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FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais

Turma: K

Data de início: 02/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 2

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão e aprimoramento dos projetos de dissertação. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos mestrandos da linha de pesquisa Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais.

Programa

Debates teóricos e metodológicos com foco nas pesquisas da Sociologia da Educação.

Análise do desenho metodológico de estudos na área de Sociologia da Educação.

Discussão dos projetos de pesquisa dos estudantes da linha de pesquisa.

Bibliografia

ALVES, M. T. G. et al. Qualidade da infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: indicadores com dados públicos e tendências de 2013, 2015 e 2017. Brasília: Unesco, 2019.

BARBOSA, M. L. O. As relações entre educação e raça no Brasil: um objeto em construção. In Soares, Sergei [et alli] (Org.), Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras. Brasília: IPEA/FORD, 2005, p. 5–20.

BATISTA, Antônio Augusto G.; CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley. Família, Escola, Território Vulnerável. São Paulo: Cenpec, 2013. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Fam%C3%ADlia-Escola-Territ%C3%B3rio-Vulner%C3%A1vel.pdf

BECKER, Howard. A epistemologia da pesquisa qualitativa. Revista de Estudos Empíricos em Direito, vol. 1, n. 2, jul 2014, p. 184-198 [tradução de capítulo do livro: Ethnography of Human Development: Context and Meaning in Social Inquiry, 1986].

CARNOY, Martin. A vantagem acadêmica de Cuba – Por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009 (capítulos 1, 4, 5 e 6).

FAZZI, E. C. O drama racial das crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LAREAU, Annette. Unequal childhoods: class, race and family life. Berkeley-Los Angeles: University California Press, 2003. Appendix A.

PEROSA, Graziela S. Escola e destinos femininos. São Paulo, 1950/1960. Belo Horizonte: Editora Argumentum, 2009.