tópicos 1, 2 e 3 - atividades (aulas e debates) síncronas e assíncronas a partir de interatividade remota

- Ensino Remoto Emergencial - tópicos 4 e 5 - atividades (aulas e debates) síncronas e assíncronas a partir de interatividade remota

- Ensino Remoto Emergencial - tópicos 6 e 7 - atividades (aulas e debates) síncronas e assíncronas a partir de interatividade remota

Avaliações

- AV01 - Produção de texto sobre os tópicos 1, 2 e 3 - individual, em dupla ou em grupo: valor 33 pontos

- AV02 - Produção de texto sobre os tópicos 4 e 5 - individual, em dupla ou em grupo: valor 33 pontos

- AV03 - Produção de texto sobre os tópicos 6 e 7 - individual, em dupla ou em grupo: valor 34 pontos

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019.
BENNINGTON, G. Desconstrução e ética. In: DUQUE-ESTRADA, P.C. Desconstrução e ética – ecos de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: PUC Rio; São Paulo: Loyola, 2004, p. 09-31.
BRASIL. Resolução 510 – Normas para pesquisas em ciências humanas e sociais. Conselho Nacional de Saúde. Publicada no DOU nº 98, terça-feira, 24 de maio de 2016 -seção 1, páginas 44, 45, 46
CURY, C. R. J. Alguns apontamentos legais em torno da ética na pesquisa. Revista História e Perspectiva, Uberlândia, v.28, n.52, p.39-50, jan./jul. 2015.
DORNELLES, L. V.; FERNANDES N. Estudos da criança e pesquisa com crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015.
GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 26, n. 92, p. 983-1011,  Oct.  2005 .
KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. In: Cad. Pesqui. no.116 São Paulo July 2002.
RIOS, T. A ética na pesquisa e a epistemologia do pesquisador. Psicologia em Revista - Belo Horizonte - v. 12 - n. 19 - p. 80-86 - jun. 2006
SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Doutrinas éticas fundamentais. In: SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 267-297.
SANTOS, L. A. de C.; JEOLÁS, L. Uma comissão nacional de ética em pesquisa, as ciências biomédicas e as ciências humanas: trespassing à brasileira. Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n. 05, p. 241-259, jan./jun. 2015.