Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Oralidade e escrita

Turma: L

Data de início: 03/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A construção de uma perspectiva multidisciplinar para o estudo das relações entre oralidade e escrita. Possibilidades e limites das abordagens linguísticas, psicolinguísticas e sociolinguísticas para a investigação da relação oral/escrito. A dimensão histórica dos estudos sobre oralidade e escrita. Implicações pedagógicas para a (in)dependência entre oralidade e escrita.

Programa

-    Conceitos de oralidade em diferentes abordagens teóricas;
-    Conceitos de escrita em diferentes abordagens teóricas;
-    Aproximações e diferenciações entre fala e escrita do ponto de vista estrutural e processual;
-    As configurações do discurso oral e do discurso escrito;
-    Potenciais implicações pedagógicas para o estudo da relação entre oralidade e escrita.

Bibliografia

FERREIRO, Emilia (org.) Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
GOODY, Jack. The interface between the written and the oral. Cambridge: CUP, 1987.
HARRIS, Roy. Speech and writing. In: OLSON, David; TORRANCE, Nancy. The Cambridge Handbook of Literacy. Cambridge: CUP, 2009. pp.46-58
HAVELOCK, Eric. A musa aprende a escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade ao presente. Lisboa: Gradiva, 1996.
JAHANDARIE, Khosrow. Spoken and written discourse. A multi-disciplinary perspective. Stamford: Ablex, 1999.
OLSON, David; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.
SIGNORINI, Inês (org.) Investigando a relação oral/escrito. Campinas: Mercado de Letras, 2001.