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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Ética na pesquisa: desafios nas ciências humanas e na educação

Turma: O

Data de início: 10/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ementa desenvolvida através de Ensino Remoto Emergencial - ERE. Conceituar ética na pesquisa. Investigar dilemas éticos nas pesquisas em ciências humanas. Identificar desafios éticos nas pesquisas em educação. Localizar o debate sobre ética nas associações de pesquisa. Analisar as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa à luz dos debates feitos nas associações e dos valores éticos que orientam a conduta dos pesquisadores.

Programa

Temáticas que serão desenvolvidas na disciplina:

1. Doutrinas éticas fundamentais 

Abordagem: conceitos e dilemas éticos

2. Desconstrução e ética 

Abordagem: impasses éticos na contemporaneidade

3. Ética nas pesquisas em ciências humanas 

Abordagem: valores éticos que devem orientar a conduta dos pesquisadores

4. Desafios das pesquisas em educação: um exemplo 

Abordagem: a postura dos pesquisadores diante dos desafios éticos nas pesquisas

5. O debate na ANPED e em outras associações de pesquisa sobre ética nas pesquisas 

Abordagem: o conflito com as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa

6. COEP – UFMG: resoluções, documentos e procedimentos 

Abordagem: tensões, conflitos e desafios

7. Dilemas éticos da contemporaneidade 

Abordagem: a pesquisa e o pesquisador diante de impasse e dilemas éticos


Metodologias e atividades

- Ensino Remoto Emergencial - tópicos 1, 2 e 3 - atividades (aulas e debates) síncronas e assíncronas a partir de interatividade remota

- Ensino Remoto Emergencial - tópicos 4 e 5 - atividades (aulas e debates) síncronas e assíncronas a partir de interatividade remota

- Ensino Remoto Emergencial - tópicos 6 e 7 - atividades (aulas e debates) síncronas e assíncronas a partir de interatividade remota


Avaliações

- AV01 - Produção de texto sobre os tópicos 1, 2 e 3 - individual, em dupla ou em grupo: valor 33 pontos

- AV02 - Produção de texto sobre os tópicos 4 e 5 - individual, em dupla ou em grupo: valor 33 pontos

- AV03 - Produção de texto sobre os tópicos 6 e 7 - individual, em dupla ou em grupo: valor 34 pontos

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019.

BENNINGTON, G. Desconstrução e ética. In: DUQUE-ESTRADA, P.C. Desconstrução e ética – ecos de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: PUC Rio; São Paulo: Loyola, 2004, p. 09-31.

BRASIL. Resolução 510 – Normas para pesquisas em ciências humanas e sociais. Conselho Nacional de Saúde. Publicada no DOU nº 98, terça-feira, 24 de maio de 2016 -seção 1, páginas 44, 45, 46

CURY, C. R. J. Alguns apontamentos legais em torno da ética na pesquisa. Revista História e Perspectiva, Uberlândia, v.28, n.52, p.39-50, jan./jul. 2015.

DORNELLES, L. V.; FERNANDES N. Estudos da criança e pesquisa com crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015.

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educ. Soc., Campinas , v. 26, n. 92, p. 983-1011, Oct. 2005 .

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. In: Cad. Pesqui. no.116 São Paulo July 2002.

RIOS, T. A ética na pesquisa e a epistemologia do pesquisador. Psicologia em Revista - Belo Horizonte - v. 12 - n. 19 - p. 80-86 - jun. 2006

SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Doutrinas éticas fundamentais. In: SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 267-297.

SANTOS, L. A. de C.; JEOLÁS, L. Uma comissão nacional de ética em pesquisa, as ciências biomédicas e as ciências humanas: trespassing à brasileira. Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n. 05, p. 241-259, jan./jun. 2015.