Turma: E
Data de início: 02/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação Matemática.
1. Questões éticas, estéticas e políticas da metodologia de Pesquisa em Educação e em Educação Matemática;
2. Oficina de preenchimento do Currículo Lattes ;
3. Participação no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.
BARBOSA, Jonei C. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos. 38a. Reunião Nacional da ANPEd. Trabalho encomendado do GT19. São Luis, outubro, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalhoencom_38anped_2017_gt19_jonei_cerqueira_barbosa.pdf
BICUDO, Maria A. V.; PAULO, Rosa M. Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em
Educação Matemática no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 251-298, dez. 2011.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007.
GARNICA, Antonio V. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: UNESP, 2008.
KNIJNIK, Gelsa. Pesquisar em Educação Matemática na contemporaneidade: perspectivas e desafios. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 1-14. 2016.
MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre a sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 70- 93, set./dez. 2004.
SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R. Razão cartesiana, matemática e sujeito: olhares foucaultianos. Educação & Realidade, v. 35, n. 3, p. 303-318, set./dez. 2010.