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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Gênero e Cuidado

Turma: C

Data de início: 01/12/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A questão do cuidado atravessa a vida de todas as pessoas, seja como alguém que o recebe ou como alguém que o dispensa a outra(s) pessoa(s). O cuidado aparece como fundamental para a vida de uma pessoa em diversas fases, como a infância ou a velhice, mas não apenas. A pandemia de Coronavírus impactou significativamente o trabalho do cuidado nos mais diversos países. No Brasil não foi diferente. O trabalho do cuidado, historicamente vinculado às mulheres, se tornou ainda mais intenso durante o isolamento social, conforme apontam notícias e estudos que nos chegam de diversos lugares do mundo. O próprio aumento dos afazeres domésticos fez-se notório no contexto do isolamento social e, importa salientar, que ele nem sempre é dividido igualmente por todos os membros de uma família ou residência. Importa salientar que, essas questões, que se escancaram durante a pandemia, já existiam e eram discutidas antes dela. O trabalho do cuidado envolve a maternagem, a paternagem, a docência, o campo da saúde, assim como as necessidades específicas de pessoas com ou sem deficiência, sejam essas deficiências transitórias ou permanentes. Também implica crianças, jovens, adultos e idosos, pessoas saudáveis ou não. Esta disciplina versa sobre essas questões, que são fundamentais também para o campo da educação, pois têm implicações para o exercício do trabalho docente, assim como impactam a remuneração e o prestígio social da profissão. Debateremos ao longo da disciplina autoras e autores que tem discutido a questão do trabalho do cuidado a partir da perspectiva de gênero no Brasil e no mundo.

Programa

Unidades: 1- Gênero e Cuidado: conceitos; 2- Gênero, cuidado e trabalho; 3- Gênero, cuidado e saúde; 4- Gênero, cuidado e deficiências; 5- Gênero, cuidado e educação 

Dinâmica dos encontros:  Encontros quinzenais mediados por plataformas de mídias digitais síncronas (teams, moodle ou outra, se necessário). Atividades quinzenais assíncronas serão viabilizadas através do Moodle. A cada encontro síncrono, um grupo de estudantes faz a apresentação e discussão dos textos selecionados para a aula. Caso necessário poderemos fazer duas semanas seguidas de atividades síncronas ou assíncronas. Pretende-se também, se possível, convidar pesquisadoras desse campo para discutirem seus textos com os/as estudantes. 

Avaliação:  Ao fim do semestre cada estudante deverá entregar um texto de 04 até 06 páginas, excluindo-se a capa e a bibliografia, que deverá contemplar temáticas e textos abordados ao longo da disciplina. Os trabalhos serão entregues através do moodle. A participação nas aulas e apresentação e discussão dos textos serão parte da avaliação. 

Bibliografia

Bibliografia *:

Butler, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

Butler, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Debert, Guita Grin. Arenas de conflito em torno do cuidado. Tempo soc., São Paulo , v. 26, n. 1, p. 35-45, June 2014. https://www.scielo.br/pdf/ts/v26n1/03.pdf

Debert, Guita Grin, Pulhez, Mariana Marques (orgs.). Desafios do cuidado: gênero, velhice e deficiência. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH, 2019. https://www.ifch.unicamp.br/ifch/pf-ifch/public-files/noticias/57161/e-book_.pdf

Fietz, Helena Moura, Mello, Anahi Guedes de. A Multiplicidade do Cuidado na Experiência da Deficiência. Revista ANTHROPOLÓGICAS, Ano 22, Volume 29(2), 2018. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/238990

Fleischer, Soraya, Lima, Flávia (Orgs.). Micro: contribuições da antropologia. Editora Athalaia. Brasília, 2020. http://www.dan.unb.br/images/E-Books/2020_FLEISCHER_LIMA_Micro.pdf

GEORGES, Isabel P. H.; SANTOS, Yumi Garcia dos. Olhares cruzados: Relações de cuidado, classe e gênero. Tempo soc., São Paulo , v. 26, n. 1, p. 47-60, June 2014 . https://www.scielo.br/pdf/ts/v26n1/04.pdf

Guimarães, Nadya Araujo, “Casa e mercado, amor e trabalho, natureza e profissão: controvérsias sobre o processo de mercantilização do trabalho de cuidado”. Cadernos Pagu, n.46, 2016:59-77. https://www.scielo.br/pdf/cpa/n46/1809-4449-cpa-46-0059.pdf

Guimarães, Nadya Araujo; Hirata, Helena. Dossiê – Trabalho e Gênero: Controvérsias. Tempo soc. vol.26 no.1 São Paulo Jan./June 2014. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-207020140001&lng=en&nrm=iso

Hirata, Helena, Guimarães, Nadya Araújo (Orgs.). Cuidado e Cuidadoras: As várias faces do Trabalho do Care, São Paulo: Atlas, 2012.

Mello, Anahí Guedes de. Gênero, deficiência, cuidado e capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182556

Mol, Annemarie. The Logic of Care: Health and the Problem of Patient Choice. NYC: Routledge, 2008. https://b-ok.lat/book/695170/9c5235

Pena, Erica Dumont. A "caixa preta" do cuidado: relações de gênero e histórias de vida de trabalhadoras técnicas de enfermagem. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Belo Horizonte, 2012. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-96NFEV

Pena, Erica Dumont. Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Belo Horizonte, 2015. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CF73/1/erica.tese.final.pdf

Sorj, Bila. Socialização do cuidado e desigualdades sociais. Tempo soc., São Paulo , v. 26, n. 1, p. 123-128, June 2014 . https://www.scielo.br/pdf/ts/v26n1/09.pdf

Vieira, Regina Stela Correa. Cuidado como trabalho: uma interpelação do Direito do Trabalho a partir da perspectiva de gênero. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo, Doutorado em Direito, São Paulo, 2018. https://repositorio.usp.br/item/002916661

Materiais Complementares

1) Podcasts do “Cuidar, verbo coletivo” (2020) (média de 50 minutos por episódio) - Episódio 1: (des)valor do cuidado; Episódio 2: violência doméstica na pandemia; Episódio 3: Trabalho das profissionais da enfermagem; Episódio 4: emoções, saúde mental e cuidado; Episódio 5: trabalho, precarização e pandemia; Episódio 6: Trabalhadoras domésticas na pandemia; Episódio 7: Cuidadoras de idosos; Episódio 8: Cuidado infantil e políticas públicas; Episódio 9: Cuidar e mudar as coisas; Episódio 10: Hora de (re)partir. https://soundcloud.com/cuidar-verbo-coletivo

2) VÍDEO 1: CUIDADO | Curso: Feminismo e democracia, com Flávia Biroli (15min). https://www.youtube.com/watch?v=suSiwQC9DNc  

3) VÍDEO 2: Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #14 (25min). https://www.youtube.com/watch?v=xQVJPyRInp8  

* Outras sugestões de materiais ou bibliografias poderão ser adicionados ao longo do semestre.