Turma: D
Sala: 3106
Data de início: 06/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Origens e evolução da psicologia da educação. Contribuições das abordagens empirista, racionalista, interacionista-cognitivista e sócio-interacionista à psicologia da educação. A evolução da psicologia da educação no Brasil. Perspectivas contemporâneas em psicologia da educação.
1. História e historiografia da psicologia.
2. Estudo dos processos de conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem no contexto da psicologia científica e da psicologia da educação;
3. Principais tendências teóricas da psicologia da educacão: a interpretação centrada no sujeito (perspectiva racionalista) versus a interpretação centrada no ambiente (perspectiva empirista), implicações para o movimento da Escola Nova e da educação progressiva;
5. A perspectiva empirista no enfoque behaviorista;
6. A perspectiva racionalista na abordagem da Gestalt;
7. Desdobramentos do debate empirismo x racionalismo na perspectiva interacionista: Claparède e Piaget em Genebra (Instituto Jean Jacques Rousseau);
8. Desdobramentos do debate empirismo x racionalismo na perspectiva sócio-interacionista: Luria, Leontiev e Vygotsky na Rússia;
9. A Psicologia Educacional no Brasil.
10. Tendências contemporâneas no estudo dos processos psicológicos e psicossociais na educação.
Azzi, Roberta G.; Gianfaldoni, Mônica Helena T.A. (Orgs.). Psicologia e Educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
Campos, Regina H.F. “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em Veiga, Cynthia e Fonseca, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.
Pickren, W. & Rutherford, A. A history of psychology in context. Hoboken, NJ: Wiley, 2010.
Salvador, César Coll e outros. Psicologia da Educação. Ed. Penso, 2017. (E-book)
Santiago, Ana Lydia e Campos, Regina Helen F. (Orgs.) Educação de crianças e jovens na contemporaneidade - Pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: CDPHA/Editora PucMinas, 2011.
PERIÓDICOS EM PSICOLOGIA EDITADOS NO BRASIL (disponíveis na Internet, através do Scielo ou do Portal de Periódicos CAPES):
Estudos de Psicologia
Interação em Psicologia
Memorandum – Memória e História em Psicologia
Psicologia: Ciência e Profissão
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Psicologia: Reflexão e Crítica
Psicologia: Teoria e Prática
Psicologia da Educação
Psicologia e Sociedade
Psicologia em Estudo
Psicologia Escolar e Educacional