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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : História

Turma: U

Data de início: 03/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão teórico-conceitual sobre a História como campo do conhecimento, suas relações com outros campos das ciências humanas e sociais, as diversas tendências historiográficas contemporâneas e possibilidades de abordagens dos diferentes objetos de pesquisa em História. Análise dos procedimentos da pesquisa histórica: definição e problematização do objeto; referenciais teóricos; seleção, coleta e interpretação das fontes documentais; escrita da História.

Programa

1.    A construção da história como conhecimento no Ocidente: narrativa, tempo, objetos, memória. 2. Itinerários da historiografia contemporânea: As “fundações” do século XIX: historicismo, marxismo, positivismo; A busca de outras perspectivas: os Annales e a historiografia francesa; A história social e micro-história; História Cultural e seus desdobramentos; O transnacional na historiografia contemporânea. 3. A pesquisa histórica: Princípios metodológicos (Problematização e construção do objeto de investigação; Fontes documentais e bibliográficas; Organização do trabalho de pesquisa; O trabalho de síntese: a escrita da história.

Bibliografia

1.    ANDRADE, Francisco Eduardo; JESUS, Ronaldo Pereira de; GONÇALVES, Andréa Lisly (orgs). Itinerários da pesquisa histórica: métodos, fontes e campos temáticos. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
2.    BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
3.    BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (orgs). A constituição da História como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
4.    BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1990.
5.    BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique (orgs). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998.
6.    BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
7.    BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
8.    BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
9.    CARDOSO, Ciro Flamarion & MALERBA, Jurandir (orgs). Representações: contribuição a um debate transdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
10.    CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
11.    CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
12.    CATROGA, Fernando. O valor epistemológico da História da História. In: RIBEIRO: Maria Manuela Tavares (coord). Outros combates pela História. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.
13.    CERTEAU, Michel de. A escrita da História. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
14.    CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
15.    CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte : Autêntica, 2009.
16.    DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
17.    FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org). Pensadores sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
18.    FASS, Paula S. Cultural History/Social History: some reflections on a continuing dialogue. Journal of Social History, Vol. 37, No. 1, Special Issue (Autumn, 2003), pp. 39-46.
19.    FONSECA, Thais Nivia de Lima e & VEIGA, Cynthia Greive (orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
20.    GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.
21.    GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
22.    GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
23.    GRUZINSKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milenio. Estudos Avançados, 17 (49), 2003.
24.    HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
25.    LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.
26.    LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (orgs). Pensadores sociais e história da educação. Vol. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
27.    LOPES, Marcos Antônio; MUNHOZ, Sidnei J. (orgs). Historiadores do nosso tempo. São Paulo: Alameda, 2010.
28.    MALERBA, Jurandir (org). História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
29.    MEDEIROS, Bruno Franco et al (orgs). Teoria e Historiografia. Debates contemporaneos. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
30.    NEVES, Guilherme Pereira das. História, teoria e variações. Rio de Janeiro: Contracapa/Cia das Índias, 2011.
31.    NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira et al (org). Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
32.    PARADA, Maurício (org). Os historiadores: clássicos da História. 3v. Petrópoilis, RJ: Vozes: PUC-Rio, 2014.
33.    Purdy, Sean. A História comparada e o desafio da transnacionalidade. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 6-1: 64-84, 2012.
34.    REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.
35.    SILVA, Kalina Vanderlei & SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Vol. 31, No. 3, Special Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800. (Jul., 1997), pp. 735-762.