Turma: I
Sala: 540
Data de início: 04/10/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Verona Campos Segantini (EBA-UFMG)
Estudos relativos aos acervos escolares, universitários e pessoais de professores. As práticas de organização e divulgação e sua relação com a história e a memória escolar. Percursos e escolhas interdisciplinares: o arquivo, a biblioteca e o museu. Memória escolar e produção de fontes históricas. Estabelecimento de linhas de acervo. A expografia e suas narrativas.
Eixos temáticos:
BRAGHINI, Katya Mitzuko Zuquim. O que os instrumentos científicos dos museus escolares nos contam sobre a educação dos sentidos na passagem so sec. XIX para o sec. XX. In: Anais do IX COLUBE. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2012.
LINHALES, Meily Assbú; NASCIMENTO, Adalson (Orgs.). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
NEDEL, Letícia. A Guardiã da Verdade In: Memória e identidade nacional. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Memória e Identidade Nacional. Rio de Janeiro: FAPERJ/Ed. FGV, 2010. p. 125-158.
Pro-Posições. Dossiê Cultura Escolar e Cultura Material Escolar: entre arquivos e museus, Revista da Faculdade de Educação da Unicamp, v.16, n. 1- jan-abr 2005,
Revista Linhas - v. 15, n. 28 (2014)- Dossiê: Arquivos e Acervos Escolares
SEGANTINI, V. C.; JULIÃO, L. A UFMG E O PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E CULTURA: da obsolescência à musealização. In: Marcus Granato; Emanuela Sousa Ribeiro; Bruno Melo de Araújo.(Org.).http://site.mast.br/hotsite_cadernos_do_patrimonio_da_ciencia_e_tecnologia/index.html. 1ed.Rio de Janeiro: MAST, 2017, v. 1.
SHIGUNOV, A.; FORTUNATO, I. y TOURIÑÁN, M. (Coords.) (2017). Educação não formal e museus: Aspectos históricos, tendências e perspectivas. São Paulo: Edições Hipótese, 112 págs. (ISBN: 978-85-923511-6-8).
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcos Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p.163-189.
TRAVANCAS; ROUCHOU; HEYMANN (Orgs.). Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2013.