Turma: U
Data de início: 03/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Discussão teórico-conceitual sobre a História como campo do conhecimento, suas relações com outros campos das ciências humanas e sociais, as diversas tendências historiográficas contemporâneas e possibilidades de abordagens dos diferentes objetos de pesquisa em História. Análise dos procedimentos da pesquisa histórica: definição e problematização do objeto; referenciais teóricos; seleção, coleta e interpretação das fontes documentais; escrita da História.
1. A construção da história como conhecimento no Ocidente: narrativa, tempo, objetos, memória. 2. Itinerários da historiografia contemporânea: As “fundações” do século XIX: historicismo, marxismo, positivismo; A busca de outras perspectivas: os Annales e a historiografia francesa; A história social e micro-história; História Cultural e seus desdobramentos; O transnacional na historiografia contemporânea. 3. A pesquisa histórica: Princípios metodológicos (Problematização e construção do objeto de investigação; Fontes documentais e bibliográficas; Organização do trabalho de pesquisa; O trabalho de síntese: a escrita da história.
1. ANDRADE, Francisco Eduardo; JESUS, Ronaldo Pereira de; GONÇALVES, Andréa Lisly (orgs). Itinerários da pesquisa histórica: métodos, fontes e campos temáticos. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
2. BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
3. BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (orgs). A constituição da História como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
4. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1990.
5. BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique (orgs). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998.
6. BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
7. BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
8. BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
9. CARDOSO, Ciro Flamarion & MALERBA, Jurandir (orgs). Representações: contribuição a um debate transdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
10. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
11. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
12. CATROGA, Fernando. O valor epistemológico da História da História. In: RIBEIRO: Maria Manuela Tavares (coord). Outros combates pela História. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.
13. CERTEAU, Michel de. A escrita da História. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
14. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
15. CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte : Autêntica, 2009.
16. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
17. FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org). Pensadores sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
18. FASS, Paula S. Cultural History/Social History: some reflections on a continuing dialogue. Journal of Social History, Vol. 37, No. 1, Special Issue (Autumn, 2003), pp. 39-46.
19. FONSECA, Thais Nivia de Lima e & VEIGA, Cynthia Greive (orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
20. GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.
21. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
22. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
23. GRUZINSKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milenio. Estudos Avançados, 17 (49), 2003.
24. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
25. LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.
26. LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (orgs). Pensadores sociais e história da educação. Vol. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
27. LOPES, Marcos Antônio; MUNHOZ, Sidnei J. (orgs). Historiadores do nosso tempo. São Paulo: Alameda, 2010.
28. MALERBA, Jurandir (org). História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
29. MEDEIROS, Bruno Franco et al (orgs). Teoria e Historiografia. Debates contemporaneos. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
30. NEVES, Guilherme Pereira das. História, teoria e variações. Rio de Janeiro: Contracapa/Cia das Índias, 2011.
31. NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira et al (org). Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
32. PARADA, Maurício (org). Os historiadores: clássicos da História. 3v. Petrópoilis, RJ: Vozes: PUC-Rio, 2014.
33. Purdy, Sean. A História comparada e o desafio da transnacionalidade. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 6-1: 64-84, 2012.
34. REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.
35. SILVA, Kalina Vanderlei & SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Vol. 31, No. 3, Special Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800. (Jul., 1997), pp. 735-762.