Turma: H
Sala: 1107
Data de início: 04/10/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A legislação sobre educação especial entre os anos 1930 até a atualidade. Linha do tempo das políticas públicas de educação especial. A condição docente e o público alvo da educação especial no período: mudanças e permanências. A relação entre as políticas e as práticas em educação especial.
UNIDADE 1
As três fases da educação especial em Minas Gerais
Classes especiais, escolas especiais e educação inclusiva
A linha do tempo das políticas públicas de educação especial: as opções legislativas e as consequências práticas
UNIDADE 2
A legislação federal e a influência dos organismos internacionais
O público alvo da educação especial
A relação entre as políticas e as práticas em educação especial
LIVROS:
BORGES, A.A.P; NOGUEIRA, M.L (Orgs.). O aluno com autismo na escola. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2018.
PLETSCH, M..D. Repensando a Inclusão Escolar. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2014.
GONZAGA, E. A. MEDEIROS, J.L.R. DE (Orgs) Ministério público, sociedade e a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência Brasília: ESMPU, 2018.
DOCUMENTOS:
Guia Brasileiro de Inclusão
Guia de Orientação da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais
Disponível em http://maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Guia-sobre-a-LBI.pdf
BRASIL (2016) A consolidação da inclusão escolar no Brasil: 2003-2016
Legislação Brasileira sobre a Educação Especial.
Declaração de Salamanca
Convenção sobre os Direitos das pessoas com deficiência
Documentos da ONU/UNESCO
ARTIGOS:
KASSAR, M.C.M. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, vol.17, 2011, p.41-58
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educ. rev., Curitiba , n. 41, p. 61-79.
KASSAR, M.CM. Participação dos alunos com deficiências na história da educação brasileira. In Ponto de vista, Jan - dez de 2000, p. 4-8.
REVISTAS
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
REVISTA PESTALOZZI
TESES E DISSERTAÇÕES
NERES, C.C. As instituições especializadas e o movimento de inclusão escolar: intervenções e práticas. Tese de doutorado em Educação, Faculdade de Educação, USP: 2010
ZERBATO, Ana Paula. O papel do professor de Educação Especial na Proposta do Coensino. ( dissertação ) - Tipos de atividades e estratégias realizadas em sala de aula para aulunos público alvo da Educação Especial. Página 87-96