Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE877 - Tendências do Pensamento Educacional : Psicologia da Educação

Turma: D

Sala: 3106

Data de início: 06/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Origens e evolução da psicologia da educação. Contribuições das abordagens empirista, racionalista, interacionista-cognitivista e sócio-interacionista à psicologia da educação. A evolução da psicologia da educação no Brasil. Perspectivas contemporâneas em psicologia da educação.

Programa

1. História e historiografia da psicologia. 

2. Estudo dos processos de conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem no contexto da psicologia científica e da psicologia da educação;

3. Principais tendências teóricas da psicologia da educacão: a interpretação centrada no sujeito (perspectiva racionalista) versus a interpretação centrada no ambiente (perspectiva empirista), implicações para o movimento da Escola Nova e da educação progressiva;

5. A perspectiva empirista no enfoque behaviorista;

6. A perspectiva racionalista na abordagem da Gestalt;

7. Desdobramentos do debate empirismo x racionalismo na perspectiva interacionista: Claparède e Piaget em Genebra (Instituto Jean Jacques Rousseau);

8. Desdobramentos do debate empirismo x racionalismo na perspectiva sócio-interacionista: Luria, Leontiev e Vygotsky na Rússia;

9. A Psicologia Educacional no Brasil.

10. Tendências contemporâneas no estudo dos processos psicológicos e psicossociais na educação.


Bibliografia

Azzi, Roberta G.; Gianfaldoni, Mônica Helena T.A. (Orgs.). Psicologia e Educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

Campos, Regina H.F. “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em Veiga, Cynthia e Fonseca, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.

Pickren, W. & Rutherford, A. A history of psychology in context. Hoboken, NJ: Wiley, 2010.

Salvador, César Coll e outros. Psicologia da Educação. Ed. Penso, 2017. (E-book)

Santiago, Ana Lydia e Campos, Regina Helen F. (Orgs.) Educação de crianças e jovens na contemporaneidade - Pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: CDPHA/Editora PucMinas, 2011.

PERIÓDICOS EM PSICOLOGIA EDITADOS NO BRASIL (disponíveis na Internet, através do Scielo ou do Portal de Periódicos CAPES): 

Estudos de Psicologia 

Interação em Psicologia

Memorandum – Memória e História em Psicologia

Psicologia: Ciência e Profissão

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Psicologia: Reflexão e Crítica

Psicologia: Teoria e Prática

Psicologia da Educação

Psicologia e Sociedade

Psicologia em Estudo

Psicologia Escolar e Educacional