Turma: A
Data de início: 02/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas de abordagens pós-estruturalistas
OBS: Todos os encontros serão realizados na plataforma Teams. Porém, As avaliações serão postadas no Moodle. Todos os textos da disciplina estarão disponíveis no Moodle ou por e-mail pessoal dos alunos/as.
02/12 - apresentação do curso/construção do calendário de apresentação das pesquisas dos alunos e estudo do texto: FOUCAULT, M. Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
16/12 - O mapaeamento da história por Foucault, de Thomas Flynn In: GUTTING, Gary. Foucault. Trad. André Oídes. São Paulo: Ideias & Letras, 2016.
06/01 - Escrita autêntica
20/01 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
03/02 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
24/02 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
10/03 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
24/03 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
AQUINO, J. G. Educação pelo arquivo - ensinar, pesquisar, escrever com Foucault. São Paulo: Intermeios, 2019.
DUSSEL, Inés. Foucault e a escrita da história: reflexões sobre os usos da genealogia. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: 29(1):45-68, jan./jun. 2004.
FOUCAULT, M. Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FOUCAULT, M. Nietzsche, a genealogia e a história. Microfísica do poder. Organização e Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.
FOUCAULT, M. Sobre as maneiras de escrever a história. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FOUCAULT, M. Retornar à História. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FLYNN, Thomas. O mapaeamento da história por Foucault. In: GUTTING, Gary. Foucault. Trad. André Oídes. São Paulo: Ideias & Letras, 2016.
ROUANET, Sergio P. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. (capítulos: Foucault e a Modernidade e A verdade e a ilusão do pós-moderno)
VEYNE, P. Foucault revoluciona a história. In: Como se escreve a história. Tradução de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995. p.150-181.