Turma: K
Data de início: 02/12/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 1
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão e aprimoramento dos projetos de dissertação. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos mestrandos da linha de pesquisa Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais.
Discussão e aprimoramento dos projetos de tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos doutorandos da linha de pesquisa Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais.
ALVES, M. T. G. et al. Qualidade da infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: indicadores com dados públicos e tendências de 2013, 2015 e 2017. Brasília: Unesco, 2019.
BARBOSA, M. L. O. As relações entre educação e raça no Brasil: um objeto em construção. In Soares, Sergei [et alli] (Org.), Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras. Brasília: IPEA/FORD, 2005, p. 5–20.
BATISTA, Antônio Augusto G.; CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley. Família, Escola, Território Vulnerável. São Paulo: Cenpec, 2013. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Fam%C3%ADlia-Escola-Territ%C3%B3rio-Vulner%C3%A1vel.pdf
BECKER, Howard. A epistemologia da pesquisa qualitativa. Revista de Estudos Empíricos em Direito, vol. 1, n. 2, jul 2014, p. 184-198 [tradução de capítulo do livro: Ethnography of Human Development: Context and Meaning in Social Inquiry, 1986].
CARNOY, Martin. A vantagem acadêmica de Cuba – Por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009 (capítulos 1, 4, 5 e 6).
FAZZI, E. C. O drama racial das crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LAREAU, Annette. Unequal childhoods: class, race and family life. Berkeley-Los Angeles: University California Press, 2003. Appendix A.
PEROSA, Graziela S. Escola e destinos femininos. São Paulo, 1950/1960. Belo Horizonte: Editora Argumentum, 2009.